Comemore o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência com cientistas reais e suas trajetórias fantásticas

Que tal comemorar o 11 de fevereiroDia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência e conhecer cientistas reais e suas trajetórias fantásticas? Confira nossas dicas de leitura, com uma relação especial de seis livros sobre mulheres cientistas e também obras escritas por mulheres da ciência.

Estrelas Além do Tempo (Margot Lee Shetterly)

Livro Estrelas além do tempo - editora Harper Collins - reproduçãoÉ a história fenomenal das matemáticas negras que levaram o homem para a lua. São elas: Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson. Durante a Segunda Guerra Mundial, a incipiente indústria aeronáutica americana contratou matemáticas negras para suprir a falta de mão de obra. Após a guerra, elas continuaram trabalhando e passaram a fazer parte da NASA, em uma época de segregação racial, convivendo diariamente com o racismo e a exclusão. O livro também foi parar no cinema com as atrizes Taraji P. Henson, Janelle Monáe e Octavia Spencer.

Wonder Women: 25 Mulheres Inovadoras, Inventoras e Pioneiras que Fizeram a Diferença (Sam Maggs)

Wonder Women - Primavera Editorial - ReproduçãoO livro reúne as histórias de 25 mulheres – cientistas, engenheiras, matemáticas e inventoras – que quebraram barreiras com seus feitos e conquistas. A publicação enaltece aquelas que se recusaram a ser apenas coadjuvantes na ciência e na vida, mesmo quando ainda não tinham o apoio e recursos necessários para isso. Com conteúdo inspirador e linguagem atual, a obra escrita por Sam Maggs ainda conta com ilustrações criadas por Sophia Foster.

As Cientistas: 50 Mulheres que Mudaram o Mundo (Rachel Ignotofsky)

As Cientistas - 50 mulheres que mudaram o mundo - Blucher - reproduçãoO livro celebra as contribuições de 50 mulheres que abriram caminho para futuras gerações de cientistas ao redor do mundo – como a química Marie Curie e a física e matemática afro-americana Katherine Johnson, que calculou a trajetória da missão Apolo 11 até a Lua. A obra ainda conta com um glossário científico ilustrado, delicadas ilustrações, além de infográficos sobre mulheres que trabalham atualmente na ciência, entre outros temas.

Mulheres Notáveis (Kate Hodges)

Mulheres Notáveis - Kate Hodges - Publifolha - ReproduçãoNesse livro, a jornalista inglesa Kate Hodges apresenta perfis de 84 mulheres que fizeram a diferença em suas áreas de atuação e destaca as conexões entre elas, seja como inspiração em épocas distintas, seja como companheiras ao desbravar estradas trilhadas prioritariamente por homens, como a política, as ciências e a aviação. As belas ilustrações de Sarah Papworth complementam e dialogam com os textos.

Lab Girl (Hope Jahren)

Hope Jahren - Lab girl a jornada de uma cientista entre plantas e paixões (HarperCollins Brasil, 2017) - reproduçãoHope Jahren passou a vida estudando árvores, flores, sementes e solos. Ela transformou todo esse conhecimento em uma declaração de amor à natureza ― e também em uma celebração da curiosidade, humildade e paixão que conduz todo cientista. Mostrando como sua trajetória a transformou na grande cientista que é hoje, Hope divide com suas leitoras o poder da ciência, convidando a todas para sua jornada de pesquisa e proteção do meio ambiente. Lab Girl é a jornada incrível de uma mulher genial e um exemplo formidável da paixão que nos move diariamente em busca do que acreditamos.

Tempestade numa xícara de chá: A física do dia a dia (Helen Czerski)

Tempestade numa xícara de chá - Helen Czerski - Record Editora - ReproduçãoHelen é física, oceanógrafa e atualmente estuda engenharia mecânica. Ela nos apresenta as ferramentas para mudarmos a nossa maneira de ver tudo ao redor, ligando objetos e ocorrências comuns ― como pipocas estourando, manchas de café e ímãs de geladeira ― a grandes ideias como mudanças climáticas, a crise energética ou exames médicos inovadores. Com escrita envolvente e espirituosa, a autora compartilha seus amplos e impressionantes conhecimentos de física para nos explicar o funcionamento das coisas mais comuns.

Vamos celebrar as conquistas e as descobertas científicas das mulheres! Vamos lutar contra esse cenário de desigualdade, conhecendo e divulgando nomes de mulheres cientistas. Vamos incentivar novas gerações de talentosas e determinadas meninas e garotas geeks a se tornarem pesquisadoras, inventoras e cientistas!

Compartilhe: