Você tem um minuto para ouvir a palavra da webtoon?

As séries dramáticas coreanas se tornaram famosas internacionalmente nesse período pandêmico. O mundo do K-drama teve um início recorde em 2022, com indicações históricas ao Screen Actors Guild (SAG) e uma primeira vitória no Globo de Ouro (além de indicações) para Round 6  (Netflix).

A inegável importância de Round 6 para alavancar mais ainda o consumo cultural coreano

Os K-dramas estão na vanguarda do recente sucesso global da Coreia do Sul. Muitos dos programas mais populares da Netflix e outros streamers se originaram na forma de webtoons,  quadrinho digital que surgiu na Coreia do Sul no início dos anos 2000.

As webtoons coreanas foram inicialmente criados em uma tentativa de atrair usuários para sites de portal e digitalizar quadrinhos de papel – conhecidos como manhwa em coreano. Os sites de portal coreanos Daum e Naver, que já falamos por aqui.

Explosão de K-dramas da Netflix inspirados em webtoons

Em agosto de 2020, um artigo em um site do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo da Coreia do Sul disse que as webtoons coreanas estavam mostrando potencial para se tornar “o próximo grande gênero” impulsionando hallyu (ou a “onda coreana”), que se refere ao fenômeno da cultura sul-coreana conquistando o mundo.

Hoje, muitos dos recentes K-dramas de sucesso na Netflix foram adaptações de webtoons coreanos, incluindo Sweet Home, um drama de terror de fantasia que teve sucesso antes de Round 6 entrar em cena.

Capa da webtoon Sweet Home, que também virou k-drama da Netflix.

A série estreou em no. 1 na Netflix em 2020 e dominou o principal lugar da série dramática do streaming em vários países, tornando-se a primeira série coreana a entrar no top 10 da Netflix nos EUA.

A série estava programada para uma segunda temporada, mas em outubro de 2021, a Netflix Coreia disse ao Top Star News que “nada foi decidido ainda”.

Sweet Home é baseada na webtoon de mesmo nome que se originou no app WEBTOON, a maior plataforma de quadrinhos digitais do mundo, com mais de 72 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo.

A WEBTOON foi lançada na Coreia do Sul em 2004, e transformou a indústria das webcomics, sendo pioneiro no “formato de rolagem vertical” para quadrinhos móveis e tem sido líder global no formato desde então.

Hellbound estreou em no. 1 em de 84 países em novembro de 2021

Em 2014, a plataforma foi lançada nos EUA e atualmente existem mais de 60 países com usuários do WEBTOON, disse a plataforma.

O sucesso fenomenal de Round 6 abriu o caminho para Hellbound, que estreou em no. 1 em de 84 países em novembro de 2021, cerca de um mês após o drama .

O emocionante thriller foi baseado na webtoon homônima do diretor/escritor de Hellbound, Yeon Sang-ho, o aclamado cineasta coreano responsável por Train to Busan.

Hellbound foi a série não inglesa mais transmitida no primeiro fim de semana em que foi lançada, com mais de 43 milhões de horas de exibição.

D.P. protagonizado por Jung Hae In foi escolhido como um dos melhores programas internacionais de 2021 pelo New York Times.

Entre os outros K-dramas baseados em webtoon da Netflix está DP, a série convincente que explora o lado sombrio das forças armadas coreanas,  baseada na webtoon coreana DP Dog’s Day de Kim Bo-tong e é protagonizada por Jung Hae In, de Something in the Rain.

Lançado no final de agosto de 2021, DP pode ter passado despercebido por alguns espectadores, mas foi discretamente escolhido para uma segunda temporada em meados de dezembro do ano passado, o mesmo mês em que foi selecionado entre os melhores programas internacionais de 2021 do The New York Times.

DP foi um dos primeiros K-dramas no ano passado a ser oficialmente iluminado para uma temporada subsequente, enquanto uma segunda série – e potencialmente uma terceira – está nos planos para Round 6, de acordo com seu diretor Hwang Dong-hyuk.

A webtoon Nevertheless deu origem ao drama homônimo disponível na Netflix

No final de janeiro de 2022, uma nova série coreana na Netflix está em andamento com All of Us Are Dead, outra adaptação da WEBTOON. Um K-drama sobre um apocalipse zumbi que se desenrola em uma escola é baseado na popular webtoon coreana de Joo Dong-geun.

Outros sucessos de K-drama da Netflix baseados em webtoons para explorar incluem Itaewon Class, Nevertheless e, lançado recentemente, Our Beloved Summer, com Choi Woo-sik, também protagonista de Parasita (o professor de inglês).

Snowdrop (2021), Jisoo e Jung Hae-in

A explosão dos K-dramas da Netflix se espalhou para outros serviços de streaming, como Disney+, que lançou sua primeira série coreana no mês passado com Snowdrop, estrelado por Jisoo do girlgroup de k-pop Blackpink e, novamente, o talentoso Jung Hae In.

Ascensão das Webtoons coreanas em outros streamers

Não é apenas a Netflix que está  surfando na onda de dramas coreanos baseados em webtoons.

A AppleTV+ lançou sua primeira série K-drama em dezembro de 2021 com o Dr. Brain baseado na webtoon, estrelado pelo ator de Parasita, Lee Sun-kyun.

Lee Sun-kyun, protagonista de Parasita (2019) e do clássico k-drama Coffee Prince (2007) estrela Dr. Brain, da AppleTV+

Cinco das 10 principais séries recentes da Viki Rakuten, que possui a maior coleção de séries de televisão inspiradas em webtoon nos EUA, foram todos K-dramas inspirados em quadrinhos digitais coreanos, de acordo com a plataforma.

Com mais de 40 K-dramas e filmes inspirados em webtoons em seu serviço, a Viki Rakuten é a maior plataforma de streaming de conteúdo asiático nos EUA e tem sido uma participante importante na tendência de webtoons para streaming.

Entre os K-dramas em seu recente ranking dos 10 mais assistidos está True Beauty, lançado em dezembro de 2020. O programa acumulou 4,3 bilhões de impressões no TikTok em apenas um mês, e também catapultou a série para o programa mais assistido no serviço em apenas um mês, disse o porta-voz da Viki.

Os quatro outros K-dramas classificados entre os 10 melhores do streaming são My Roommate is a Gumiho e So I Married The Anti-Fan (ambos de 2021), What’s Wrong with Secretary Kim? (2018, estrelado por Park Seo-joon, conhecido de Parasita + vários outros filmes coreanos e K-dramas, que estará na sequência de Capitã Marvel, The Marvels) e Cheese in the Trap (2016).

Por que as Webtoons coreanas são tão populares?

Entre as principais razões pelas quais as webtoons decolaram na Coreia do Sul está sua acessibilidade. Com a plataforma destinada a ser usada a partir de um dispositivo móvel, qualquer pessoa com um smartphone e uma conexão com a internet pode percorrer uma série em movimento e se viciar facilmente.

As Webtoons são ainda mais fáceis de acessar com Coreia do Sul tendo a conexão de internet mais rápida do mundo, oferecendo as redes 5G mais rápidas, informou o Pulse.

A Coréia do Sul, relata uma velocidade média de conexão à internet de 121 megabits por segundo, foi classificada como a número 1 no relatório Speedtest Global Index publicado pelo analista global de internet Ookla, que analisou as velocidades de download da internet móvel em 140 países.

A velocidade da internet móvel do país é 3,4 vezes mais rápida que a média mundial de 35,96 Mbps, informou a Pulse.

O protagonista de Parasita, Choi Woo-sik, vive Choi Ung em Our Beloved Summer

Ken Kim, CEO da WEBTOON US, disse: “WEBTOON e quadrinhos digitais explodiram em popularidade em todo o mundo porque nossa comunidade global de criadores adotou tecnologias inovadoras de narrativa para contar histórias incríveis de uma nova maneira”, e o recente sucesso de K-dramas baseados em webtoons mostraram que “o público quer ver novos tipos de histórias nas telas”.

Isso resultou em “uma nova geração de criadores de quadrinhos superstars construindo fandoms online e uma nova geração de fãs de quadrinhos digitais que abraçaram uma gama diversificada de narrativas de quadrinhos”, acrescentou.

Há uma longa história de programas de televisão na Coreia do Sul sendo adaptados de webtoons. Esses quadrinhos digitais de sucesso vêm embutidos com uma ampla base de fãs de milhões de leitores dedicados.

Assim, plataformas como  WEBTOON se tornaram um destino natural para estúdios de televisão e streamers como a Netflix ao procurar “seu próximo sucesso”, com as próprias histórias sendo “inventivas, envolventes e emocionalmente atraentes em todos os meios”, disse Kim.

O porta-voz da Viki disse à Newsweek: “Embora alguns [webtoons] se envolvam nos reinos do mágico e do sobre-humano, muitas histórias na plataforma têm narrativas complexas que exploram relacionamentos com amigos, familiares e outras pessoas importantes”.

“As Webtoons também atraem um público jovem de leitores que têm o dedo no pulso da cultura pop e das mídias sociais. Vendo o impacto e o alcance dessas histórias, especialmente com a Geração Z, os estúdios na Coreia, rapidamente começarem a fazer acordos para adaptar esses quadrinhos sucessos de bilheteria para sucessos de televisão globais”, explicou o porta-voz.

Traduzido e adaptado do Newsweek.

Leia mais sobre webtoons aqui no Garotas Geeks!

Leia nossas últimas notícias sobre sobre k-dramas.

Compartilhe: