A tarefa de casa é assistir animes!!!!

Se tem uma coisa que divide muito as pessoas que fazem faculdade é a famigerada ~matéria optativa~, em que você precisa colocar algo a mais no seu currículo e pode assistir algumas aulas de outros cursos, ou até mesmo do seu próprio curso, como atividade complementar. E então você se depara com uma enorme lista de aulas que você pode fazer, mas que na verdade não gostaria. MAS imagine se você se depara com uma matéria chamada “Leitura e Escrita sobre Garotas Mágicas”? COM CERTEZA essa seria a minha opção xD

SIM, essa matéria existe! Ela foi realizada na Universidade da Carolina do Sul, nos EUA, como uma das matérias de inglês introdutório, com análises mais profundas objetivando personagens femininas famosas no universo dos animes e desenhos animados no geral.

curso-faculdade-garotas-magicas-anime-1

Mas Mindy, por que usar esse tipo de abordagem? O ponto, segundo a Universidade, é fazer com que os alunos se animem a escrever através da interação com a mídia a partir de uma temática diversa dos tradicionais livros antigos de autores, na maioria das vezes mortos. Além disso, o curso aborda outros assuntos da temática atual, o que você pode confirmar através dos objetivos da disciplina:

  • Compreender os tópicos básicos e as metodologias do gênero.
  • Usar o gênero para introduzir princípios básicos do feminismo.
  • Perguntar se interesses de nicho como o anime podem elaborar sobre questões teóricas de estética versus política de uma forma significativa.
  • Conectar o gênero de garotas mágicas a questões maiores de importância política.
  • Ensinar os alunos a escrever (LEMBRETE: é um curso de inglês de nível introdutório)

Dessa forma, foi elaborado um roteiro contando com algumas obras consideradas importantes no universo das Garotas Mágicas, além de enfoques específicos em alguns episódios (e por isso a tarefa de casa na maioria das vezes é assistir aos episódios). Confira a “bibliografia”:

Little Witch Academia
Sailor Moon: “O nascimento da estrela da Lua!”
Cardcaptor Sakura: “Sakura e o Festival de artes da escola”
Revolutionary Girl Utena: “Nanami’s Egg”
Bakemonogatari: “Cat Tsubasa: Parte 2”
Puella Magi Madoka Magica, em Sua totalidade.
As Meninas Superpoderosas: “Igualdade de lutas”
Steven Universe: “Um beijo indireto”

EU SEI que você neste momento está pensando que gostaria de ter essa matéria como opção na sua faculdade (ou que de repente você ficasse rico e estudasse na Universidade da Carolina do Sul), então deixo aqui uma das palestras do professor que ministra a disciplina, explorando a personagem Sailor Moon. Confira:

Atenção: O vídeo pode estar bloqueado dependendo da sua região.

https://www.youtube.com/watch?v=hVehcW4fC1g

O curso foi um sucesso e, aparentemente, com o tempo, deve chegar de forma semelhante a outros lugares do mundo. No Japão, é muito mais comum a utilização de animes como base para análises em cursos de faculdade. A Universidade de Tóquio já abordou Madoka Mágica, enquanto outras faculdades já se valeram de Bakemonogatari em aulas de literatura e  Jojo’s Bizarre Adventure em aulas de Geografia.

O que você acha desse tipo de abordagem nas universidades? Conta pra gente nos comentários xD

Fonte: AnimeXis

Compartilhe: