Claymore

Teresa

teresa-claymore

Para situar: a história se passa no tempo medieval, em um continente que se dividia em 47 províncias. Além dos humanos, existem os Youma, monstros que se alimentam de vísceras humanas (eca) e que possuem a habilidade de se transformar em suas vítimas, absorvendo além da forma física, suas memórias e personalidade, permitindo que se infiltrem em vilas para se alimentar dos demais humanos. Então, uma organização secreta criou um grupo de guerreiras modificadas para proteger os cidadãos, popularmente chamadas de Claymores por conta das espadas que utilizam.

Quando era apenas uma recruta, Teresa temia muito os Youmas e sempre tentava fugir, sendo apelidada de “criança problemática”. Mas Teresa deu tudo de si para salvar os inocentes, tornando-se a claymore número 1 de toda a organização. Todo o trabalho de matança em seu cotidiano a tornou uma pessoa fria e solitária. Entretanto, Teresa mostra um lado gentil e carinhoso quando conhece Clare. Inicialmente, Teresa nega que Clare siga seus passos, já que preferia trabalhar sozinha. No entanto, ao ver a persistência de Clare, Teresa foi abrindo seu coração aos poucos.

A grande questão mostrada pela personagem é que tudo é possível. A “garotinha problemática” de repente tornou-se a mais poderosa guerreira, tudo através de inspiração e determinação (Rock Lee na veia – Guy sensei aproves!!!), inclusive abrindo mão de seus cabelos negros, traço físico que mais adorava em si, em busca de reconhecimento. Outro ponto importante explorado é a personalidade da personagem. Apesar de toda essa bagagem e fama de “má”, Teresa ainda revela sua gentileza, mostrando que nós temos várias facetas – e que não devemos nos envergonhar de quem somos!
terea-claymore

Ghost in the Shell

Major Motoko Kusanagi

motoko

Contexto: A história se passa depois de 2029, em um ambiente cyberpunk marcado pelo desenvolvimento de inteligência artificial. Surge uma nova tecnologia capaz de unir o cérebro à computação, criando uma espécie de trans-humanismo. O grande foco da história são as investigações criminais feitas pela Comissão Nacional Japonesa de Segurança Pública, especialmente na seção 9, especializada em crimes tecnológicos.

Motoko Kusanagi, apelidade de Major, um ser humano desenvolvido ciberneticamente que lidera a seção 9 combatendo os crimes com suas habilidades de dedução e combate. Embora apenas seu cérebro e um segmento de seu cordão espinhal sejam orgânicos, Kusanagi ainda apresenta personalidade humana, mostrando a distinção entre o homem e a máquina – vestígio denominado fantasma pela história. Major é uma grande mulher, dedicada, determinada, forte, independente e durona. Apesar de todo esse caráter frio que a relaciona com sua parte mecânica, Kusanagi mostra seu carinho pelos seus subordinados da seção, que em verdade são muito companheiros (inclusive, ela os trata com igualdade e respeito).

Apesar de uma de suas vestimentas ser um tanto quanto reveladora, Major é muito mais do que isso, revelando-se como um exemplo de força e atitude.

kusanagi-ghost-in-the-shell

 

Studio Ghibli

1) Arrietty de “O Mundo dos Pequeninos”

arrietty2

A história é simplista e maravilhosa: mostra a convivência entre os pequeninos e os seres humanos. Arrietty é uma garota pequenina que vive com seus pais Pode e Homily no assoalho de uma casa, de forma anônima. Arrietty é uma garota forte, brava, que sabe os riscos de se aventurar por aí e ser descoberta, e mesmo diante do perigo jamais hesita. Apesar dessa necessidade de ser sempre tão dura, Arrietty acaba deixando florescer uma amizade com Shawn, um garoto que começa a morar na casa. É um exemplo de coragem e independência.

arrietty

 

2) Sophie de “O Castelo Animado”

o-castelko-animado-2

Sophie com certeza é a personagem mais girl power do Studio Ghibli. Ela sempre foi invisível, trabalhando em seus chapéus e fitas. Eis que um dia, por conta de magia, Sophie acaba se transformando em uma velha e ninguém a reconhece. Mesmo com o choque, Sophie lidou muito bem com a situação, mantendo sempre a calma e deixando a vaidade de lado. Ao morar no castelo de Howl, Sophie se esforça muito para manter tudo no lugar e desempenhar seu papel. Sophie abre mão de muita coisa para salvar seus amigos, além de ser uma personagem que mostra muita compaixão. É um demonstrativo de que as mulheres podem – SIM – salvar o dia.

castelo-animado

3) San e Lady Eboshi de “Princesa Mononoke”

mononoke

O longa conta a história de Ashitaka, um príncipe de uma aldeia que acaba sendo amaldiçoado por um demônio ao salvar sua tribo de um ataque. Para ser curado, Ashitaka busca o deus da montanha mas, no caminho, o príncipe conhece San, uma guerreira filha adotiva do deus lobo que faz de tudo para salvar a floresta. Além disso, há uma fortaleza comandada pela vilã Lady Eboshi que tenta matar os espíritos para explorar a floresta.

San é uma personagem forte e determinada que não mede esforços para atingir seu objetivo. Por ter sido criada pelo deus lobo, é um tanto quanto violenta, mas é um tipo de heroína um tanto quanto diferente do que estamos acostumados. A maioria das personagens femininas que encontramos são bravas, fortes, mas San me chama a atenção pela selvageria pouco comum nas mulheres retratadas em desenhos, animes, mangás e filmes. Mesmo com tal comportamento, San ainda prova que é possível fazer o certo quando se tem perseverança.

mononoke-2

Gostaria de abrir um parênteses para a vilã Lady Eboshi. De certo, ela não é uma personagem com boas índoles na questão de explorar a floresta, mas possui uma personalidade deveras intrigante. Lady Eboshi, apesar de suas más intenções, abriga prostitutas e leprosos, dando emprego a eles, já que são marginalizados pela sociedade. Achei uma característica digna de atenção, já que quando mais precisavam, ela foi a única que lhes estendeu a mão. Embora não seja uma heroína, com certeza Lady Eboshi merece destaque.

princessmononoke_2

 

 Continua que tem mais! x)

Páginas: 1 2 3

Compartilhe: