A gente ainda tem que falar sobre normalizar o que é normal?? Em 2022??

Baymax! estreou na Disney+, estrelada pelo profissional de saúde inflável favorito de todo mundo, o mesmo Baymax de Big Hero 6 (ou Operação Big Hero, na versão traduzida). Em seis episódios curtinhos, Baymax sai para ajudar quem necessita e, enquanto trabalha para curar doenças físicas, muitas vezes leva a conversa pra um lado mais emocional. É uma série super saudável que geralmente termina em algum tipo de lição de moral fofinha como “se ame e se cuide”. Acontece que um episódio em particular tratando um assunto “polêmico” e conservadores estão tratando isso como se fosse a vinda do diabo na terra.

Um dia antes da estreia da série, um dito cujo compartilhou no Twitter um clipe do Baymax numa loja de conveniências, olhando para uma prateleira cheia de absorventes. Apesar do extenso banco de dados de Baymax, ele não tem ideia por onde começar a escolher absorventes para ajudar uma jovem garotinha em sua primeira menstruação, então ele pede conselhos para uma senhora próxima dele. De repente, vários compradores começam a dar recomendações, incluindo uma pessoa trans e um pai fazendo compras para a filha. A cena, para mim, é uma demonstração fantástica de três coisas: 1) existem vários tipos de pessoas que menstruam, 2) esse assunto precisa ser tratado de forma naturalizada, sensível e educativa e não como um tabu e 3) existe mesmo uma quantidade esmagadora de opções de absorventes no mercado, então não é de admirar que Baymax tenha se perdido.

Claro, nem todo mundo concorda, então quando RED – Crescer é uma Fera nos ensinou sobre puberdade e menstruação (falamos disso aqui no site), as pessoas surtaram. Para esses espectadores, já era ruim o suficiente que Mei desenhasse fanfics do seu crush, e então o filme mudou de classificação indicativa em alguns países porque… uma adolescente começou a menstruar. O horror, o horror…

Tradução: [@realchrisrufo – EXCLUSIVO: Eu obtive um vídeo vazado da próxima série da Disney, “Baymax”, que promove a bandeira transgênero e a ideia de que homens podem menstruar para crianças de até dois anos de idade. Tudo faz parte do plano da Disney de reestruturar o discurso sobre crianças e sexualidade.]

[@Fairy527 – // menstruação – esse cara precisa calar a boca porque esse clipe me deixa muito feliz. Não tem como falar sobre o assunto e usar palavras substitutas, mostrou um pai que não tem vergonha de ajudar a filha, o personagem trans está confortável, todo mundo na cena está apoiando. Mais disso por favor]

A pessoa que compartilhou o clipe assumiu a postura cansada e previsível de reclamar que a Disney está promovendo alguma agenda infernal, especialmente porque um dos personagens que oferece conselhos ao Baymax é trans. Ou, talvez, só talvez, a real é que a Disney e outras formas de mídia tenham mesmo muito o que fazer em relação a criar conversas e debates sobre como os nossos corpos funcionam e retratar uma variedade de pessoas que… realmente existem no mundo real? Essa nunca é a conclusão que pessoas assim fazem, porque elas preferem tratar um assunto de saúde pública como um conteúdo aterrorizante que dará pesadelos para os “filhos” (a gente sabe muito bem que crianças só absorvem o preconceito dos pais e são usados como escudo nessas horas).

Nós falamos sobre isso lá no nosso Instagram, pra quem quiser dar uma olhada e se educar um pouco sobre a importância desse episódio:

No mais, esperamos mesmo que haja mais animações que sejam educativas e que mostrem para crianças que não tem nada de errado com o corpo de uma menina quando ela começa a menstruar e que não é nojento, é uma função normal do corpo humano.


Fonte: The Mary Sue

Leia mais sobre o Baymax aqui no site!

Compartilhe: