Foco em tecnologia inclusiva o mais rápido possível!

A Google I/O, conferência da empresa que acontece anualmente, enfatizou a preocupação com duas questões em especial: Acessibilidade e Segurança. Várias novidades foram apresentadas dentro desses dois universos, porém a Google está olhando com mais atenção e cuidado para recursos de acessibilidade.

A Organização Mundial da Saúde estima que 15% da população mundial, mais de 1 bilhão de pessoa tem uma deficiência, afirmou Pichai

Além da novidade no uso da inteligência artificial para facilitar a comunicação com pessoas com dificuldade de fala, a IA também foi utilizada com foco em pessoas com deficiência auditiva, criando assim o Google Caption.

Muitas vezes diversos conteúdos, principalmente, conteúdos de vídeos e áudios, deixam de ser consumidos por esse perfil de público por falta de ferramentas de inclusão. Visualizando esse problema, o Google Caption é um recuso que aplica legenda em vídeos através de inteligência artificial. A transcrição do áudio ou vídeo é feita em tempo real sempre que a mídia é reproduzida.

Esse recurso utiliza machine learning (aprendizado de máquina) e, por isso, as transcrições das legendas não precisarão buscar dados na internet para funcionar. Para ativá-lo, basta baixar o volume da mídia que a transcrição se inicia automaticamente, ou ativá-lo apertando a tecla de volume do aparelho. A legenda aparece numa caixa preta que pode ser movida livremente sobre a tela pra que o usuário a deixe no lugar mais confortável para ele.

O Google Caption vai funcionar nas plataformas como Youtube, Instagram, Pocket casts, Skype e o Duo. O mais legal de todos: o recurso vai funcionar em vídeos pessoais gravados por você no seu aparelho. O recurso estará disponível no Android Q.

Compartilhe: