Uma intensa, e ótima, mistura de literatura fantástica e referências nerds!

Por sorte a literatura fantástica está crescendo cada vez mais no Brasil, lançando autores e autoras incríveis desse estilo. Um dos pioneiros é Raphael Draccon, que recentemente finalizou sua trilogia Legado Ranger, que conta com os livros Cemitérios de Dragões, Cidades de Dragões e Mundos de Dragões, da Fantástica, selo da editora Rocco. Essa série dá uma grande reviravolta no gênero, unindo toda a fantasia que estamos acostumados a uma das melhores coisas da cultura japonesa: o Tokusatsu, que é um sinônimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, como Godzilla, Jaspion, Ultraman, entre outros.

legado-ranger-trilogia-livros
Os três livros da trilogia Legado Ranger: Cemitérios de Dragões, Cidades de Dragões e Mundos de Dragões.

Os personagens principais dessa série são três homens (Derek, Daniel e Romain) e duas mulheres (Amber e Ashanti). Conseguiu entender a primeira referência? Se não adivinhou e quiser saber, é só clicar na janela de spoiler:

[spoiler]É bem claro que a inspiração para criar o grupo foram os Power Rangers! Até as cores das armaduras são as mesmas, além do título da trilogia remeter a isso.[/spoiler]

No primeiro livro, os cinco são misteriosamente transportados para uma dimensão diferente, o Cemitério de Dragões, e se veem no meio de uma guerra com demônios, seres reptilianos, homens-leão e outras sortes de criaturas. Depois de passar por muitos apuros nesse lugar sombrio, uma entidade presenteia cada um do grupo com uma armadura que mistura metal-vivo, magia e sangue de dragão para ajudá-los a guerrear.

Nos próximos dois livros a mesma demônio-bruxa que foi apresentada no primeiro continua no encalço dos heróis, tentando a todo custo tornar-se o ser mais poderoso de todas as dimensões que puder. E claro que muitas batalhas vão acontecer e muito sangue ainda vai jorrar até o final da trilogia.

Uma das melhores coisas que Draccon coloca em todos os seus livros são as referências. Nerd assumido, o autor cita jogos, filmes, livros, seriados, e muito mais. Nessa trilogia, a principal fonte das referências é o brasileiro Daniel, descendente de japonês, ninja das tecnologias e das melhores nerdices que poderíamos querer encontrar durante uma leitura. Tudo isso deixa o clima Tokusatsu perfeito, que é a proposta do enredo, além criar um ambiente divertido até nos momentos mais tensos da história.

powerrangers_dancando

O que é legal também de ficar atento é a evolução dos personagens. Como eles começam perdidos e sem esperança, e no decorrer do primeiro livro mesmo vão mudando sua postura. No final da trilogia é tão nítido como eles evoluíram e mudaram que nem parecem as mesmas pessoas que surgiram em outra dimensão um tempo atrás.

Vale a pena investir na leitura dos três livros, e a melhor parte é que como todos já foram lançados, quem começar a ler agora não vai precisar ficar aflito esperando o próximo lançamento!

Raphael Draccon

Nascido no Rio de Janeiro, Draccon inspirou sua vida na de Bruce Lee, seu ídolo, e se dedicou a ser autor de livros, faixa-preta e trabalhar com cinema, e realmente conseguiu tudo isso. Outra trilogia de sucesso que fez é Dragões de Éter. Recentemente ele trabalhou como roteirista do seriado de terror Supermax, que está sendo transmitido pela Globo.

Compartilhe: