Jogos simples, sem combates, só pra relaxar.

Joguinhos de conforto são perfeitos para gamers casuais, mas a verdade é que todo mundo merece um tempinho jogando para relaxar de verdade. E o “confortável” ali em cima pode variar muito, mas nessa lista quer dizer joguinhos com puzzles simples, narrativa aconchegante e atividades divertidas, basicamente.

Se o que você está procurando são games que preencham seu tempo com pequenos prazeres como cuidar de bichinhos, organizar coisas ou simplesmente conversar, essa lista foi feita especialmente pra você, pensada naquela tarde preguiçosa e debaixo do cobertor.

1 – Cozy Grove

Cozy Grove foi feito para você que ama Animal Crossing mas que não quer gastar o dia todo cumprindo tarefas – o jogo oferece de 30 a 60 minutos de missões diárias, o que te deixa com boas expectativas para continuar jogando e não sobrecarrega seu tempo livre. Em Cozy Grove você joga como uma pequena escoteira que acorda numa pequena ilha assombrada por espíritos e fantasminhas fofos e alguns ursos espectrais. O jogo se resume em coletar insígnias para ajudar os ursos a encontrarem sua paz interior, principalmente, além de plantar flores, arbustos e árvores frutíferas, pescar, minerar, entre outras atividades comuns desse tipo de jogo.

À medida que você conclui missões, a ilha vai se expandindo e novos ursos vão surgindo, assim como novas áreas para explorar e plantar coisinhas. O jogo tem possibilidades bem bacanas de itens de decoração, tanto da ilha, quanto da tendinha onde o jogador vive quanto do próprio personagem.

Além disso, a paleta de cores de Cozy Grove é adorável e todo o estilo de arte é fofíssimo, com certeza prende quem gosta do gênero. É realmente uma delícia para passar o tempo.

Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 5, iOS, PlayStation 4, Xbox One, Windows, Xbox Series S, tvOS, MacOS.

Análises da Steam: Muito positivas.

2 – Spiritfarer

Spiritfarer foi um dos melhores jogos de 2020 e até hoje continua sendo um dos jogos indie mais inovadores já lançados. Nele você joga como Stella, a barqueira do além e guia dos espíritos. Com o objetivo de libertar as almas desses espíritos, você constrói e amplia seu barco, faz amizades, planta, colhe, cozinha, e em geral gerencia seu barco enquanto tenta desvendar mares místicos e ilhas longínquas.

O jogo é emotivo, já que você tem que estar sempre aprendendo a dar adeus aos seus passageiros, mas é exatamente isso que faz dele algo único. Vale dizer que os lencinhos aqui são essenciais.

Mas, além disso, é um jogo lindo com artes feitas à mão e um óbvio carinho explodindo na tela, com um mundo super imaginativo. São 30 horas pra fechar o jogo e serão algumas das horas mais bacanas que você poderia gastar jogando.

Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, Android, Xbox One, MacOS, iOS, Microsoft Windows, Google Stadia.

Análises na Steam: Extremamente positivas.

3 – Unpacking

Ok, Unpacking não é o jogo mais barato dessa lista, mas ele é tão premiado e gostosinho de jogar que não poderia ficar de fora. Se trata de um jogo relaxante sobre a experiência familiar de tirar pertences de caixas para arrumá-los em um novo lar ao longo de algumas décadas, o que te traz a experiência de ver como itens de decoração foram evoluindo com o tempo – e a sensação de nostalgia aqui é super massa.

Meio quebra-cabeças, meio decoração de interiores, o jogo te convida, durante oito mudanças, a montar um lar aconchegante enquanto descobre pistas sobre a vida que está saindo das caixas.

Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Linux, Microsoft Windows, Xbox One, Xbox Cloud Gaming, Xbox Series S, Mac OS.

Análises na Steam: Muito positivas.

4 – Strange Horticulture

Aqui o jogador é uma especialista em horticultura e tem uma loja de plantas local chamada Strange Horticulture. Enquanto clientes de todos os tipos visitam sua loja, você se envolve em um mistério obscuro que já dura centenas de anos numa cidade pitoresca cercada por florestas infestadas de bruxas e montanhas acidentadas: Undermere. Seu objetivo é identificar plantas, cuidar da sua gatinha e desvendar esse mistério através do estudo da botânica.

O jogo transforma horticultura em algo muito mais interessante do que parece, com uma flora inventada e cheia de pequenos detalhes interessantes. A mecânica é simples, com muita história e alguns puzzles bem criativos. Uma dica é tentar manter uma organização à parte das plantas, ajuda bastante durante o gameplay.

Plataformas: Nintendo Switch, Microsoft Windows, MacOS

Análises na Steam: Extremamente positivas

5 – GRIS

Sou suspeita para falar de GRIS, que é meu jogo favorito. Inclusive, já tenho uma review do jogo aqui no site, pra quem quiser conferir em detalhes. GRIS é, como outros jogos desta lista, sobre o luto. Cada um dos mundos e suas subseções dentro do jogo são separados por uma cor predominante e cada cor representa um dos cinco estágios do luto: negação, raiva, barganha, depressão, aceitação.

De acordo com a própria sinopse do jogo, GRIS é uma experiência serena e evocativa, sem perigos, frustrações ou mortes. O jogador pode explorar um mundo elaborado meticulosamente, com um estilo delicado, animações detalhadas e uma trilha sonora maravilhosa. Cheio de cenários estonteantes e puzzles baseados em habilidades que a personagem vai desbloqueando ao longo do jogo, GRIS é um MUST HAVE para todo mundo que ama arte e game design. É realmente um jogo lindo de morrer.

Plataformas: Nintendo Switch, Android, PlayStation 4 e 5, Microsoft Windows, MacOS, iOS, Xbox One, X e Series S, Amazon Luna.

Análises da Steam: Extremamente positivas.

6 – Coffee Talk

Um simulador de preparação de café e conversa franca sobre ouvir os problemas de personagens inspirados na fantasia e ajudá-los servindo uma ou duas bebidas quentes, Coffee Talk é um jogo que retrata vidas da forma mais humana possível, ao mesmo tempo em que possui um elenco que é mais do que apenas humanos.

Aqui o jogador pode mergulhar nas histórias de habitantes alternativos de Seattle, que vão desde uma dramática história de amor entre um elfo e uma súcubo, um alienígena tentando entender a vida dos humanos e muitos outros que os leitores modernos encontrarão eco fortemente no mundo ao seu redor.

Falamos mais de Coffee Talk aqui no site!

Plataformas: PC, Mac OS, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch.

Análises na Steam: Extremamente positivas.

7 – Growing Up

Growing Up é um simulador de vida sobre crescimento pessoal, novas amizades e autocuidado. Tem bastante estratégia com minijogos e puzzles e árvores de habilidades complexas que impulsionam a história. O jogador pode equilibrar trabalho, lazer, amizades e responsabilidades do personagem ao longo da vida: desde bebês até adultos. Quando o personagem chega a idade adulta, um novo bebê nasce e o jogo pode recomeçar com uma história completamente diferente.

A nostalgia e o instinto parental que você experimenta neste jogo o tornam super aconchegante, perfeito para pessoas que gostam de planejar.

Plataformas: Android, PC, iOS, Mac OS.

Análises na Steam: Muito positivas.

***

É isso! Espero que vocês se divirtam bastante.

Leia mais sobre games no GG!

Compartilhe: