O livro de fantasia do autor mineiro Emanoel Ferreira venceu a premiação realizada pela Amazon, Omelete e editora Pipoca & Nanquim

Livro "A Polícia Secreta para Crimes Mágicos - capa - reprodução
Livro “A Polícia Secreta para Crimes Mágicos – capa – reprodução

Belo Horizonte, capital mineira, é o cenário do livro de fantasia urbana “A Polícia Secreta para Crimes Mágicos”, do escritor Emanoel Ferreira. A obra foi vencedora do Prêmio Geek de Literatura, criado pela Amazon Brasil, em parceria com o portal Omelete e a editora Pipoca e Nanquim. O prêmio teve milhares de livros inscritos e revelou seus ganhadores durante a programação da CCXP Words 2021.

“A Polícia Secreta para Crimes Mágicos” convida as leitoras a investigar um mistério místico envolvendo o desaparecimento de um famoso rabino e assassinatos em série de adolescentes. A menina Agnes, protagonista da história, está prestes a completar 15 anos e logo vai perceber-se bem no meio das investigações de uma intrigante polícia secreta.

O livro está disponível apenas em versão digital, para Kindle. Mas, em breve, ganhará uma versão impressa da editora Pipoca e Nanquim.

“É incrível como as pessoas apreciam histórias que se passam no nosso país. Sem dúvida, cada vez mais, teremos um gingado particularmente nacional nos livros de fantasia, ficção científica, horror, policial… Precisamos trabalhar por isso”, afirma o escritor Emanoel Ferreira, que concedeu esta mini-entrevista exclusiva para o Garotas Geeks! Confira!

Emanoel Ferreira - Foto Leticia Sousa
Emanoel Ferreira – Foto Leticia Sousa

Garotas Geeks: Como surgiu a ideia de escrever “A Polícia Secreta para Crimes Mágicos”?
Emanoel Ferreira: Há alguns anos, coisa de três ou quatro, surgiu apenas o título. Eu sabia, desde então, que queria escrever sobre uma polícia secreta dedicada a investigar crimes mágicos.

Daí, em algum momento, surgiu a garota Agnes – uma menina que, acima de todas as coisas, teme ficar louca como a mãe. É isso, logo no início do livro, se torna algo realmente preocupante, já que ela está prestes a completar 15 anos e não consegue se livrar de um amigo imaginário… Ou será que o índio Guaraci é mais do que isso?

A Polícia Secreta para Crimes Mágicos - Capa - Arquivo Pessoal
A Polícia Secreta para Crimes Mágicos – Capa – Arquivo Pessoal

GG: Como foi seu processo de criação?
Emanoel: Meu processo de criação se dá, no princípio, com bastante pesquisa. Li tudo o que havia, online, disponível sobre as mais diferentes interpretações da magia, das mais diversas culturas. Nessas leituras, foram surgindo as ideias.

Após as anotações preliminares, o desafio é dar forma e coerência a tudo. Desenvolvo, então, uma escaleta, onde faço os mais breves resumos possíveis sobre cada capítulo. É um primeiro vislumbre da história completa. Depois, escrevo sinopses um pouco maiores de cada capítulo. Por fim, dedico-me a escrever cada um deles.

GG: Quais os desafios de escrever um livro de fantasia voltado para o público jovem?
Emanoel: Ser simples, mas não simplório, talvez seja o maior desafio. Imaginar que seu livro será uma das primeiras leituras da vida de muitos leitores em potencial implica na responsabilidade de ser envolvente e nada tedioso. Ao mesmo tempo, utilizar dessa oportunidade para transmitir conhecimentos, valores e mensagens significativas é uma camada adicional desse desafio.

GG: Quais foram as suas inspirações?
Emanoel: Tudo (bom) que um autor lê torna-se uma inspiração, conscientemente ou não. O que posso apontar como inspirações conscientes é a saga Harry Potter, o incrível clássico O Homem do Castelo Alto e a saudosa série Fringe. Como você pode ver, ironicamente, tem mais inspirações na ficção científica do que na fantasia…

O autor

Emanoel Ferreira - Foto Leticia Sousa
Emanoel Ferreira – Foto Leticia Sousa

Emanoel Ferreira fez sua estreia literária em 2016, quando publicou o livro “Já Tomei Uns Tragos de Poesia e Prosa pra Amaciar a Tristeza”. Aos 29 anos, o autor escreve poesias e contos, muitos deles trazendo Belo Horizonte como cenário.

“Atualmente, tenho trabalhado na finalização de um novo livro de poesias e num romance, ambos ainda sem editora. E, claro, vem aí uma continuação de “A Polícia Secreta para Crimes Mágicos”, comenta.

Neste ano, Emanoel publicou nos volumes de Conto e Poesia, do Prêmio Off FLIP de Literatura, e foi laureado pelo Concurso Nacional de Contos Jorge Andrade e Prêmio Barueri de Literatura.

Leia mais sobre literatura aqui no site

Compartilhe: