11. Chrno Crusade

Chrno Crusade

Este anime sobre as aventuras de uma freira exorcista e seu (benevolente) demônio-sócio parece inofensivo no início, mas é sobre muito mais do que um simples combate sobrenatural! Tudo, desde os objetivos e motivações dos personagens quanto as relações que eles têm, vão trazer lágrimas aos seus olhos.

A história fala sobre como Rosette Christopher e seu irmão Joshua, duas pequenas crianças órfãs, se deparam com uma caverna misteriosa. Dentro dela vivia um demônio chamado Chrno, que apesar de tudo gerou simpatia e os dois irmãos facilmente se apegaram a ele. Um dia, Joshua enlouquece graças aos poderes que possuía e coloca todas as outras crianças do orfanato em um estágio temporal onde eles ficam congelados por quatro anos. Joshua ainda é levado embora por outro demônio… Rosette, devastada pela perda de seu irmão, faz um contrato com Chrno e parte numa aventura para tentar encontrar seu irmão mais uma vez, custe o que custar.

12. Ima, Soko ni Iru Boku

Ima_Soko_ni_Iru_Boku

Este anime é um pouco mais velho (1999), mas isso não significa que ele não vai fazer você chorar! Ima, Soko ni Iru Boku é sobre um jovem rapaz que é transportado para um período diferente no tempo ou para um mundo diferente. O novo mundo de Shu, o protagonista, é uma distopia onde a água é escassa e as mulheres são capturadas para fins de reprodução (soa familiar, fãs de Mad Max?) No entanto, as semelhanças não terminam aí. Ima, Soko ni Iru Boku também aborda os mesmos temas da moral, da guerra e da escravidão. Ele vai fazer você pensar e te fazer soluçar ao mesmo tempo!

13. Isshuukan Friends

me_and_you_008

Cortando o barato de muita gente logo de cara, esse anime é tipo a versão animada daquele filme do Adam Sandler (Como se fosse a primeira vez). Eu sei que isso pode soar ruim para muita gente que não é fã do ator, mas aguenta aí que é parecido mas é bacana.

A história conta sobre como Yuuki Hase finalmente encontra a coragem para falar com sua paixão na escola e perguntar se ela gostaria de se tornar sua amiga. A garota, chamada Kaori Fujimiya, é uma menina quieta e reservada que se separa de todos e parece rejeitar se relacionar com todos os alunos da classe. Algum tempo depois, Yuuki a encontra almoçando no terraço da escola e então decide se encontrar com Kaori todos os dias ali, na esperança de começar a entendê-la melhor. Quanto mais tempo passam juntos, mais ela começa a se abrir para ele. No entanto, quase no fim da semana, ela começa a afastá-lo mais uma vez. Yuuki acaba descobrindo o motivo que fazia Kaori parecer tão indiferente e fria: todo final da semana suas memórias de pessoas próximas a ela, excluindo sua família, eram esquecidas, voltando ao zero a cada segunda-feira. E a pergunta que fica é: será que Yuuki conseguirá resolver a situação? Será que eles poderão ficar juntos? O drama fica por escolha sua.

14. Full Moon wo Sagashite

Full.Moon

O maior desejo da pequena garotinha protagonista desse anime, chamada Mitsuki, é poder se tornar uma cantora famosa para, com a fama, conseguir reencontrar o único e verdadeiro amor de sua vida. Mas Mitsuki tem uma doença incurável e só tem mais um ano de vida…

No entanto, por algum mistério do destino, dois mensageiros da morte (shinigamis) chamados Meroko e Takuto, tocados com a situação da menina, resolvem ajudá-la a realizar seu último desejo. Embora este seja um anime shoujo quase infantilizado, seus temas tratando o primeiro amor, sonhos e mortalidade em uma idade tão jovem com certeza tocam o coração de todo mundo que se presta a assistir.

15. Haibane Renmei

haibane_renmei

As meninas em Haibane Renmei se assemelham a anjos, mas não fica muito claro o que elas realmente são. Tudo o que sabemos é que um dia casulos aparecem na Velha Casa e mais cedo ou mais tarde uma criança ou jovem adulto aparece deles. Rakka é a mais nova adição à família das asas cinzentas e através de seus olhos você verá o que é ser um dos asas cinzentas nos arredores de uma aldeia humana. Como outros animes nesta lista, Haibane Renmei fala sobre mortalidade, culpa e a necessidade de seguir em frente apesar de traumas passados.

Esse anime também é outro com grande retorno positivo dos fãs e das críticas, apesar de ter um desenvolvimento lento. O suspense envolto na possibilidade da protagonista ou algum de seus colegas se perderem no caminho e virarem almas perdidas ou da possibilidade da protagonista se lembrar de coisas do seu passado deixam o espectador bem preso na trama e bastante propenso a desidratação, se é que vocês me entendem. O clímax da história é de tirar o fôlego e de arrancar lágrimas, mesmo que você não queira.

16. Fullmetal Alchemist: Brotherhood

fullmetal

Eu não sei se sou mais fã de Fullmetal por ele ser uma obra genial ou por ele ser uma obra genial de uma mulher genial <3 O fato é que é uma das mais bem feitas obras no mundo do anime e mangá. E embora ele seja primordialmente de ação, sem dúvidas é um dos animes mais tristes que existem no mercado. A história começa com uma tragédia desoladora e é seguida por outras não menos angustiantes.

RIGHT IN YA FEELINGS

Ela conta sobre como os irmãos Edward e Alphonse Elric vivem com um único objetivo na vida: consertar um grave erro que cometeram no passado e recuperar os danos físicos que sofreram durante uma tentativa de trazer a mãe do mundo dos mortos. Enquanto alquimistas, eles se esqueceram de uma regra vital para trazer alguém de volta à vida: você deve sacrificar algo de igual valor a fim de obter o que deseja. O anime trata de temas como o amor familiar, sobre amizade, sobre o bem da humanidade e até mesmo sobre romances verdadeiros. É uma série super divertida, super inteligente e muitas vezes super triste mesmo. Com certeza vale a pena assistir, mesmo que o drama não seja a parte principal aqui.

17. Ookami Kodomo no Ame to Yuki

okami-kodomo-no-ame-to-yuki

Ookami, que já tem uma review super bacana AQUI no site, de jeito nenhum merecia ficar fora da lista. Eu terminei o filme chorando alto, admito, foi realmente emocionante e fofinho ao mesmo tempo.

Feito pelo mesmo genial diretor de The Girl Who Leapt Through Time, o anime de Ookami começa adorável mas realmente perfura seu estômago com dentes afiadíssimos. A história fala de uma garota humana, chamada Hana, que se apaixona por um lobisomem (!!? – é isso mesmo, calma) e tem dois filhos com ele (cada doido com suas loucura, né). Infelizmente, ela acaba tendo que criar os filhos sozinha. As mães solo vão entender bem a situação que Hana passar a partir de então, mas talvez não tanto (derp) já que os filhos dela são metade lobisomens.

Além de mostrar o quão profundo o amor de uma mãe pode ir, este maldito derramador de lágrimas é uma comovente forma de mostrar o passar dos anos e as lutas do dia a dia de uma família nada convencional, mostrando o crescimento das duas crianças meio-lobo e o quanto elas mudam à medida que amadurecem. A trilha sonora é linda, a arte é linda, a parte dramática é linda. É TUDO lindo nessa senhora animação. Requisito indispensável pra quem gosta de chorar com anime triste de qualidade.

18. Plastic Memories

plastic memories

Sim, este anime é cheio de garotas bonitinhas, mas é surpreendentemente triste. Quero dizer, principalmente levando em consideração que essas meninas bonitas são robôs conhecidos como Giftia e elas todas têm expectativa de vida de poucos anos, sendo que quando esse prazo expira as robôs se tornam potencialmente violentas. Mortalidade e o que significa ser humano são os principais temas deste anime. O personagem principal, Tsukasa Mizugaki, é um humano que trabalha no que é basicamente uma forma de conseguir esses robôs “aposentados”. Afinal de contas, o gênio aqui não acha mesmo que ele vai ficar muito ligado emocionalmente à nenhum desses robôs, porque afinal de contas eles são só robôs sem sentimentos e sem consciência, certo? Ok, senta lá, Cláudia.

E enfim, estamos nós cá, presos de novo no dilema da bioética, assim como em todas as histórias semelhantes ou derivadas de Chobits, da CLAMP. O que fazer se você se apaixonar por algum ser eletrônico que não vai durar nem dez anos? Ué, sentar e chorar, não é mesmo, coleguinhas? Sentar e chorar… Muito.

19. Nana

nana

Esse josei é só alegria. Só dizendo assim logo de cara.

Ok, tudo bem. Superficialmente, Nana é um anime encantador e bem engraçado que fala sobre duas meninas que são completamente opostas uma da outra, além de falar muito de música e rock! Yeah! E é sobre só essas coisas mesmo, até certo ponto. Nana logo se torna evidentemente um anime que cava muito mais profundo do que um anime tratando sobre amizade ou música. Os seres humanos são imperfeitos e todo mundo carrega sua própria bagagem de problemas, e é isso que Nana destaca. Você vai rir, vai chorar. E talvez você vai chegar a apertar os punhos de frustração ou xingar quem teve a magnífica ideia de inventar essa história cheia de reviravoltas. Nana é um MUST SEE não apenas para os fãs de música ou amantes de shoujo e josei, mas para quem gosta de escrita bem feita e de personagens fodas.

20. Air

AIR

A nossa lista fecha com uma chavinha de ouro que costuma ser super bem recebida por amantes de animes. Air conta a história do jovem Yukito Kunisaki, que resolve honrar a morte de sua mãe indo atrás de algo que ele ouviu em várias noites em contos de fadas que ela lhe contava na infância: a “Donzela Alada” (Winged Maiden), que estava presa ao céu séculos atrás. Enquanto Yukito apresenta seu show de marionetes para as pessoas em uma tentativa de fazer algum dinheiro, ele acaba indo parar em uma pequena cidade, sem muita intenção de ficar por muito tempo. No entanto, quando ele conhece uma incomum garota chamada Misuzu, as coisas tomam um rumo drástico, especialmente quando ele é convidado a ficar com ela. Ao permanecer naquela pitoresca cidade, Yukito logo se torna amigo dos moradores locais. Como ele começa a conhecê-los melhor, toma conhecimento de seus problemas e decide ajudar, colocando sua busca pela Donzela Alada em segundo lugar. Com sua busca suspensa e seu crescente apego em Misuzu e naquela pequena cidade, Yukito passa a se perguntar se ele estaria mais perto ou cada vez mais longe de sua busca pela Donzela Alada.

Se você for do tipo de pessoa que adora drama e sobrenatural, Air é especialmente para você. O anime é bem triste, super bem feito (provavelmente porque tudo da KyoAni é esteticamente lindo), mas também tem seus momentos de humor. Só que as cenas onde o drama pega… É pra valer. Muitos fãs admitem que ele pode ser um dos animes mais tristes de todos os tempos, apesar de suas limitações.

Concluindo…

Diferentes animes fazem diferentes pessoas chorarem. Alguns choram mais, outros choram menos. Outros, pessoas sem sangue nas veias, nem choram. Animes têm o hábito de nos atropelar com seu enorme “trem dos sentimentos”. Um anime que não é classificado como “triste” ainda pode nos fazer chorar como bebês! Pense em Shingeki no Kyojin, One Piece e semelhantes: todos eles têm cenas que nos fazem chorar. Mesmo a conclusão da nossa série favorita poderia nos fazer chorar. Assistir essas histórias certamente vai confirmar seu gosto por animes e te ensinar uma coisa ou duas sobre os altos e baixos da vida em geral. Então pegue seus lencinhos, uma colcha bem quentinha, chocolate ou sorvete, muitos travesseiros e se prepare para chorar como uma criança de três anos com estas séries incríveis!

Precisa de alguma coisa pra se sentir melhor depois de chorar tanto? Confira esses animes maravilhosos pra rir AQUI e AQUI.

Se você não estiver satisfeito com o número dos animes na lista, fica aqui algumas indicações extras que merecem menções honrosas: Hotarubi no Mori-eRomeoxJuliet, Myself;Yourself, Elfen Lied, True Tears, Kanon, Kimi ga Nozomu Eien, Black BulletEf: A Tale of MelodiesHanbun no Tsuki ga Noboru Sora.

Como bem lembrado pelos leitores, temos também: Vidas ao Vento, Charlotte, Death ParadeSword Art Online II, Kotonoha no Niwa, Itazura Na Kiss, Golden Time, Cowboy Bebop (AI MEU CORASSAUM), SaikanoKimi Ga Nozomo EienGuilty CrownSakamichi no ApollonGa-Rei: ZeroOrange, Gurren Lagann, Nagi no Asukara e Sakurasou no Pet na Kanojo.


adaptado via MAL

Páginas: 1 2

Compartilhe: