Desistir às vezes faz bem!

Desistir é parte da condição humana, ainda que muitas vezes o nosso impulso natural seja de continuar lutando ao enfrentar imensas adversidades. Mas como qualquer pessoa que tenha vivido no mundo real por mais de um segundo pode afirmar: nem sempre as coisas dão certo. Especialmente nos videogames. As vezes você precisa começar de novo e tentar outra vez. E um recomeço bem pensado pode ser uma ferramenta útil de aproveitamento do tempo, fazendo você se poupar inclusive de muito aborrecimento. Não existe uma fórmula mágica, mas esse post tem como objetivo dar algumas dicas sobre quando vale a pena recomeçar um nível ou carregar um checkpoint.

1. Quando sua barra de HP é destruída

Se a sua barra de HP (ponto de vida) chega a zero, a maior parte dos jogos irá carregar automaticamente o último checkpoint. Por vezes, seu HP apenas chegou a um ponto em que você ainda está vivo, mas não tem chances de vencer a luta. E isso é especialmente verdadeiro quando tratamos de jogos baseados em turnos, em que seu time pode não ter muita vida ou capacidade de causar danos nos primeiros níveis. Se as coisas estão ficando ruins, você não precisa ficar ali parado, assistindo humilhado enquanto seu time é destroçado. Talvez a melhor opção seja começar de novo.

Se o fracasso é iminente, ainda que não tenha acontecido ainda, considere voltar um pouco. Talvez reiniciar a batalha contra um chefe seja a melhor opção quando você é forçado a passar mais tempo fugindo e evitando ser atingido do que explorando o padrão de movimentação dele. Não há vergonha em admitir que as chances não estão do seu lado e que a melhor opção é recomeçar a luta.

2. Quando seu time não vale a pena

A natureza não sistemática de montagem de equipes faz com que nos jogos multiplayer você possa acabar caindo em um time não muito bom. E não estamos falando sobre a habilidade no jogo. Muitas vezes você simplesmente cai em um time que não gostaria de participar. Seja porque estão levando o jogo na brincadeira ou por coisas piores. Não há nada de errado em abandonar uma partida do tipo.

Se seus companheiros de time são preconceituosos, eles não merecem um segundo de hesitação. Ao ouvir algo racista, machista ou discriminatório de qualquer natureza, ligue o foda-se e volte para o lobby (não esqueça de dar report antes, claro). Sua saúde mental agradece.

3. Você perdeu a oportunidade de alcançar uma conquista

Fato: todo mundo ama conquistas (essa é outra pitada da condição humana). Mas às vezes parece que sua missão foi toda em vão. Uma escolha errada em um RPG. Uma área deixada para trás em um jogo de plataforma. Em battle royales, você pode começar em um local distante de onde cumpriria seu objetivo. Em jogos de tiro, você pode ter errado tiros suficientes para não completar aquele objetivo antes do fim do nível. Às vezes, tudo que você precisa é refazer alguns cálculos mentais e começar novamente com a cabeça fresca.

4. Você começou uma batalha longa com o equipamento errado

Todos nós já fomos pegos de surpresa por uma batalha contra um chefe com o equipamento errado. Ou às vezes, você achou que estava preparado para uma batalha contra um chefe, mas ele é completamente diferente do esperado. Se você entra em uma batalha com as armas erradas ou habilidades mal otimizadas, provavelmente você terá tempos difíceis a frente.

Nesses casos, recomeçar a luta pode economizar muito tempo. Não importa qual é o jogo, aprender a perceber os momentos em que você quase não está diminuindo a barra de vida do tamanho da tela é algo importante. A verdade é que se esse é um jogo em que você utiliza diversos equipamentos e deve manusear um inventário enorme, alguns acertos no equipamento podem mudar completamente o curso daquela batalha impossível.

5. Seu tempo está ruim em um desafio de velocidade

Vários jogos possuem desafios de velocidade, que podem ser escolhidos por você ou jogados na sua cara de forma que você só possa retornar ao que estava fazendo depois de completá-lo. Em vários jogos, eles são a única forma de ganhar acesso a novas habilidades ou equipamentos. E se você começou mal o desafio ou está no meio dele, mas já consegue perceber que não irá completá-lo a tempo, é melhor começar novamente. Uma tentativa fracassada pode ser um bom treino, mas recomeçar uma corrida que você já sabe que não vai ganhar pode prevenir uma boa carga de frustração.

6. Você começou muito mal

Sempre que você começa a jogar um roguelike, é normal que tenha de começar do zero: equipamento aleatório, design aleatório das masmorras, inimigos aleatórios. Digamos que você comece o jogo com o pior equipamento possível. Ou que tenha levado dando excessivo em um nível inicial e isso prejudique suas possibilidades de chegar aos níveis mais altos. Ou talvez simplesmente não goste da forma como a partida foi gerada. Você não precisa se torturar. Não deixe de pensar um pouco em como fazer isso. Alguns jogos não terão nenhuma consequência. Em muitos deles, você poderá levar sua pontuação para outras partidas. Às vezes é mais interessante garantir que levará seu dinheiro e pontuação para a próxima rodada.

E claro, não podemos ignorar Animal Crossing aqui. Não começou o jogo com pêssegos? Já sabe o que fazer!

No final das contas, nenhum guia de internet vai poder te dizer exatamente o que fazer. Alguns jogadores preferem se desafiar ao enfrentar a adversidade. Outros preferem apenas se divertir, mas tem medo de julgamentos quanto a começar tudo de novo. A verdade é que não existe fórmula perfeita para dizer o tempo ou momento correto para se jogar a toalha. A melhor forma continua sendo (e sempre será) seguir a sua intuição.


Texto traduzido da Kotaku.

Compartilhe: