Entenda.

Michelle “MJ” Jones foi a quieta, mas sarcástica amiga que ocasionalmente insultava Peter Parker em Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Interpretada por Zendaya, a personagem revelou em um momento divertido ao final do filme a Peter, Ned e seus amigos, que ela prefere ser chamada de “MJ”, o icônico apelido do interesse amoroso de Peter nos quadrinhos, Mary Jane Watson.

Os trailers de Longe de Casa incluíram um momento maravilhoso em que Michelle conta a Peter que sabe que ele é o Homem-Aranha. Mais tarde, no mesmo trailer, Peter tenta dizer que contou a ela, mas a personagem afirma a Ned que descobriu sozinha. “E por que isso seria importante?” – você pode perguntar. Porque praticamente todas as outras versões de “Mary Jane” (sejamos honestos, ela é outra personagem totalmente diferente) ou nunca souberam nada da vida de Peter ou nunca o confrontaram sobre isso.

Então o que faz a MJ do MCU importante? Honestamente, eu acho que é o fato que ela não deixará Peter Parker esconder as coisas dela e talvez isso acontece porque ainda não há uma versão de Gwen Stacy no MCU (ainda) e Peter não tem motivos para temer contar para as pessoas.

Antes de se apaixonar por MJ nos quadrinhos, ele namorou Gwen durante todo o ensino médio e a garota sabia tudo sobre sua vida como super-herói. Mas quando os vilões descobriram Gwen, eles foram atrás dela e a mataram em um típico caso de mulher na geladeira. Então, o fato de Peter não querer envolver uma namorada em sua vida como Homem-Aranha ao menos tem alguma justificativa.

Esperamos sinceramente que não tenhamos que lidar com esse medo na versão do MCU porque ele já passou por bastante dor e sofrimento em sua vida. Ele também não precisa ter medo de perder pessoas ao seu redor apenas por ser o Homem-Aranha. Dito isso, a revelação de MJ continua sendo importante.

MJ nunca foi uma personagem que gosta de ser deixada de lado. Ela sempre foi um “interesse romântico” de super-herói com uma carreira própria e metas que não precisavam envolver Peter Parker, e com certeza ela não deixaria o romance tirar isso dela.

A MJ do MCU herdou essas características, mas também foi capaz de existir de uma forma bastante moderna, incorporando como todas nos sentimos algumas vezes. Ela tem um senso de humor seco e não parece ligar para os padrões que as pessoas tentam impor sobre ela, fazendo sua inteligência e seu relacionamento com Peter muito mais forte. Permitir que a personagem descubra a verdade bastante óbvia sobre a identidade de Peter é uma boa forma de respeitar sua inteligência.

Assim como Peter Parker, adotei MJ do MCU como minha criancinha, e citando Michael Scott de The Office, “mal posso esperar para ver minhas crianças crescerem e se casarem umas com as outras”.


Fonte: TheMarySue.

Leia mais sobre Homem-Aranha.

Compartilhe: