20 animes que te farão chorar litros

capa 2 - animus tristes

Malditos ninjas cortadores de cebola!

Quem não gosta de uma sessão de draminha de vez em quando? Chorar faz bem para a saúde e o que não falta é pesquisa do tipo provando os benefícios inclusive para, pasmem, o humor das pessoas e para redução da possibilidade de ataque cardíaco. Sim senhores. Então nós, amantes de uns animes de drama, ganhamos algumas ótimas opções para melhorar a saúde nesse sentido, porque o que não falta nesse mercado de anime é história pra chorar.

Antes que queiram me dependurar virada do avesso, não gente, a lista não vai ficar completa. Listas assim nunca ficam completas. Infelizmente pra tudo tem limite e o limite da minha lista é vinte, ok? Se tiver algum anime que você curta e que não tiver sido citado no post, sinta-se à vontade para falar sobre ele nos comentários. C; Detalhe: A lista não está necessariamente em ordem do mais triste pro menos triste também, ooooukey?

E olha gente, quando eu falo de anime triste, eu estou falando MESMO de anime pra chorar, viu? Não de anime pra entrar em depressão profunda… Se você for mais masoquista e curtir esse tipo de animação, pode olhar esse post aqui que a história é outra.

Sem mais enrolação, vamos aos animes!!

1. Clannad e Clannad After Story

clannad - after story

O mais triste da história? Não sei. Mas com certeza um dos mais memoráveis e um dos mais lembrados nas listas de “chorei até secar”. Clannad e sua sequência altamente elogiada Clannad After Story são um dos meus animes preferidos graças ao enredo que envolve os gêneros drama, vida colegial, comédia, vida cotidiana, romance e sobrenatural. Clannad infelizmente não foi muito bem recebido, a história parecia muito clichê. No entanto, no final da temporada, o anime toma rumos totalmente diferentes do princípio e essa emoção segue forte durante toda a segunda temporada, que derreteu muitos corações ao redor do mundo todo. De qualquer forma, acho Clannad um anime bem bacana e divertido, mesmo no começo.

A história conta sobre um jovem deprimido chamado Tomoya, que começa a estudar em um novo colégio – e de repente se encontra num espécie de harém, com um amigo retardado dizendo besteiras a todo minuto pra acabar de premiar a coisa toda. Mas os personagens vão sendo trabalhados aos poucos durante a trama e cada um se mostra muito mais denso do que à primeira vista e a história vai ficando cada vez mais interessante. Os problemas pessoais de cada um vão surgindo enquanto a amizade cresce e cada um vai se ajudando e tentando consertar feridas antigas ou recentes. A história trabalha bastante esses laços até que os tempos escolares acabem e cada um seja separado em diferentes direções pela vida. Se eu tivesse que explicar os dois animes em uma frase, seria: Clannad e principalmente Clannad After Story exploram os altos e baixos da vida. A relação em particular dos dois protagonistas fazem você soluçar e daí você tem grandes chances de terminar o After Story com até o último pedacinho do seu coração se quebrando, tipo isso:

Não colocarei demais gifs ou explicações porque não desejo deixar nenhum spoiler aqui. Nada melhor do que ter seu coração quebrado quando você menos espera, não é mesmo? C”:

2. Angel Beats!

angel beats

Outro clássico da choradeira, Angel Beats conta a história de um grupo de adolescentes estudantes do ensino médio, mas com um cenário único: a escola na verdade serve como um lugar de passagem para almas de pessoas que já faleceram mas que não podem seguir em frente devido à laços fortes com entes queridos ou coisas inacabadas em seu período de vida. Em outras palavras, as almas não podem descansar em paz e têm de aprender a deixar as coisas ou pessoas queridas para trás a fim de que possam deixar o mundo humano. Já soa bem triste, né?

Como se isso não fosse o bastante, a dor constante que os personagens passam nos episódios faz com que Angel Beats seja uma série quase insuportável de assistir. Alguns mistérios da vida e mesmo da vida após a morte de alguns dos personagens vão sendo desvelados e a amizade entre eles vai se estreitando – e acredite, isso também é uma coisa que vai te fazer sofrer e definitivamente trazer à força aquelas lágrimas que você se esforça pra não deixar cair. Como a série é curta, muitos fãs reclamaram de pouco desenvolvimento ou enredo corrido, mas a grande maioria acha que o anime é satisfatório pras horas em que você precisa de um draminha básico.

3. Shigatsu wa Kimi no Uso

shigatsu wa kimi no uso

Nós já comentamos sobre Shigatsu NESTE POST AQUI em detalhes, mas ele é o tipo de anime que de jeito nenhum merecia ficar de fora da lista. E faço questão de repetir aqui o que falei no post acima: Preparem suas lágrimas. E não digam que eu não avisei!!!

O enredo explora temas como a vida, a importância do amor e amizade, o prazer de ouvir e tocar música. O protagonista se chama Arima Kousei e é um jovem prodígio ao piano, mas a morte de sua mãe provoca um intenso trauma psicológico que o impede de tocar o instrumento ou de ouvir qualquer som de suas teclas quando tentava tocá-lo. Porém, um encontro com uma violinista talentosa, chamada Miyazono Kaori, começa a colocá-lo lentamente de volta no caminho para a música.

Esse anime trata de doenças de partir o coração, algumas físicas e outras psicológicas, além de tratar as relações de caráter de forma muto bonita e ter no gênero musical um ponto especial para trazer o drama que a história precisa. Muitos acreditam que Shigatsu veio para, de certa forma, salvar a indústria de animes e mandar um recado como: “ei, animes lindos ainda existem, eu estou bem aqui!”. Assistam com lencinhos por perto, ok?

4. Mahou Shoujo Madoka★Magica

Mahou-Shoujo-Madoka-Magica

Ahhh, Madoka </3 Se vocês não chorarem nessa história, fiquem sabendo que VOCÊS NÃO TÊM SANGUE NAS VEIAS, OK?!!

Esse anime é uma coisa difícil de se explicar, sinceramente… (Principalmente quando se quer falar sem dar spoiler). É um anime de garotas mágicas (mahou shoujo tipo Sakura Cardcaptor) mas ao mesmo tempo não é beeem isso. A arte é extremamente fofinha como a da Sakura, mas a história é tipo… SOMBRIA E TENEBROSA COMO O INFERNO, pra resumir. Mas ao mesmo tempo tem um enredo e personagens espetaculares e é um dos animes do gênero mais famosos na internet, com fãs muitíssimo devotos. A história conta sobre Madoka Kaname e Sayaka Miki, que são meninas regulares do ensino fundamental com vidas normais. Tudo muda quando as duas se deparam com Kyuubey, um gato com poderes mágicos, e Homura Akemi, uma nova aluna transferida. A trama toda rola entre duas coisas: Kyuubey oferecendo realizar desejos em troca delas se tornarem garotas mágicas e Akemi mandando não aceitar a proposta de Kyuubey. Enfim, é um anime que fala sobre amizade, desespero e esperança, sobre o preço que pagamos para que nossos sonhos se tornem realidade. Não espere uma história bonitinha e feliz como a da Sakura, ok? Só refrisando.

Se eu pudesse resumir o anime rapidamente seria nessa imagem:

madoka

Sim, é por aí. Existem muitos memes muito bons em relação a isso na internet, mas alguns são spoilers e eu juro que estou me contendo aqui.

5. Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai (ou só AnoHana mesmo)

Ano Hana 1

AnoHana (A flor que vimos naquele dia) apresenta um grupo de personagens, amigos inseparáveis de infância, que cresceram com problemas e arrependimentos em comum graças aos erros passados que criaram um fardo insuportável para o grupo todo carregar. Um trágico acidente os separa e eles passam seus dias tentando se livrar da culpa individual que cada um toma como responsabilidade no acidente. O anime trabalha com intensas emoções dos personagens e pega o seu coraçãozinho e torce ele (bem torcido) do começo até o fim do enredo! Depois de assistir este anime, só ouvir a ending te levará às lágrimas!

A Crunchyroll tem a versão em live-action, que também me fez chorar até falar chega. O mangá inclusive está vindo para o Brasil e logo logo devemos falar mais sobre ele aqui no site.

6. Tokyo Magnitude 8.0

tokyo magnitude 8

Quem, assim como eu, quase morreu assistindo Clannad After Story, se prepare porque isso aqui é pior. Bem pior. Só avisando.

Tokyo Magnitude 8.0 gira em torno de um tema raro em animes – a dor e a destruição de um desastre natural. A história explora as consequências de um terremoto fortíssimo (de acordo com a Escala de Richter, que vai de < 2.0 até >10.0, terremotos de nível 8.0 são classificados como importantes e podem causar danos sérios num raio de várias centenas de quilômetros em torno do epicentro) e como isso afetou a vida de pessoas inocentes. Este é um retrato deprimente de tragédias da vida real e uma história comovente sobre a dor e o sofrimento causado por uma força totalmente incontrolável.

Como o assunto é traumático no Japão graças à recorrência desses desastres por lá, acho até interessante encontrar uma obra que fale especificamente sobre isso, já que é fato diversos animes ou episódios de animes terem sido banidos por representarem terremotos (em Pokémon, por exemplo, o ataque “Earthquake” foi banido nas primeiras temporadas e nunca mais foi utilizado por nenhum pokémon). Aproveitem e deem uns beijinhos de agradecimento nesse chão brasileiro de boassa que vocês moram.

7. Byousoku 5 Centimeter (5 Centímetros Por Segundo)

5 cent per sec

Byousoku, que é uma produção esplendidamente maravilhosa do famoso diretor Makoto Shinkai,  fala sobre dois amigos próximos que se gostavam muito durante a época de escola mas que são separados pela vida. Fica cada vez mais difícil se manter em contato graças à distância, apesar de seus esforços, e eventualmente eles quase param de se falar completamente. Com o tempo, suas memórias queridas voltam e ambos passam a desejar por uma chance de se encontrarem mais uma vez.

O enredo talvez seja tão triste por ser tão comum, mas com certeza o cenário e a beleza dos traços ajudam a criar emoção. Os espectadores se identificam porque sempre acontece de alguém perder contato com um amigo próximo. E você fica lá, torcendo sofrido para que eles se reencontrem logo, que a história dos dois dê certo de uma vez. A história é universal e sentimental. Deixe as lágrimas rolarem!

8. Steins;Gate

steins gate

Steins;Gate é um anime de gênero de suspense e sci-fi, bastante popular, geralmente classificado pelos fãs como uma verdadeira obra-prima. As relações intensas entre os personagens e como eles desesperadamente ultrapassam obstáculos esmagadores pode ser demais para suportar!

Com enredo de certa forma semelhante ao enredo de Mirai Nikki, não é realmente classificado como um anime “triste”, mas os seus personagens e suas situações têm o poder de nos levar às lágrimas. A história fala sobre um auto-proclamado cientista louco, chamado Rintarou Okabe, que trabalha com colegas num pequeno laboratório fazendo gadgets e outras engenhocas científicas. Nada parece demais no enredo até que uma de suas invenções começar a resultar em misteriosos e estranhos acontecimentos e fazer Rintarou perceber que com sua invenção ele podia mandar mensagens para o passado e alterar o fluxo do tempo. Steins;Gate é sempre citado nessas listas e tem um retorno de muitas críticas positivas, então… Voilà! Chore à vontade.

9. Omoide no Marnie (Memórias de Marnie)

marnie

Na lista em qual esse post foi inspirado, aqui se encontrava o filme Túmulo de Vagalumes. Troquei por outro filme (também uma obra do Studio Ghibli) que fosse realmente triste e não depressivo de morrer, como disse no começo do texto deste post. Se quiserem ler e saber em detalhes sobre Túmulo de Vagalumes, o link é ESSE.. Nós também já temos um post bem detalhado sobre Marnie AQUI, que inclusive recomendo especialmente para fãs das obras do Studio Ghibli, para quem estiver interessado em saber mais sobre o filme, que é lindo demais.

ç__ç

A história conta sobre como Anna Sasaki, uma garota que sofre por ser asmática, introvertida e depressiva, encontra uma casa abandonada numa cidade do interior e acaba se envolvendo com uma misteriosa garota chamada Marnie. Com um comportamento jovial e alegre, Marnie lentamente começa a fazer com que Anna deixasse de se sentir tão pra sozinha e infeliz. No entanto, Anna logo começa a descobrir a verdade por trás das paredes da casa abandonada. Omoide no Marnie conta uma história definitivamente comovente sobre a viagem de uma jovem através de auto-descoberta, amor próprio e amizade, num verão que ela vai se lembrar para o resto de sua vida. Assim como todas as obras do Studio Ghibli, esta é um animação de altíssima qualidade que com certeza vai te emocionar.

10. Pokemon: Mewtwo no Gyakushuu (O primeiro filme)

pokemaun

Este filme é provavelmente nostálgico para muitos espectadores. Apresentando no primeiro filme pela primeira vez a aparência de Mewtwo, o filme conta a história de como ele convida um grupo de treinadores Pokémon, incluindo Ash, para uma ilha desabitada – supostamente para batalhar com ele. O que se segue são algumas das cenas mais tocantes entre pokémon e treinador que você vai ver em qualquer lugar na série. Eu estou aqui chorando um tequinho só de pensar nisso! >’:

Não sei se posso classificar o filme como triste em si, mas ele sempre está nestas listas geeks de animes tristes por conter essas cenas que, realmente, raramente acontecem no anime de forma tão intensa. Se você é fã de Pokémon e sabe do que eu estou falando, dá cá um abraço.

 CONTINUA NA PRÓXIMA PÁGINA!

Quem escreve? Liao

Débora é musicista, pesquisadora e otaku (não fedida, prometo). 1/3 gamer, 100% sonserina. A alcunha de Liao veio de um site aleatório de geração de nomes japoneses (Liao é chinês, mas tudo bem).