Homenagem às melhores heroínas de jogos que já foram lançados (ou estão para sair).

Fiz uma seleção especial das 15 protagonistas mais legais e corajosas dos games. Seja adulta, adolescente ou criança, sozinha ou dividindo a parceria com outras pessoas/animais, elas já proporcionaram, ou ainda proporcionam, muitas horas de diversão. Cada uma possui tipos de personalidade e estilos de luta diferentes, mas representam com maestria a pequena parcela de protagonistas femininas presentes em games.

Lara Croft (Tomb Raider)

2013_lara_croft_tomb_raider-

Comecemos com Lara Croft, que  já é uma velha conhecida do mundo dos games e é considerada uma das melhores e mais marcantes protagonistas femininas (ganhou até dois filmes estrelados pela Angelina Jolie). Desde sua estreia em 1996 até o seu reboot, a desbravadora de tumbas mudou bastante seu visual e virou uma personagem mais realista. Preparem-se porque vai ter jogo novo dela chegando esse ano!

Samus Aran (Metroid)

Samus

Samus surpreendeu a todos no final de Metroid ao tirar a armadura e revelar que era mulher, tornando-se uma das primeiras protagonistas de games. De 1986 até hoje, Samus já ganhou diversos jogos e continua fazendo sucesso entre os fãs.

Clementine (The Walking Dead: Season 2)

Clementine The Walking Dead

Não canso de dizer que Clementine é umas das personagens mais fofas criadas para um jogo. Ela aprendeu a se defender dos zumbis com a ajuda de Lee em The Walking Dead. O jogo e a personagem fizeram tanto sucesso que Clementine virou protagonista em The Walking Dead: Season 2.

Lightning (Final Fantasy XIII)

lightning-final-fantasy-xiii

Lightning é a protagonista de Final Fantasy XIII e Lightning Returns e participa também do Final Fantasy XIII-2. Apesar de sua personalidade fria, ela se preocupa muito com a sua irmã Serah e faz de tudo para salvá-la.

Amanda Ripley (Alien: Isolation)

Amanda Ripley

Amanda Ripley é a filha de Ellen Ripley (personagem de Sigourney Weaver dos filmes Alien), protagoniza o survival horror Alien: Isolation, tentando sobreviver e salvar a sua tripulação das ameaças (incluindo o temível alien) dentro de uma estação espacial, Sevastopool.

Aurora (Child of Light)

Child-of-Light

Aurora é a filha de um duque austríaco que um certo dia vai dormir e não acorda mais, e por causa disso é dada como morta. Seu pai fica de luto e adoece, deixando de lado os seus súditos e os problemas do reino. Aurora acaba indo para a terra de Lemuria e se encontrando com o vaga-lume (elemental) Igniculus, que a ajuda a recuperar o sol, a lua e as estrelas roubados pela Rainha Má para conseguir voltar para casa.

Red (Transistor)

Transistor

A famosa cantora Red perde a sua voz quando é atacada por uma organização criminosa e parte em busca de vingança. Ela conta com o auxílio de Transistor, uma espada com voz de homem, que luta ao seu lado e a guia durante a jornada.

Max Caudifield (Life is Strange)

life_is_strange_max

Max é uma tímida adolescente e estudante de fotografia que descobre ter o poder sobrenatural de voltar no tempo ao salvar uma garota de levar um tiro no banheiro da faculdade. Mais tarde, Max descobre que essa garota é sua amiga de infância Chloe. A história se desenrola a partir desse poder e da visão que Max tem do futuro. Life is Strange está sendo lançado em capítulos.

Curiosidade: Várias distribuidoras queriam mudar o sexo das protagonistas com o pretexto que o jogo não faria sucesso por ser protagonizados por mulheres, mas o estúdio francês Dontnod Entertaiment bateu de porta em porta até a Square Enix topar lançar o jogo com as protagonistas originais.

Nuna (Never Alone)

Never-Alone

Nuna é uma garota Iñupiat, povo nativo do Alasca, que parte da sua vila para descobrir o motivo da eterna nevasca que ameaça a sobrevivência das pessoas do seu vilarejo. A garota conta com a ajuda da raposa do ártico, Fox, para escapar de ursos e nevascas.

Curiosidade: O jogo é baseado em uma antiga lenda Iñupiat e é protagonizada originalmente por um garoto.

Jill Valentine (Resident Evil)

Jill Valentine

Jill é uma das personagens mais queridas e icônicas da série Resident Evil que já matou muito zumbi e lutou várias vezes contra a Corporação Umbrella.

Aveline de Grandpré (Assassin’s Creed Liberation)

Aveline-de-Grandpre-

Aveline é a primeira assassina mulher (e uma das poucas protagonistas negras em games) a estrear na franquia Assassin’s Creed. Ela pode trocar de roupa e cada uma delas proporciona uma habilidade diferente. Aveline sabe fazer parkour e matar silenciosamente tão bem quanto qualquer outro assassino da série.

Nariko (Heavenly Sword)

Nariko_Heavenly Sword

Nariko pode ser considerada a versão feminina de Kratos, de God of War. Ela possui uma espada mágica e perigosa chamada Heavenly Sword, que drena a vida do seu usuário.  Com ela, Nariko pode utilizar vários combos para derrotar seus adversários.

Bayonetta (Bayonetta)

bayonetta

A bruxa Bayonetta tem um modo, digamos, bastante singular de lutar contra demônios. Seu estilo de luta e acrobacia fizeram tanto sucesso que ela ganhou a continuação Bayonetta 2, lançada ano passado.

Faith Connors (Mirror’s Edge)

mirrors-edge

Faith é lutadora e praticante de parkour. Ela usa suas habilidades para lutar contra o  regime totalitário do governo. Mirror’s Edge 2 ainda não possui data de lançamento.

Ellie (The Last of Us: Left Behind)

The-Last-of-Us

A adolescente Ellie ganhou bastante destaque lutando pela sobrevivência num mundo pós-apocalíptico no survival horror The Last of Us ao lado de Joel, mas foi ao saber mais sobre a personagem na DLC The Last of Us: Left Behind que ela ganhou ainda mais destaque. Não vou contar spoilers!

 

Menções Honrosas

Fang e Vanille (Final Fantasy XIII)

Tifa, Yuffie, Aerith (Final Fantasy VII)

Yuna, Rikku e Lulu (Final Fantasy X)

Nilin (Remember Me)

Elizabeth (Bioshock Infinite)

Dorothy “Didi” Malenkaya e Dawn (Contrast)

Jodie Holmes (Beyond Two Souls)

Jade (Beyond Good and Evil)

Lenneth, Silmeria/Alicia e Hrist (dos jogos de Valkyrie Profile)

Anna (Valiant Hearts)

Compartilhe: