Exposição sobre Marie Curie no Museu da Energia apresenta a vida da primeira mulher a receber o Prêmio Nobel

Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive nas ciências! Por isso é tão importante conhecer a trajetória da física e química polonesa naturalizada francesa, Marie Curie. Ela é uma das maiores cientistas de todos os tempos, pioneira nas pesquisas sobre radioatividade.  Marie Curie é até hoje a única mulher a receber o prêmio Nobel duas vezes: um de física (1903), pelas suas descobertas no campo da radioatividade, e outro de química (1911), pela descoberta dos elementos químicos Rádio e Polônio.

Um exemplo de determinação, coragem e perseverança, Marie enfrentou inúmeros obstáculos para prosseguir na carreira de cientista.

Para quem mora em São Paulo, a dica é conferir a exposição Marie Curie 1867-1934, que pode ser vista até 26 de março, no Museu da Energia de Salesópolis  (Estrada dos Freires, km 06 – Freires, Salesópolis/SP, de terça a sábado, das 10h às 17 h).

Exposição Marie Curie - foto CDCC - Centro de Divulgação Científica e Cultural
Exposição Marie Curie – Crédito: CDCC – Centro de Divulgação Científica e Cultural

Desenvolvida pelo Instituto Curie de Paris, a mostra conta com 13 painéis sobre a vida dessa grande cientista. O objetivo da exposição é os divulgar os feitos da cientista.

A exposição foi originalmente criada em 2011, ano consagrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Química, em comemoração ao 100º aniversário do Prêmio Nobel de Química, conquistado pela cientista franco-polonesa Marie Curie.

Exposição Marie Curie - Crédito: CDCC - Centro de Divulgação Científica e Cultural
Exposição Marie Curie – Crédito: Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC)

Dica Garotas Geeks

Radioactive Netflix
Radioactive – Imagem: Netflix

A trajetória da cientista, é conferir o filme Radioactive, que está disponível na Netflix. Movida por uma mente brilhante e uma grande paixão, Marie Curie (interpretada por Rosamund Pike) embarca em uma jornada científica com o marido, Pierre Curie. Suas descobertas vão mudar o mundo.

O filme é dirigido por Marjane Satrapi (autora e diretora de Persépolis) a partir de um roteiro adaptado da graphic novel de Lauren Redniss. O longa-metragem mantém vivo o legado de Marie Curie, como cientista e também em heroína inspiradora.

Confira mais dicas de filme aqui.

Compartilhe: