Oblivion, HQ criada por Fabrício Martins e Laura Jardim, aborda de forma sensível o tema da depressão!
Se fosse possível apagar suas memórias para começar uma nova vida, você faria? Esquecer as experiências ruins, traumas e todos os dissabores. Mas como isso iria refletir nos seus amigos ou familiares?
Essa é a premissa de Oblivion, HQ criada por Fabrício Martins e Laura Jardim. Na história, que se passa alguns anos no futuro, acompanhamos Anna. A protagonista tem poucos amigos verdadeiros, uma família que não a entende, um trabalho repetitivo com um chefe ruim e tem bem menos dinheiro do que gostaria. Essas questões tão comuns começam a pesar, levando Anna ao desânimo e tristeza. E aos poucos vemos como a personagem começa a cogitar apagar sua memória completamente.
Lançado de forma independente em 2021, com o apoio da Lei Aldir Blanc de Minas Gerais, o quadrinho teve uma boa recepção no circuito de festivais e feiras e agora está entre os três finalistas do Prêmio Geek. As obras vencedoras, escolhidas por votação popular, serão anunciadas na última semana de março.
“Os artistas independentes não possuem muito acesso a livrarias, distribuidoras de livros e até mesmo ao público, então dependemos muito de feiras e eventos para divulgar nossos trabalhos. E quando achávamos que estávamos esgotando nossas possibilidades, veio essa grata surpresa do Prêmio”, diz Laura Jardim, desenhista de Oblivion.

Oblivion foi lançada de forma virtual na plataforma da Amazon, ficou em primeiro lugar nas vendas de histórias em quadrinhos e possui mais de 1.500 avaliações positivas no site. A história em quadrinhos pode ser adquirida no site da Amazon por apenas R$ 10,00. “Queremos ajudar a manter o prêmio em Minas Gerais”, afirma Fabrício, uma vez que a 1ª edição do Prêmio foi para o autor mineiro Emanoel Ferreira.
Memória e Depressão
Oblivion é uma obra tem uma premissa de ficção científica (apagamento de memória e recomeço da vida), que é um pano de fundo para contar uma história bastante atual sobre depressão.
“Anna, a protagonista, é uma pessoa que passa por uma série de coisas ruins em um período difícil na vida, o que afeta seu lado afetivo e social. Todos estamos sujeitos a isso, e às vezes, esses problemas nos engolem e nos deixa incapacitados de levantar da cama”, conta o roteirista Fabrício Martins. “Oblivion trata desses transtornos de saúde mental, como a depressão, tão comuns no mundo de hoje”, revela o autor.

Oblivion usa da premissa ficcional do apagamento da memória para abordar a depressão. “A arte da Laura e os personagens que inventamos nos conduzem nessa história de uma forma muito sensível e até leve, mesmo sendo um tema tão difícil”, diz Fabrício. “E acredito que isso contribuiu para a boa recepção da história”.

Prêmio Geek de Literatura
Criado pela Amazon Brasil, em parceria com a editora Pipoca e Nanquim, o Prêmio Geek de Literatura chega a sua segunda edição. Essa edição teve a inscrição de milhares de livros e histórias em quadrinhos e revelou seus finalistas (escolhidos por uma banca de especialistas) no dia 20 de fevereiro.
As obras vencedoras ganharão um prêmio de 10 mil reais e um contrato de publicação pela editora Pipoca e Nanquim.
Confira mais HQs no Garotas Geeks!
Jornalista, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)… Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo – o maridão e personal-particular-chef!!!