Publicações especiais explicam o funcionamento da Justiça brasileira e promovem a importância da inclusão.

Você sabia que, além de viver grandes aventuras e altas confusões no Bairro do Limoeiro, a Turma da Mônica também participa de campanhas bem bacanas de cidadania e inclusão? Conheça algumas delas!

O Supremo Tribunal Federal (STF) e as principais associações de magistrados do Brasil apresentaram a nova campanha Turma da Mônica e o Poder Judiciário. A iniciativa tem como objetivo aproximar e explicar o funcionamento de cada ramo do Poder Judiciário brasileiro.

Turma_da_Mônica-no-STF - reprodução - Maurício de Sousa Produções
Turma da Mônica no STF – Imagem: Maurício de Sousa Produções

Nesta edição, a campanha reúne uma HQ (impressa e digital), quatro vídeos animados e 16 tirinhas para as redes sociais. O STF distribuiu o conteúdo para secretarias municipais de educação de todo o país para ser utilizado no Ensino Fundamental. A publicação, que teve 450 mil exemplares impressos e versão digital amplamente distribuída, fala sobre o funcionamento, as atribuições e a estrutura do Judiciário. A HQ aborda também temas como a importância de combater a desinformação e a divulgação de notícias falsas.

Os quatro vídeos, de cerca de 30 segundos cada, explicam o papel do STF. Já as tirinhas, publicadas nas redes sociais, abordam o funcionamento dos ramos da justiça brasileira, da liberdade de expressão e do combate às notícias falsas. Todo o material da campanha está disponível no portal do STF, neste link .

Dorinha pelo Brasil – Inclusão sem barreiras
Que tal embarcar em uma viagem pelo Brasil com Dorinha, a primeira personagem com deficiência visual da Turma da Mônica? Acompanhada por seus amigos (Mônica, Cascão, Magali, Cebolinha, entre outros), Dorinha sai do Bairro do Limoeiro para conhecer a riqueza cultural das diversas regiões brasileiras.

fundacao-dorina-nowill-projeto-dorinha-pelo-brasil-mauricio-de-sousa
Projeto Dorinha pelo Brasil – Imagem: Maurício de Sousa Produções

A coleção Dorinha pelo Brasil – Inclusão sem barreiras é fruto de uma parceria entre a Fundação Dorina Nowill para Cegos e o Instituto Mauricio de Sousa. Com 10 títulos (cinco histórias em formatos acessíveis – braille, fonte ampliada e com audiodescrição – e cinco histórias diferentes em audiolivro), o projeto tem como objetivo apresentar as variadas expressões culturais das cinco regiões do país para crianças e adolescentes com alguma deficiência visual e sensibilizar as pessoas sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças. As HQs retratam e serão distribuídas gratuitamente para bibliotecas, escolas públicas e organizações sociais cadastradas pela Fundação Dorina.

Maurício de Sousa - Dorinha pelo Brasil - Divulgação
Imagem: Maurício de Sousa Produções

Em cada edição das HQs impressas, Dorinha descobre uma região brasileira, suas características geográficas, costumes e tradições, por meio da culinária, folclore e, principalmente, com as brincadeiras. Já nos audiolivros, um conto local é narrado pelas personagens da turminha: Mapinguari, Mãe d’Água e a Gralha Azul são algumas das parlendas que ganham vida nas vozes das personagens.

Para garantir plena acessibilidade às crianças com deficiência visual, os livros no formato tinta-braille contam também com audiodescrição das personagens, falas e ambientação das histórias. Já as versões feitas especificamente em audiolivros possuem efeitos sonoros lúdicos, buscando estimular diferentes sentidos nos leitores e leitoras.

Você conhece Dorinha?

fundacao-dorina-nowill-projeto-dorinha-pelo-brasil-mauricio-de-sousa-dorinha
Fundação Dorina Nowill – Projeto Dorinha pelo Brasil – Imagem: Maurício de Sousa Produções

Com o objetivo de sensibilizar as crianças sobre a deficiência visual, Mauricio de Sousa criou, em 2004, Dorinha. Fashionista e cheia de vida, ela é uma homenagem à educadora Dorina de Gouvea Nowill, e foi criada após o cartunista conhecer o trabalho da Dama da Inclusão.

Com uma bengala na mão e um cão guia de estimação, o cachorro Labrador de nome Radar, Dorinha foi apresentada ao público em novembro de 2004. Na história, Mônica brinca de cabra-cega e se deparam com a nova habitante do Bairro do Limoeiro. Após esse episódio, Dorinha virou personagem fixa da Turma e passou a participar de outras produções.

Leia mais sobre quadrinhos no Garotas Geeks.

Compartilhe: