O longa japonês Godzilla Minus One concorria à categoria de Melhores Efeitos Visuais.

2024 marca 70 anos da estreia do lagarto gigante nos cinemas japoneses, e que melhor forma de comemorar a data do que garantindo sua primeira estatueta dourada de um Oscar?

Apesar de ser um personagem já clássico do imaginário cinematográfico japonês, Godzilla vem ganhando mais notoriedade aqui no Ocidente graças ao lado hollywoodiano da franquia, que vem lançando filmes desde 2014.

Apesar desses já dez anos de sucesso nas bilheterias com uma franquia que já conta com 4 filmes (Godzilla, Godzilla 2, Godzilla vs. Kong e Godzilla e Kong), um inclusive marcado para estrear este ano, é muito significativo que tenha sido Godzilla Minus One, um filme japonês que contou com um orçamento muito mais baixo que seus colegas hollywoodianos, tenham enfim conseguido um Oscar por seus incríveis efeitos visuais.

Imagem: Equipe Godzilla Minus One / Cerimônia Oscar

Godzilla Minus One foi um dos meus filmes preferidos do ano passado e confesso que vibrei tanto pela conquista desse Oscar que parece até que ele foi premiado como Melhor Filme!

Mais do que um filme sobre um monstro gigante, Godzilla Minus One consegue ser muito sensível ao tratar da questão da sobrevivência em um país devastado pela bomba atômica da Segunda Guerra Mundial. Num ano em que Oppenheimer ganhou o Oscar de Melhor Filme, não podemos deixar de notar a importância de premiar uma obra que lida, justamente, com o outro lado da história.

Leia também: Oppenhneimer não deveria ser premiado como Mellhor Filme no Oscar 2024

Só podemos esperar que a Academia siga entendendo a importância da pluralidade de vozes no cinema, algo que parecia ter acontecido em 2020, ano de Parasitamas que agora novamente vemos ser um pouco negligenciada (esnobar Barbie, por exemplo…)

Leia mais sobre filmes aqui no Garotas Geeks.

Compartilhe: