É difícil negar que o primeiro trailer de O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos, da Disney, surpreendeu. Foi bonito, foi estranho e ainda colocou um tapa-olho no Morgan Freeman. Mas o novo trailer nos mostra um pouco mais sobre a história, sobre o mundo e sobre o sotaque bizarro que a Keira Knightley resolveu adotar. O filme ainda parece interessante, mas a magia parece ter se perdido um pouco.

O filme é a adaptação para live-action do balé do Quebra-Nozes e do conto de E. T. A. Hoffmann, estrelando Mackenzie Foy como Clara. De acordo com o trailer, a falecida mãe de Clara era uma incrível inventora, responsável pela criação de um mundo paralelo sobre o qual reinava. Agora, Clara é sua princesa e deve salvar os três reinos – Terra dos Flocos de Neve, Terra das Flores e Terra dos Doces – da Mãe Ginger (Helen Mirren), a regente encantadora de ratos do misterioso quarto reino.

O enredo é muito parecido com O Mágico de Oz e As Crônicas de Nárnia, mas o desapontador é ver algo como o Quebra-Nozes se tornar em uma glorificada narrativa do “Salvador Escolhido”. Isso tira um tanto do encanto. Apesar disso, devemos reconhecer que trata-se de um filme infantil e que a história não pode ser muito confusa para que possam acompanhá-la. Apesar disso, tornar o filme menos atraente para o público em geral, não acaba com a obra. Só a torna um pouco genérica. Apesar disso, temos diversos pontos positivos que nos deixam ansiosas pelo lançamento, como o figurino e principalmente a atuação.

poster 2

Porém, o que mais incomoda não é o filme, e sim seu trailer. A escolha de “Just a Girl” de No Doubt como trilha sonora foi ruim. A música não apenas não encaixa neste formato, mas também contraria a narrativa do filme. Clara não é “só uma garota” que está frustrada por não ter direitos em um sistema que glorifica o patriarcado, como canta a letra da música. Ela é uma maldita princesa, filha de uma inventora foda, e está enfrentando um inimigo para salvar seu reino, com total apoio de seu povo. Equipes de cinema: não escolham um cover de uma música pop e joguem no seu trailer só porque vai soar bonitinho. Façam com que isso tenha um propósito.

E só pra reforçar: Qual é o problema desse sotaque da Keira Knightley? Bizarro. Mas pelo menos a Clara chuta alguém no meio da cara, e a Misty Copeland será a primeira bailarina. Mal podemos esperar pelo número de dança.

O filme será lançado no Brasil no dia 1o de Novembro.


Texto traduzido e adaptado do io9.

Compartilhe: