4) Chihiro de “A viagem de Chihiro”

chihiro-2

Chihiro é uma personagem bem conhecida pelo mundo do Studio Ghibli e um exemplo de força de vontade. Chihiro faz de tudo para salvar Kohaku e seus pais, inclusive passar por situações em que jamais tomaria uma determinada posição, mas o fez por amor a seu amigo e família. Chihiro passa por maus bocados, mas nunca perde a esperança nas coisas, e o mais importante: não perde a fé em si mesma.

chihiro

Leia um post sobre o Studio Ghibli aqui.

Puella Magi Madoka Magica

Madoka Kaname

madoka

História: um dia, Madoka Kaname, uma garota de apenas 14 anos tem um sonho onde vê uma menina lutando sozinha contra um monstro. Na escola, no dia seguinte, descobre que a garota era Homura Akemi, uma novata que acabou de se transferir. No mesmo dia, Madoka ouve alguém pedindo socorro e então encontra Homura perseguindo um Kyubey, uma criaturinha. Nesse impasse, Madoka, Sayaka Miki (sua amiga) e Homura ficam presas em uma dimensão paralela onde há diversos monstros. Kyubey explica às garotas que tais criaturas comem humanos (nos dois sentidos) e as influenciam a fazer coisas abomináveis. Se elas concordarem em se tornar Puellae Magi, caçadoras de bruxas, Kyubey realizará um desejo.

Não que as outras personagens não sejam importantes, mas escolhi Madoka por apenas uma diferença: ela é a mais kawaii das personagens.

– Mas Mindy, estamos falando de girl power!!!

Calma, pequeno gafanhoto! A grande questão desse anime é justamente a “fofisse” da coisa. Existem sim lutas e todo o enredo e cenário de um Mahou Shoujo, mas não se tratam de menininhas frágeis de roupinhas curtas que querem a paz mundial como parece ser. Esse clichê kawaii serviu como uma grande reviravolta por cima dos rótulos. Madoka é detentora de um poder imenso e mostra que essa mania de rotulação deveria ser abolida, criticando intencionalmente a sociedade japonesa, mais dura em relação a algumas questões exploradas ao longo do anime, nas quais Madoka é grande destaque – não quero entrar em spoilers, desculpa se ficou alguma mensagem oculta perdida.

madoka-2

Kill la Kill

Ryuko Matoi

kill-la-kill-2

Acompanhamos a trajetória de Ryuko, uma garota de 17 anos que está em busca do assassino de seu pai. Tudo o que restou do crime foi metade de uma tesoura, uma arma capaz de destruir os uniformes goku, roupas que dão super poderes a quem os utiliza.

Um ponto importante de ser debatido é justamente o uniforme. Ryuko utiliza uma roupa que praticamente não cobre seu corpo e sua transformação a deixa praticamente nua. No início, confesso que me desiludi um pouco, acreditando que se tratava de um anime destinado a garotos, mas embora haja um enfoque ecchi, há toda uma razão para que o uniforme de Ryuko seja assim.

Além disso, Ryuko é muito determinada. Basicamente, Ryuko vive para vingar seu pai e descobrir a verdade sobre sua morte. Outra característica importante na protagonista é que sua melhor amiga é completamente o oposto em se tratando de personalidade, cultivando a diversidade nos círculos de relacionamentos. Cheia de humor, Ryuko jamais desiste de seu objetivo.

Leia um post sobre Kill la Kill aqui.

kill-la-kill

 

Akame ga Kill

Leone

akame-ga-kill

Contextualizando: Tatsumi, um garoto, sai de sua vila para se alistar no exército, pois acha que será feliz ajudando as pessoas e ganhando dinheiro. Entretanto, Tatsumi se desilude quando vê que o exército, chamado de Capital Imperial, é uma organização violenta e corrupta. Existe um grupo rebelde chamado Night Raid, pessoas que percebem tal corrupção. Diante de uma experiência difícil, Tatsumi fica confuso quanto ao seu senso de justiça e descobre que a verdadeira intenção do grupo rebelde é libertar a capital do governo atual. A líder do grupo chama-se Najenda, uma mulher extremamente poderosa. Cada um dos integrantes tem uma arma diferenciada de acordo com suas características, chamada Teigu.

O anime em si se destaca pela grande quantidade de mulheres em posições significantes. Por exemplo, um grupo criado para defender a Capital Imperial chamado Jaegers também é liderado por uma mulher, chamada Esdeath. As lutas são violentas e as personagens não são menosprezadas de forma alguma. Além dessas personagens, Leone também merece destaque. Ela vive em meio aos homens, bebendo e zoando junto a eles, mas exigindo sempre o mesmo tratamento, sem qualquer diferencial. Ela é muito bem humorada, mas não se engane: ela nunca hesita diante de um objetivo.

leone-akame-ga-kill

Vitamin

Sawako Yarimizu

vitamin-capa

Já imagino a cara de vocês vendo esse mangá na posição #1 do meu ranking. Mindy, por que você não escolheu fulana? Por que você não falou de ciclana, faltou ela no top 10. Acalmem-se, gafanhotos!

Vitamin é um mangá que me surpreendeu de tantas formas que eu nem eu mesma acredito. Trata-se da trajetória de Sawako, uma garota de 15 anos que passa por abuso sexual, bullying e humilhações sem fim. Além disso, Sawako também sofre muito em casa por ser muito comparada a sua irmã mais velha. A protagonista passa por momentos muito difíceis, confesso que me senti imensamente triste quando terminei de ler o mangá, que aliás é constituído de volume único. Mas Sawako encontra sua “vitamina” e consegue passar por tudo isso de uma forma absurdamente admirável. Ela sim é o maior exemplo dessa lista – em minha opinião – porque ela deixa todos com a cara no chão, mesmo após todo o sofrimento que passou.

Uma resenha desse mangá está para sair, aguardem xD

vitamin

 

Pois é gente, esse foi meu top 10 :3

Gostou? Conta pra gente o que você acha dessas personagens nos comentários!

Você pode conferir uma lista feita pela Liao do mesmo tema aqui.

Páginas: 1 2 3

Compartilhe: