No Dia Internacional da Mulher, as editoras do Garotas Geeks não poderiam deixar de falar nas mulheres reais (e algumas geeks!) que as inspiram de verdade. <3

Para comemorar essa data maravilhosa, cada uma de nossas editoras escolheram uma mulher relacionada ao mundo geek que de alguma forma a inspire por algum motivo. Alguém em que ela admire e considere um símbolo da presença feminina nesse universo ainda tão dominado por homens.
Olha só o resultado:

Luiza: Rosa Parks

ROSA-PARKS-011

“Rosa Parks foi símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Bravamente chamou atenção ao não ceder seu lugar em um ônibus cheio para um branco. Em 1955, pessoas “de cor” não eram tratadas com respeito e até vaga limitada em ônibus elas tinham. Essa atitude foi o estopim para o início de um grande movimento contra a segregação, chamado “boicote aos ônibus de Montgomery, mais de 40 mil usuários negros de ônibus da cidade e arredores prosseguiram com o boicote por 381 dias. Em 1956, a segregação racial em transportes públicos foi julgada na Suprema Corte como inconstitucional!”

Babs: Marie Curie (1867-1934)

marie-curie

“TOP Nerdona da história. A primeira e única PESSOA a receber DOIS prêmios Nobel em duas áreas científicas diferentes. O primeiro, em 1903 foi de Física (dividido com seu marido, Pierre Curie, e Becquerel) pelas suas descobertas no campo da radioatividade. O segundo, em 1911, de Química pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio. Logo após terminar a escola foi impedida de prosseguir com a sua educação de nível superior na Varsóvia, devido ao fato de ser mulher. Isso não a fez desistir, ela deu continuidade aos seus estudos sozinha durante muito tempo, trabalhando como governanta e enfiando a cara nos livros em seu tempo livre. Só após se mudar para a França que conseguiu seu tão sonhado nível superior. Embarcou na graduação de física, na Universidade de Paris,  estudava de dia e ensinava à noite. Conseguiu bolsa de estudo e foi pra segunda graduação, Química. Não parou de pesquisar, casou com outro ~nerdão~ e fez história.  Virou até símbolo nas notas de $20 na Polônia.”

Marina: Lou Andreas-Salomé

lou

“Lou nasceu em São Petersburgo (Rússia), mas é reconhecida como uma intelectual alemã. Era linda, livre, louca e muito a frente da sua época. Ela lutava, através de suas obras, pela liberdade sexual e pelo direito de expressão de todos os seres humanos e causou muito rebuliço por ser mulher. Infelizmente ela foi esquecida pela história que, como nós sabemos, pode ser extremamente machista. Normalmente as pessoas a conhecem através de Nietzsche (como eu a conheci) que, sobre ela, afirmou ser ‘de longe, a pessoa mais brilhante que conheci’.”

Tammy: Elizabeth Holloway Marston

thorburn

“Pouca gente sabe, mas embora a Mulher-Maravilha tenha sido criada por um homem (William Moulton Marston), sua principal inspiração (e influência) veio de Elizabeth Holloway, psicóloga americana e teórica feminista esposa de William. Criada em 1941, a Mulher-Maravilha recebeu forte influência das ideias de Elizabeth, grande defensora dos direitos iguais entre os sexos e uma mulher que tinha como objetivo sua carreira (o que era um absurdo para a época). Não bastando isso, Elizabeth vivia em uma relação poligâmica com o marido William, junto com Olive Byrne, também esposa do escritor de quadrinhos. Os 3 viviam juntos e felizes, como dá pra perceber na foto ali em cima.

E você, quais são suas garotas geeks preferidas depois de nós, claro?
Compartilhe com a gente nos comentários! (:
E um parabéns especial para todas vocês: leitoras queridas que nos inspiram todos os dias! <3333

VOCÊS! <3
VOCÊS! <3
Compartilhe: