Iniciativa extremamente necessária na indústria de games!

A Ubisoft Brasil acaba de lançar uma campanha contra a violência verbal e psicológica entre jogadores de games on-line. Para divulgar a campanha a empresa fechou parceria com o cantor e humorista angolano Príncipe Ouro Negro para ser o embaixador e protagonista de uma série de vídeos divertidos, que têm como objetivo ajudar os jogadores a identificarem e combaterem os diferentes tipos de violência em partidas cooperativas e competitivas.

Campanha Jogue com respeito! da Ubisoft Brasil com o Rei do Kuduro | Divulgação: Ubisoft

A campanha Jogue com respeito! será abordada através de uma série com 12 vídeos divertidos protagonizados pelo Rei do Kuduro, que viralizou por causa da sua personalidade engraçada e sua fala cheia de mensagens positivas.

A campanha irá lançar três tipos de esquetes em formato de paródias de trends, conteúdos originais e filmes especiais de datas comemorativas, como o Natal e o Ano Novo. O objetivo é fazer com os jogadores sejam mais respeitosos dentro de jogos como Rainbow Six Siege e Just Dance.

O conteúdo vai estar disponível nas redes sociais da Ubisoft para ajudar os jogadores a identificar o que são comportamentos tóxicos dentro da comunidade e a lidar com eles. A campanha Jogue com respeito! tem produção da Tocaia Filmes, foi gravada em São Paulo e conta com a participação de outros criadores de conteúdo, como Gianzetta.

E por que Jogue com respeito foi criada?

Relatos de assédio e violência verbal em comunidades de jogos têm sido compartilhados há algum tempo. Uma pesquisa realizada pela ONG Anti-difamation League (ADL), em 2021, mostrou que um em cada dez jogadores entre 13 e 17 anos estão expostos a discursos violentos e tóxicos, especialmente contra minorias sociais. Ainda segundo a mesma organização, a violência dentro dos games afeta tanto a vida on-line como off-line dos players, indicando que o desempenho escolar de 8% dos norte-americanos diminuiu devido a abusos verbais constantes sofridos durante as partidas.

Para combater essa prática, a Ubisoft já realiza, em parceria com a Riot, um projeto de pesquisa para aprimorar o alcance de soluções de inteligência artificial, evitando interações tóxicas entre os jogadores. A Zero Harm in Comms visa criar uma base de dados que coleta informações sobre diferentes jogos com o objetivo de treinar uma IA que servirá como moderadora, excluindo qualquer dado nocivo antes mesmo de ser compartilhado.

E aí? Vamos jogar com respeito?

Leia sobre games no GG!

Compartilhe: