Artista fala sobre a importância da representação e diversidade de personagens femininas nos games

lara_croft_tomb_raider-HD

Fica de olho nas dicas!

Já rolou aqui entrevista sobre como a importância de escrever personagens femininas para os games. Você pode conferir a entrevista aqui. Agora é a vez da artista Carolina Porfírio (Fight Like a Girl) falar sobre a importância da representação e diversidade das personagens femininas no mundo dos games. Se você está pensando em desenhar ou modelar uma personagem dá uma conferida na entrevista!

Carolina Portfírio

Carolina Portfírio

Você pode descrever suas experiências como artista na área de games?

Possuo uma pequena empresa de jogos (Kuupu). Além dos jogos pessoais, como o Exodemon que está no Greenlight da Steam, realizo freelances pra outros empresas e desenvolvedores indies, sua grande maioria de fora do Brasil.

Quais são as suas personagens favoritas no mundo dos jogos eletrônicos e por quê?

Acho que minha personagem favorita nos jogos é a Chell de Portal. Amo Portal, amo o modo que quase podemos sentir que somos ela e como ela, ser mulher, não muda em nada a imersão que o jogo causa.

Chell Portal

E quais personagens você menos gosta e o que mudaria nelas?

Lembro que quando joguei FF7 pela primeira vez, amei a Aerith. Adorava  tudo nela. Joguei Crisis Core onde dá pra conhecer mais sobre ela. E nesse ponto descobri como ela é uma personagem com um background bem construído e mesmo assim é destacada para se tornar motivação pro protagonista. Não odeio ela. Acho que não odeio nenhuma personagem, mas sim os roteiristas que destroem elas.

Aerith/Aeris (Final Fantasy VII/Final Fantasy Crisis Core)

Aerith/Aeris (Final Fantasy VII/Final Fantasy Crisis Core)

Existem personagens que são desenhadas/modeladas com roupas que não condizem com sua personalidade ou profissão, por exemplo. Por que isso acontece e por que é importante que as características físicas e roupas seja compatíveis com a personalidade ou profissão da personagem? E Qual a importância da diversidade de personagens femininas nos games?

Acho que nesse ponto é importante lembrar da representatividade. Mulheres não se enxergam em jogos. Mesmo sendo um mundo fictício, é mais fácil um homem (branco e hetero)  se enxergar representado no jogo do que uma mulher. Personagens femininas sexy tem aos montes em diversos jogos, mas dificilmente encontramos personagens fora desse estereótipo. Ainda que personagens sexy possam ser muito interessantes, a sexualidade das personagens é sempre explorada em primeiro plano, independente da real personalidade e intenção da personagem, deixando toda a profundidade escondida atrás dos peitos, bundas e poses sexy. Overwatch traz personagens diferentes e que lembram mulheres reais (que podemos nos identificar) sem problema nenhum. Mulheres podem se sentir representadas, basta os desenvolvedores quererem isso.

Overwatch

Overwatch

Quais dicas você pode dar para quem quer desenhar/modelar personagens femininas?

A personagem não precisa realmente ser um modelo de mulher idealmente forte, estamos desenvolvendo o jogo Exodemon onde a personagem principal é uma mulher, em nenhum momento isso é explicado para o jogador ou demonstrado na pratica que ela é uma mulher, acho que o ponto é justamente esse, você raramente deveria justificar uma característica de um personagem usando a desculpa “ela é assim porque é mulher”.

Quem escreve? Rany

Graduada em Jornalismo e Jogos Digitais e pós-graduada em Mídia Digitais. Fã incondicional de As Crônicas de Gelo e Fogo, Tolkien, Fables, Tarantino, Miyazaki, Okami, Dragon Age e Mass Effect. Divido meu tempo livre com os meus vícios em séries de tv, filmes, livros e games.