Conheça a HQ produzida por Marta Breen e Jenny Jordahl e entenda toda a origem do patriarcado de forma didática!

Desde a antiguidade, nossa sociedade se organiza de forma patriarcal – ou seja, o homem tem mais poder, ganha mais dinheiro e desfruta de mais privilégios. Aristóteles, Rousseau, Darwin, Freud… foram tantas as figuras célebres que reforçaram a desigualdade de gênero que fica até difícil eleger o maior machista de todos os tempos. Mas qual a origem desse sistema? Como ele se manteve? Quais estratégias já foram usadas para combatê-lo? E o que aconteceu com as mulheres que tentaram destruí-lo?

Com linguagem acessível e ilustrações bem-humoradas, as autoras Marta Breen e Jenny Jordahl, autoras da HQ Mulheres na Luta (falamos sobre ela aqui!) revelam as formas que o machismo tomou ao longo dos séculos, o significado de conceitos como “olhar masculino” e “slut-shaming”, e a importância das feministas – de ontem e de hoje – para derrubar, de uma vez por todas, o patriarcado.

A HQ tem capa dura e uma arte bem bonita, com imagens coloridas e bem detalhistas – e até realistas, considerando-se que representa muitas personalidades.

A história começa explicando o conceito de patriarcado e o seu desenvolvimento desde o início da história ocidental, na Grécia Antiga, sintetizando os conceitos atribuídos às mulheres na época por homens conhecidos como grandes pensadores, passando, com o decorrer da história, por médicos, cientistas, líderes religiosos e artistas, chegando-se à ideia de atribuições diversas para pessoas de sexo biológico diferentes.

Então, passa-se à análise do pouco acesso das mulheres aos benefícios que eram oportunizados aos homens e o sofrimento de muitas mulheres que, corajosamente, enfrentaram forte oposição por tentarem se desvencilhar deste padrão criado e imposto ao sexo feminino. Para isso, explora-se parte da vida de algumas mulheres relevantes, que adotaram as mais diversas estratégias para começar a exercer direitos.

patriarcado

Também se percorre outras instituições que eram utilizadas para a finalidade de silenciar mulheres, bem como os estereótipos que eram a elas atribuídos em razão do patriarcado, chegando à era atual, expondo pensamentos de mulheres relevantes em nossa sociedade.

Em suma, tem-se um desfecho divertido e bastante inesperado. Inclusive, as protagonistas que aparecem explicando todo o contexto histórico são as próprias autoras em formato de personagens.

A história também busca promover questões de igualdade de gênero, questão esta muito relevante quando se discute sobre o movimento feminista.

patriarcado

Em resumo, a HQ é muito divertida e instrutiva, tratando-se de uma leitura rápida e leve.


Curtiu? Então leia também 10 quadrinhos para você ler enquanto destrói o patriarcado

Compartilhe: