Toda mulher merece uma liderança feminina forte para admirar.

De personagens duradouros da cultura pop, como Ellen Ripley de Alien,  protagonistas femininas são um gancho para mulheres jovens que procuram entender o mundo em toda a sua bagunça e caos.

A personagem principal de Horizon Zero Dawn, Aloy, rapidamente preencheu esse lugar para jovens jogadoras.

Horizon Zero Dawn foi lançado com imensa popularidade em 2017. Elogiado por críticos e fãs por seus visuais fortes (definidos em Utah, com cenário pós-apocalíptico), caracterização bem feita e estilo de combate cheio de adrenalina, Aloy rapidamente se tornou o rosto do futuro da Sony, reunindo um exército de fãs dedicados. Dublada pela atriz americana Ashly Burch, Aloy é a protagonista forte e destemida que impulsiona a narrativa do jogo – os jogadores se emocionam através da personagem, desenvolvendo um relacionamento único com ela ao longo do jogo. Ela é o tipo de representação e ‘ícone’ que a Sony precisava – antes de Aloy, a Sony e a PlayStation não tinham exatamente um ‘rosto’.

Confira também nossa crítica: Conheça o mundo distópico e robótico de Horizon Zero Dawn

Aloy virou sinônimo da marca e desde então transcendeu o console, alcançando novos patamares.

Imagem: Guerrilla Games

Depois de anos de espera paciente, Horizon Forbidden West foi lançado em 18 de fevereiro. Com gráficos aprimorados, novas mecânicas e enredo intrigante, o jogo mostra o crescente legado de Aloy se desenvolvendo – mas como exatamente chegamos aqui?

Onde tudo começou

O desenvolvimento inicial da Guerrilla Games para Horizon Zero Dawn começou logo após Killzone 3, em 2011. O diretor do jogo, Mathijs de Jonge, disse que a ideia para Horizon foi lançada pelo diretor de arte do estúdio, Jan-Bart, e que os desenvolvedores sabiam que “eles queria uma protagonista feminina lutando contra máquinas em uma Terra exuberante no futuro.”

Apesar de um tema mais abrangente estar definido, o designer-chefe de narrativa, John Gonzalez, (que já havia trabalhado em Fallout: New Vegas) passou “centenas de horas” reescrevendo 20 versões do jogo que exploravam diferentes conceitos e personagens. A magia final que eles encontraram entre a narrativa e a jogabilidade foi colada por Aloy.

Aloy ganhou vida através de uma combinação do design impecável de Guerrilla – no qual o estúdio foi elogiado por sua atenção aos detalhes em sua aparência geral, pela personalidade e riqueza que a voz de Burch lhe deu.

Por que Aloy é tão importante?

“Na arte conceitual inicial, havia essa jovem caçadora de cabelos ruivos”, disse Gonzales explicando o desenvolvimento aprofundado de Aloy pela equipe. Ele também afirmou que a equipe “nunca pensou que seria um ponto de venda que tivessem uma protagonista feminina apenas, pensamos que seria mais um ponto de venda ter a melhor pessoa e personagem possível para interpretar neste mundo”. A autenticidade em criar Aloy para se tornar a melhor personagem possível, em vez de criá-la com as características estereotipadas de uma personagem ‘feminina’, explica por que os fãs mostraram uma conexão tão genuína ao longo dos anos.

Arte inicial de Aloy. Imagem: Guerrilla Games

Também está claro que os fãs ansiavam por uma personagem como Aloy – mesmo quando Shuhei Yoshida, presidente da Sony’s Worldwide Studios, revelou em uma entrevista inicial que eles estavam “nervosos” com a reação a um jogo com uma protagonista feminina, mesmo após rigorosos testes e pesquisas de mercado. “Essa sempre foi a visão da equipe, mas tivemos uma discussão. É arriscado fazer uma personagem feminina?” disse Yoshida.

Hayley Williams, da Kotaku, afirmou anteriormente que Zero Dawn era “um marco inequívoco da igualdade de gênero nos AAAs”.

Ela é uma personagem feminina forte em todos os sentidos, desde seu design de personagem prático e não sexualizado até o papel central que ela desempenha na história. Ela ainda vem de uma sociedade de adoração à uma deusa descaradamente matriarcal.

Em Horizon: Forbidden West, o design de personagens de Aloy incluirá efeitos como fios de cabelo desgrenhados e sardas realistas no estilo Uncanny Valley, enquanto suas roupas se esticarão nas costuras – passos gigantes para o design de personagens realistas.

Imagem: Guerrilla Games

Leia também: Horizon Forbidden West está recebendo “bomb reviews” 

A mais nova heroína do PlayStation

Em sua curta vida, Aloy transcendeu os limites de Horizon. Por exemplo, Fortnite lançou uma skin de Aloy em abril de 2021 – um crossover bem bacana.

Imagem: Epic Games, Warner Bros. Interactive Entertainment

“Fortnite está cheio de skins tiradas da cultura pop como John Wick, vários personagens de Star Wars e uma longa lista de super-heróis da Marvel e DC. O fato de Aloy ficar ao lado de personagens tão famosos em Fortnite prova que Horizon também é um rebatedor pesado”, disse Stan Hogeweg, da GameRant, explicando o significado da colab. Em setembro de 2021, Aloy também recebeu uma colaboração em Genshin Impact.

O fato da Guerrilla Games ter ultrapassado tantos limites na estética e no design do jogo também mostra quanta confiança a Sony tem na longevidade da série e de Aloy como personagem. O hype de Forbidden West também é imenso no momento – e a julgar apenas por isso, o impacto de Aloy já está definido para ser de longa data.


Texto traduzido e adaptado da Kotaku Austrália

Leia mais sobre Horizon aqui no site!

Compartilhe: