Se você quer uma indicação de mangá com adaptação para anime onde mulheres sejam fodas, Bakemonogatari é um caminho garantido pra isso, sendo provavelmente um dos enredos mais inteligentes que já vi na vida. No entanto, esse anime não é para todos… É possivelmente também uma das coisas mais esquisitas que já vi na vida. Mas que não consegui parar até acabar 8D

A história de Contos de Monstros (ou Histórias de Fantasmas), como o anime seria nomeado em tradução livre, gira em torno de Koyomi Araragi, um estudante do 3º ano do ensino médio que sobreviveu recentemente à um ataque de vampiros e encontra-se misturado com todos os tipos de aparições: deuses, fantasmas, mitos, espíritos e cinco garotas tão-não-normais quanto ele.

Bakemonogatari 2

Bakemonogatari é uma adaptação da popular light-novel escrita por Nisio Isin e ilustrada pelo desenhista taiwanês Vofan. O nome Bakemonogatari é um trocadilho com as palavras bakemono (化物, fantasma; monstro) e monogatari (物語, história; conto). A série é lançada pela editora Kodansha na revista Kodansha Box e pode ser resumida a princípio nos seguintes volumes, caso estejamos falando primeiramente de Bakemonogatari Short Stories:

  1. Vol.1-2: Bakemonogatari
  2. Vol.3: Kizumonogatari
  3. Vol.4-5: Nisemonogatari
  4. Vol.6: Nekomonogatari: Kuro

Caso você queira ver o anime, a ordem correta é:

  1. Bakemonogatari
  2. Nisemonogatari
  3. Nekomonogatari: Kuro
  4. Monogatari Series: Second Season

O anime seguiu a mesma linha para as temporadas lançadas por várias emissoras de TV japonesas e dirigida por Akiyuki Shinbo, contando a história de Araragi, que é um “quase-humano” após ter se tornado um vampiro por um tempo. Um dia, uma colega de classe chamada Hitagi Senjougahara, que nunca falava com ninguém, cai das escadarias da escola direto nos braços de Koyomi.

Ele então descobre que ela pesa quase nada, desafiando as leis da física. Mesmo sendo ameaçado por ela e avisado para que ficasse longe e esquecesse o que presenciou, Koyomi oferece ajuda e a apresenta para Meme Oshino, um estranho homem de meia idade que vive num prédio abandonado, que o fez voltar a ser humano novamente.

Bakemonogatari 1

A série introduz uma nova protagonista para cada arco, cada uma envolvendo um “fantasma” diferente. Todas possuem um item que simboliza seu fantasma, tal como o grampeador de Hitagi (uma garra de caranguejo), a mochila de Mayoi (o casco de um caracol), o braço de Suruga (o braço de macaco), o chapéu e a ruflante blusa de Nadeko (a cabeça e pele de cobra) e a roupa amarela com listras pretas de Karen (as cores de uma abelha). Os eventos do arco anterior tem papel importante nos arcos subsequentes.

Bakemonogatari 3

A característica marcante da série são os longos e acelerados diálogos entre os personagens, que contêm um grande número de paródias e referências a outras séries. Os personagens principais de Bakemonogatari estão entre os mais originais e complexos que eu já encontrei e, com certeza, dos que ainda encontrarei. Existe algo de muito cômico em todos os personagens e isso torna a série super divertida, mesmo que seja basicamente sobre a solução de esquisitices sobrenaturais. O único ponto meio negativo pra mim é que algumas histórias poderiam ter sido muito melhor desenvolvidas se não tivessem desembocado pro moe, loli ou fan-service /; Mas dá pra engolir.

Falando especificamente destas cinco garotas, temos o seguinte:

Um rapaz. Sendo mortalmente ferido. Diversas vezes. Pelas mesmas cinco mulheres. A sorte: nenhuma delas parece do tipo “padrão inverso” de sexismo: fracas, indefesas e passivas. Muito pelo contrário. *Coloquem uma trilha sonora e bora pros feels*

Além da bela história de Bakemonogatari e dos recursos incríveis que a acompanham, eu pessoalmente acho que o seu elenco é definitivamente merecedor de ser chamado de ótimo, se não, o melhor, em termos de design, personalidade e desenvolvimento. Todos eles têm um ar próprio e original que é muito difícil de descrever corretamente sem estragar o prazer que você pode ter vendo por si próprio. Os personagens da série tiveram destaque nas listas japonesas de Best Female and Male Characters por vários anos. As protagonistas têm histórias instigantes e são todas muito fodas. Eu realmente pensei em falar especificamente sobre cada uma, mas o post ia ficar longo e ia rolar uns spoilers, haha. E de fato é mais divertido assistir do que ler um resumão aqui.

Como comentou genialmente um blogger na internet, assistir Bakemonogatari é um compromisso comparável ao casamento. Há altos e baixos, sorrisos e caretas, coisas que você pode gostar e coisas que você pode não gostar. Parece que vai durar para sempre e que a única maneira que você pode, possivelmente, cair fora é através da morte. <3

Bakemonogatari 4

É uma série que não me despertava muito o interesse alguns anos atrás, quando eu recebi indicação de um amigo querido. Nesse período, ele sempre aparecia vez ou outra pra perguntar: “Já assistiu?” e toda vez me deixar um puxão de orelha com um: “Vá logo ver!” – e acabou que resolvi tirá-lo da minha lista de “plan to watch” no MAL e passá-lo para “watching” frenético! A história me puxou tanto que passei a procrastinar só para poder terminá-la logo. Essa coisa de todo mundo lutando contra seus próprios demônios sempre me intrigou. É provavelmente um dos animes mais confusos e com mais pontas soltas que já vi, com eixos e arcos se unindo e se sobrepondo a todo momento. Mas a história te prende e você vai montando as peças do quebra-cabeça aos poucos – não é algo maçante, já que, como disse anteriormente, o enredo é inteligente e bem feito. O elenco e recursos do anime merecem menção de ouro por ter um design e desenvolvimento vibrantes. Sem falar que a OST do anime é ótima.

Nada melhor para um #FemaleLead do que uma série que é feita de protagonistas! :3 Principalmente quando cada uma delas faz o nosso querido Aragagi sofrer uns bons maus bocados. Ok, brinkz. O anime é bacana principalmente porque iguala os personagens. Cada um tem suas especificidades, mas todos dão uma boa briga. Aí fica sussa.

Para mim, Bakemonogatari é uma verdadeira obra-prima com uma produção experimental que realmente funcionou. Foi dada atenção aos mínimos detalhes e isso resultou numa história muito bem contada. O final foi simplesmente fantástico e eu só me arrependo de não ter assistido antes. Aí só posso garantir de verdade que é uma ótima indicação.

Bakemonogatari 5

O anime pode ser baixado aqui e o mangá pode ser lido aqui.

Espero que gostem :3

TOP 10 animes e mangás com mulheres poderosas:

#1 Girls of the Wild’s
#2 Bakemonogatari
#3 Durarara
#4 RWBY

Compartilhe: