Os tropos são comumente usados em todos os tipos de ficção, mas quais são usados em demasia na anime?

Tropos são algo que comumente ocorre em livros, filmes, jogos e séries de TV, e o anime não é exceção a essa regra. Na verdade, devido à popularidade e ao crescimento do anime ao longo dos anos, o anime agora tem o seu próprio subconjunto de tropos, com alguns definitivamente mais prevalentes do que outros.

Embora existam alguns tropos que não são tão utilizados no anime, há definitivamente aqueles que são usados ​​em demasia, aparecendo na maioria das principais séries de anime, geralmente para efeitos dramáticos ou humorísticos, e se esses tropos realmente conseguem isso depende de cada espectador individual.

10. Pais mortos/ausentes

Quando há um jovem protagonista de anime, é quase garantido que sua vida seja desprovida de figuras parentais devido ao fato deles terem partido quando eram crianças ou morrido de forma trágica, o que geralmente será mostrado aos poucos por meio de flashbacks.

Embora esse tropo seja incluído para invocar a simpatia do público e adicionar uma camada de tragédia aos personagens (ou até mesmo lançar uma reviravolta surpresa na história quando um familiar supostamente morto ou desaparecido retorna), ele também pode atuar como um catalisador para os personagens obterem seus história em movimento e faça-os partir em sua aventura. Seja qual for o motivo, é um tropo que certamente é muito utilizado em animes e aparece em séries como Hunter x Hunter e Fullmetal Alchemist.

9. Gritar nomes de ataques

Uma dica para o combate é nunca telegrafar ataques ao oponente, pois assim ele poderá ver o que está prestes a fazer e tentar fugir ou contra-atacar, mas isso é algo que todo lutador experiente e verdadeiro de anime faz, gritando o nome do ataque no topo de seus pulmões. Este é definitivamente um tropo que os fãs de Shounen reconhecerão e provavelmente poderão listar alguns de cabeça.

Dragon Ball, Naruto e My Hero Academia são séries que são culpadas disso, com o personagem deixando a si mesmo e o público entusiasmados com o ataque incrível que estão prestes a testemunhar. É algo sem o qual nenhum ataque épico estaria completo e definitivamente cria algumas frases cativantes que o público certamente lembrará e recitará de cor.

8. Protagonistas adolescentes

Uma verdadeira constante nos JRPGs e animes é que os personagens principais são quase sempre adolescentes que ainda estão em idade escolar, tendo seus ombros jovens sobrecarregados pelo fardo de serem protagonistas. Embora isso possa provocar suspiros de horror nos fãs adultos, os adolescentes que veem o conteúdo podem se relacionar mais com o protagonista central, o que é provavelmente a principal razão para isso.

Embora personagens adultos possam atuar em papéis coadjuvantes ou como antagonistas, cabe sempre ao azarado e improvável grupo de crianças se unir e salvar toda a humanidade. Mas com tantos animes fazendo uso desse tropo, talvez seja hora de soltar um bando de funcionários de escritório estressados para desabafar sobre qualquer monstruosidade que esteja bloqueando seu trajeto para o trabalho.

7. Episódios filler

Ame-os ou odeie-os, os episódios filler são predominantes em muitos animes convencionais, completando a contagem de episódios com um punhado, ou vários punhados, de episódios. A maioria das pessoas saberá o que essas palavras significam, mas para aquelas que não sabem, os episódios filler são pequenos arcos contidos em um ou dois episódios que não têm relevância para a história principal como um todo.

Embora pareça ruim na prática, alguns episódios filler podem ser divertidos na teoria, colocando alguns dos personagens mais estóicos em situações hilárias, como Piccolo tendo aulas de direção em Dragon Ball Z. Qualquer que seja a opinião dos fãs sobre os episódios filler, não parece que eles deixarão de existir em breve.

Leia também: Episódios filler não merecem sua má reputação

6. Aumento de poder

Emoções intensas ou uma luta pela vida – essas são as duas condições mais comuns que darão início a esse tropo do anime: aumento de poder. Com esse tropo, os personagens vão de 0 a 100, literalmente no caso de Mob Psycho, ganhando o poder necessário para virar a maré a seu favor. Muitas vezes é acompanhado por uma trilha sonora épica e muitos gritos do personagem em questão, o que pode torná-lo mais cafona do que qualquer coisa.

No entanto, é um tropo duradouro encontrado em qualquer anime que tenha combate e personagens com poder e provavelmente aparecerá  ainda mais no futuro.

5. Fan service

Apesar desse tropo ser chamado de fan service, muitas vezes pode causar divisão entre os fãs, com alguns gostando de sua inclusão em seus programas favoritos e outros considerando-o uma adição inútil e um tanto desconfortável. Mesmo assim, o fan service permanece quase constante na maioria dos animes, dando a alguns fãs o que eles desejam.

Embora nem todo fan service tenha o propósito de excitar os fãs, alguns deles são feitos para efeitos mais humorísticos ou irônicos, como no anime ridiculamente exagerado Keijo ou mesmo naquela cena infame de High School of the Dead.

4. Auto-inserir protagonistas

Um tropo comum no anime Isekai ou Shoujo é apresentar ao público um personagem de “quadro em branco”, alguém com muito pouca identidade própria e uma personalidade moderada que permite aos espectadores se projetarem neles, um tropo que também é encontrado em animes populares e séries de jogos como Persona.

Embora esse tropo ajude os fãs a se verem na tela e a viver indiretamente através deles, muitas vezes leva a ter um personagem principal excepcionalmente brando que não pode ser resgatado moldando suas decisões de acordo com o gosto do espectador, como um RPG faria. Apesar disso, é um tropo usado repetidamente em animes e que provavelmente continuará a ter uso futuro. Os fãs de anime só podem esperar que esse tropo não enfraqueça personagens interessantes.

Leia também: 10 webtoons com temáticas isekai para você ler

3. Triângulo Amoroso

Os triângulos amorosos são um tropo popular por si só, muito utilizado na mídia ocidental, mas isso não significa que o anime esteja imune a ele. Muitos animes ou séries Shoujo que possuem romance e um elenco provavelmente apresentarão um triângulo amoroso em algum momento, com um personagem e duas opções de romance elegíveis competindo por seu afeto.

Animes como Vampire Knight, Fruits Basket e Peach Girl são todos culpados de incluir este tropo que ajuda a adicionar um pouco de drama a uma história de romance comum. Embora adicione um toque de conflito que toda história precisa, os triângulos amorosos às vezes podem ser irritantes de testemunhar e certamente são usados em demasia em alguns gêneros de anime.

2. O poder da amizade

Quando uma pessoa não é suficiente para salvar o mundo, é hora de trazer alguns amigos para ajudar a equilibrar as probabilidades, pois o seu vínculo inquebrável irá superar qualquer mal! Essa é a ideia por trás do poder do tropo da amizade, e é frequentemente visto em animes voltados para o público mais jovem, embora haja algumas exceções a essa regra. Reforça para o público a ideia de que as pessoas não conseguem fazer isso sozinhas e que não há problema em pedir ajuda.

É uma boa lição para tocar nas mentes impressionáveis ​​das crianças, e pode ser por isso que é tão útil em anime. Mas também há uma boa lógica por trás desse pensamento, pois há força nos números e as pessoas que são bons amigos têm maior probabilidade de cooperar do que estranhos.

1. Estilo artístico fofo esconde um segredo obscuro

A maioria dos animes apresenta um estilo de arte fofo, com personagens com olhos de tamanhos exagerados e cabelos coloridos que não são alcançados naturalmente no mundo real, e às vezes esses animes são o que parecem na superfície – uma série de personagens fofinhos com aventuras slice of life. Mas quem assiste a esse tipo de anime deve estar ciente de que as coisas podem não ser o que parecem.

Um tropo comum usado nesses animes que parecem dolorosamente adoráveis ​​é que há uma escuridão sob a luz e, se o público continuar assistindo, logo verá os horrores ocultos. Um dos animes mais famosos por isso é School-Live (Gakkou Gurashi!), em que o personagem principal pensa que as personagens estão simplesmente curtindo a vida na escola, entregando-se a atividades extracurriculares, enquanto a verdade é que eles estão escondidos enquanto um apocalipse assola o mundo exterior.

Texto traduzido e adaptado do Game Rant

Leia mais sobre anime no GG!

Compartilhe: