Os celulares estão sempre a uma mão de distância e continuam sendo a plataforma predileta para jogar!

Você certamente já ouviu falar que os jogos mobile são viciantes, mas já se perguntou quais são seus efeitos no cérebro? Os jogos para celular estão ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas por sua capacidade de mergulhar os jogadores em um ambiente onde tudo é possível, inclusive renascer quantas vezes for necessário para vencer. Por isso, convidamos  Lívia Ciacci, mestre em Neurociência para explicar o que acontece no cérebro quando jogamos.

Segundo ela, várias áreas do cérebro promovem mudanças eletroquímicas que caracterizam impulsos nervosos e, durante as horas jogando Brawl Stars, Candy Crush, Call Of Duty ou outros jogos populares, não seria diferente, principalmente porque jogar faz parte do nosso estado mental desde o nascimento e ganhou novas possibilidades com a chegada dos jogos mobile, para PC e console. No Brasil, 3 em cada 4 pessoas jogam algum game, segundo a PGB 2022, e os smartphones continuam sendo a plataforma mais popular entre as brasileiras.

jogando no celular
Foto: Reprodução/Riot Games

Para a especialista, essa preferência está relacionada ao fato de que nos momentos de jogatina “o cérebro é capaz de evocar um estado mental explorador e curioso, e, ainda, recebe recompensas que reforçam a motivação para continuar e passar mais uma fase”. Mas, isso não significa que os games causam dependência, apenas que liberam boas doses de dopamina no gânglio basal (área do cérebro), mesmo neurotransmissor envolvido com o sentimento de euforia, assim como a endorfina, que aumenta a sensação de prazer.

Além disso, a neurocientista pontua ainda que não existem estudos que comprovem que jogar no celular em excesso causa algum tipo de vício. De acordo com ela, “na grande maioria dos casos, as pessoas que passam muito tempo jogando (qualquer tipo de jogo) apenas tem problemas para controlar a criação de hábitos, sendo necessário equilibrar o autocontrole e regular melhor a rotina”, finaliza.

Leia mais sobre games no Garotas Geeks.

Compartilhe: