E que jogo!

Desde o lançamento do primeiro game Drake’s Fortune em 2007, o protagonista Nathan Drake passou por poucas e boas ao lado de Victor “Sully” SullivanElena Fisher atrás de tesouros e cidades perdidas. O jogo se passa três anos após os acontecimentos de Uncharted 3: Drake’s Deception (2011). Em Uncharted 4: A Thief’s End, Nathan está casado com Elena, vivendo uma vida normal e aposentado da sua vida de caçador de tesouro. Até que seu irmão mais velho, Samuel Drake, que havia supostamente morrido em uma prisão no Panamá quinze anos antes, aparece pedindo sua ajuda para encontrar o tesouro do pirata Capitão Henry Avery para pagar seu débito com o criminoso Hector Alcázar por tê-lo ajudado a escapar da prisão. Nathan, juntamente com Sam e Sully, saem em busca do tesouro que pode ser encontrado na cidade pirata de Libertalia. Claro que eles não são os únicos em busca das riquezas de Avery. O caçador de tesouros, Rafe, e a líder dos mercenários Shoreline, Nadine, também estão na disputa.

Um jogo sobre relacionamentos

Sam e Nathan

Os relacionamentos e os personagens são os pontos altos de Uncharted 4: A Thief’s End, são o que dão vida a narrativa do jogo. Até então, a existência de Sam nunca foi mencionada na franquia. Através dos diálogos com Nathan e flashbacks na época que ambos eram adolescentes e no início da vida adulta, é mostrado o relacionamento deles e a personalidade de Sam. Ambos ganham um passado com direito a justificativa do nome Drake, e como foram influenciados pela sua mãe. Os irmãos estão sempre se ajudando. Nathan faz de tudo para salvar Sam, incluindo colocar a amizade com Sully e seu casamento com Elena em risco. Sam é ambicioso e fará de tudo para conseguir o tesouro do pirata.

Elena e Nathan

Sully

O relacionamento e o casamento com Elena são outro ponto alto do game. É possível explorar a casa deles e observar a vida que construíram juntos, os objetos que fazem parte do seu cotidiano de casal até os tesouros que servem como referência as aventuras dos jogos anteriores, é possível ver como o relacionamento deles flui com naturalidade, discussões e bom humor. Sullivan também está de volta para ajudar Nathan e Sam e ser a voz da razão. Ele ajuda os irmãos como pode, indo e voltando durante a narrativa com seu hidroavião.

Puzzles e muita ação

Uncharted 4 FB

Ação e aventura não faltam na série Uncharted. Nathan pratica parkour, sobe em construções antigas e montanhas, usa um gancho para se deslocar ou atacar seus alvos. Existem duas formas de passar pelos inimigos: atirando ou no modo stealth (seja para matar os mercenários furtivamente ou passar completamente despercebido). Para isso, gramas altas escondem Nathan e seus aliados. Os inimigos possuem três cores de sinalização (branco, amarelo e vermelho) que vão desde pensarem ter visto alguma coisa até de fato começarem a atirar. Os mercenários ficam se movimentando pelo cenário, então todo cuidado é pouco. Estude primeiro os movimentos deles e suas localizações para depois montar sua estratégia. Armas não faltam para Nathan, e ele ainda pode jogar granadas e dinamites nos inimigos ou atirar em barris com explosivo. Dá para pegar armas e munições dos inimigos mortos. Também dá para enfrentar os inimigos com o punho, mas se ele estiver protegido com capacete ou uma roupa de proteção, a luta fica mais difícil. O estilo de combate é bem simples. O game também tem momentos de perseguição frenética tanto na terra como no mar. Nathan precisa matar os inimigos e dirigir por cidades ou estradas enlameadas e escapar de navios afundando.

O jogador precisa desvendar os puzzles desafiadores para abrir uma porta ou encontrar novas pistas que ajudam a chegar mais perto do tesouro escondido. Em seu caderno de desenhos, cartas e notas, Nathan pode encontrar solução para um determinado puzzle.

Gráficos

Nathan Drake

Os gráficos de A Thief’s End são impressionantes. O estúdio Naughty Dog caprichou nos personagens e os deixou mais humanos e realistas. A captura de movimento utilizada pelos atores dão mais naturalidade aos movimentos corporais e expressões faciais aos personagens. Claro que os gráficos de melhor qualidade são utilizados nas cenas de CGI, mas fora isso eles não deixam a desejar.

Os cenários são lindos e cheios de detalhes. Nathan passa por diversos lugares desde a Escócia até Madagascar, por florestas, ilhas, fundo do mar e cavernas. E você pode aproveitar para explorá-los, encontrar tesouros, cartas e notas, ou simplesmente aproveitar e admirar o excelente trabalho de construção de cenário. Libertalia, a cidade pirata e utópica, é um show à parte. Parte da cidade foi invadida pela floresta, outra foi inundada e outra destruída. O trabalho de reconstrução de residências e objetos do século 17 são impecáveis. O trabalho de fotografia é surpreendente com suas luzes e sombras e sua utilização das cores para cada cenário. A forma como utilizam piratas reais e inserem na narrativa é verdadeiramente incrível.

Dá para qualquer pessoa jogar?

Uncharted 4 A Thiefs End

Mesmo para quem nunca jogou nenhum game da série é possível jogar Uncharted 4. O jogador ficará perdido em algumas referências (através de diálogos e tesouros) às jornadas anteriores de Nathan, mas nada que atrapalhe o entendimento da narrativa ou andamento da história. Aliás, para quem não teve oportunidade de jogar os três primeiros games da franquia (Drake’s Fortune, Among Thieves e Drake’s Deception), a desenvolvedora Naughty Dog lançou uma versão remasterizada para Playstation 4 chamada Uncharted: The Nahtan Drake Collection.

uncharted-lost-legacy

O quarto game da série vai ganhar esse ano uma DLC que se passa depois dos acontecimento do quarto jogo. Uncharted: The Lost Legacy é protagonizada por Chloe FrazerNadine Ross. A DLC ainda não possui data oficial de lançamento.

Se você é fã da franquia ou curte games de ação e aventura Uncharted 4: A Thief’s End é a escolha certa. A história da caça ao tesouro do pirata Henry Avery, a misteriosa cidade de Libertalia e seus segredos escondidos, os relacionamentos de Nathan com Elena, Sam e Sully, e a disputa com Rafe e Nadine prendem o jogador do início ao fim do jogo. Uncharted 4 consegue ser um dos melhores jogos da atual geração de consoles. O game é uma homenagem à jornada de Nathan e seus companheiros e um fim digno da franquia. Nathan, Sam, Elena e Sully vão deixar saudade.

Uncharted 4: A Thief’s End foi lançado dia 10 de maio de 2016 e exclusivo para Playstation 4. O game ganhou nas categorias de Melhor Narrativa e  Melhor Performance no The Game Awards 2016.

Assista ao trailer de Uncharted 4: A Thief’s End:

Compartilhe: