Vem descobrir com a gente!

No episódio final de Avatar: A Lenda de Aang, o nosso protagonista encontrou uma forma de poupar a vida do seu maior inimigo, o Senhor do Fogo Ozai. Mas para muitos, uma pergunta continuou sem resposta: o que aconteceu com o ex-tirano?

O que muitos não sabem é que a história continuou nos quadrinhos, que revelaram parte da vida de Ozai após sua prisão, e sobre como ele continuou tentando manipular as pessoas mesmo nesta condição.

Mas um ponto importante a se enfatizar aqui é: ainda que ele tenha sido o vilão principal da série animada, Ozai não chegou a aparecer muito até o final da história. A série preferiu focar no treinamento de Aang nos quatro elementos, a fim de derrotar Ozai antes da chegada do Cometa de Sozin, o que permitiria destruir o “rebelde” Reino da Terra.

Ao não dar muito foco a Ozai, A Lenda de Aang o construiu como o inimigo imparável, irrefreável, do qual não era sequer possível chegar perto. Sua presença era muito maior só em seus filhos: o medo de Zuko e seu desespero em busca de aceitação, e a admiração inabalável de Azula por seu espírito de conquistador.

No episódio final em quatro partes, “Cometa de Sozin”, Aang se esforça para encontrar uma maneira de derrotar Ozai em sua batalha final sem ter de matá-lo, uma vez que isso vai contra os seus princípios pacifistas. E ele encontra a resposta quando uma tartaruga-leão o ensina a arte da dobradura de energia, que pode ser usada para remover a capacidade de dobradura de uma pessoa. A luta termina com Ozai perdendo sua habilidade de dobradura de fogo, o que acaba com o confronto contra o Reino da Terra e coloca Zuko no trono como o novo Senhor do Fogo. Mas esse não foi o último episódio envolvendo Ozai.

Zuko procura Ozai em busca de conselhos

A sequência de A Lenda de Aang começa com uma trilogia chamada “A Promessa”, em que Zuko enfrenta as responsabilidades como novo Senhor do Fogo, dividido entre corrigir os erros do passado contra o resto do mundo, ao mesmo tempo que precisa defender o seu povo. Como ele só conhece uma pessoa que teve de lidar com esse tipo de responsabilidade, Zuko se vê forçado a visitar seu pai na prisão e pedir seus conselhos. Agradado pela possibilidade de colocar suas garras em seu filho novamente, Ozai diz a Zuko que pessoalmente nunca teve dificuldades com a questão sobre qual lado tomar, porque como Senhor do Fogo, ele acreditava que “não existe certo ou errado, mas sim o que você decide… Você é o Senhor do Fogo. O que você escolher é, por definição, o certo”. Mas depois de quase entrar em guerra com Aang e o Reino da Terra, Zuko prefere não se tornar um Senhor do Fogo como o seu pai.

Porém, essa não é a última cena em que Ozai aparece.

Ozai reencontra a mãe de Zuko

A trilogia seguinte de quadrinhos, “A Busca”, conta a história de Zuko tentando descobrir o paradeiro de sua mãe, e nesse processo ele acaba descobrindo informações muito mais profundas sobre quem é Ozai como pessoa. Graças a uma carta escrita pela mãe de Zuko, Ursa, Ozai começou a acreditar que Zuko não era de fato seu filho biológico (e é revelado posteriormente que Ozai estava errado sobre isso). Esse era o motivo do favoritismo de Ozai com relação a Azula, e também a causa do seu tratamento em relação a Zuko, banindo-o do reino com uma missão praticamente impossível. Mas Zuko consegue reencontrar Ursa e a convida a voltar para o Reino do Fogo, para viver com ele no palácio em outra história, “Fumaça e Sombras”.

Ursa continua sofrendo com o trauma de seu casamento com Ozai, que ela havia tentado apagar da memória por vários anos. Ela é particularmente temerosa que algo possa acontecer com sua filha, Kiyi (meia-irmã de Zuko) – o que de fato se concretiza quando Azula sequestra a garota junto a várias crianças da Nação do Fogo. Depois que Zuko consegue impedir Azula e Kiyi é resgatada, Ursa finalmente reúne a coragem que precisava para visitar seu ex-marido na prisão. Chegando ao local, Ozai parece inicialmente feliz, mas rapidamente perde o controle, gritando ameaças impotentemente e exigindo que Ursa implore por misericórdia.

Vendo-o assim, enjaulado, Ursa finalmente percebe quem ele realmente é: “Apenas um pequeno, pequeno homem, tentando com toda sua força parecer grande”. Ela dá as costas, ignorando suas palavras de que ela deveria voltar e se submeter a ele.

Essa é a última vez que vemos Ozai nos quadrinhos, e um final justo para o antigo Senhor do Fogo. Uma vez que não há nada que indique o contrário, possivelmente ele passou o resto de sua vida naquela cela, mantido vivo, mas gradualmente esquecido tanto por sua família quanto por seu povo. Exatamente o que tiranos merecem.


Fonte: Screenrant

Leia mais sobre Avatar aqui no site!

Compartilhe: