Numa perfeita combinação de amor e força, as mães dos animes são as melhores!

Simplesmente dar à luz uma criança não faz de uma mulher uma mãe. Quase qualquer mulher pode dar à luz uma criança. A maternidade não se resume a parir alguém. Nesse aspecto, os animes costumam retratar as mães num espectro um pouco mais amplo de características, muitas vezes algumas até escapam daquela famosa romantização e de alguns estereótipos bem batidos da maternidade (como por exemplo a mãe cuidadosa, amável e perfeita que só aparece na trama para morrer e mostrar como o protagonista é traumatizado). Felizmente, grande parte delas demonstram uma grande afeição por seus filhos e familiares, geralmente sendo, inclusive, as principais provedoras da família.

Apresentamos as nossas 15 melhores mamães dos animes!

Chi-Chi e Bulma de Dragon Ball Z

chi chi e bulma

Dez chamadas perdidas de uma mãe irritada é o suficiente para fazer o coração de qualquer pessoa correr de bicicleta, mas esse medo é especialmente pior se sua mãe bota medo até num super saiyan. Chi-chi e Bulma são mães fortes e teimosas, que não aceitam não como resposta e que se preocupam mais com a educação de seus filhos e a segurança de seus maridos do que com a destruição do planeta. Elas passam por todos os meios necessários para impedir seus filhos de seguir os passos perigosos de seus pais. Mas suas intenções são sempre puras :3

Bell-Mere, Dadan, Portgas D Rouge, Nico Olvia e Otohime de One Piece

mama op

One Piece tem várias mamães exemplares que demonstram muita devoção ao papel de ser mãe. Belle-Mere era uma exímia ex-marinheira que se sacrifica pra criar e salvar a vida de Nami e Nojiko…

Rouge que suporta uma gravidez por VINTE meses para evitar que matassem Ace, Otohime que protagonizou uma luta por igualdade e acabou virando mártir disso, a brava e determinada Olvia que enfrentou a perseguição do Governo Mundial por querer saber mais sobre os Poneglyphs mesmo sabendo que deixaria sua filha para trás – e voltando para salvar sua vida e permitir que ela pudesse ter a chance de descobrir a real história do mundo, morrendo orgulhosa por ter uma filha tão inteligente. E sim, eu sei que a Dadan não é mãe nem do Luffy, do Ace ou do Sabo, mas ela fez um bom trabalho cuidando dos três durante boa parte da infância deles – mesmo sendo meio casca grossa, amava-os como se fossem seus próprios filhos.

Hana de Ookami Kodomo no Ame to Yuki

Ookami Kodomo no Ame to Yuki

A luta da Hana como mamãe depois da morte do marido é duplicada: Ela não só é uma mãe solo que cria dois filhos tendo poucas qualificações profissionais, ela tem que criar duas crianças lobo e esconder suas identidades da população também. Combine isso com o instinto brincalhão e rebelde de crianças que mal saíram das fraldas e que roem sua mobília, daí você tem uma receita para o desastre. No entanto, ela mantém as rédeas e dá conta de tudo. A jornada de Hana durante todo o filme é algo que aquece qualquer coração.

Ela merecia MUITO esse espacinho por ser uma das mães mais lutadoras e persistentes de todas.

Risa de Gake no Ue no Ponyo

risa ponyo

Risa é o maior exemplo de mãe corajosa da lista: ela enfrenta tempestades furiosas sem nenhum receio e se desdobra de todas as formas para cuidar bem do filho, de Ponyo e dos idosos da casa onde trabalha.

hahaha <3

Kushina Uzumaki de Naruto

Essa mamãe escapa por pouco do estereótipo de que explicamos lá no começo do post: a história do passado da Kushina, sua personalidade e outras características importantes são bem desenvolvidas, então ela não é só a mãe que existe para demonstrar o sofrimento do filho. Na verdade, bem o contrário: Kushina se transforma em uma adulta inteligente e equilibrada, principalmente quando comparado a seu eu mais excêntrico. Ela ama a sua família e é profundamente preocupada com o seu filho ainda não nascido, e o enche com todo o seu afeto após o seu nascimento. Kushina desiste de sua própria vida e vende sua alma para salvar seu filho e toda a Vila da Folha da ira da raposa nove caudas, o bijuu mais forte do mundo ninja.

Inko Midoryia de Boku No Hero No Academia

Que dizer? A mãe mais apoiadora e cuidadosa da lista. Inko suporta os caprichos do filho e sofre um pouco toda vez que o vê machucado e tem de levá-lo ao hospital mas nunca deixa de estar lá por ele.

Kyoko Honda de Fruits Basket

Kyoko Honda fb

A Kyoko está na lista pra nos lembrar de que nem todas as mães são perfeitas. Muitas mães nesta lista não são, mas seus bons atributos tendem a ofuscar suas falhas, dando-lhes aparência aparentemente perfeita. No caso de Kyoko, ela parece mais humana do que qualquer outra coisa. E isso é o que a torna admirável. Kyoko aprendeu com sua filha a ser uma mãe mais presente e amorosa, tentando sempre sorrir e ver o melhor da vida.

Como dizem por aí…  8D É melhor nascer bom ou nascer mal e tornar-se bom através da pura força de vontade?

Sachiko Fujinuma de Erased

Qualquer um que diz que ela não é uma boa mãe definitivamente não assistiu ao anime. Sachiko é uma mãe que não se importa com mínimos detalhes, apenas faz o que acredita ser certo. Ela cuidou do filho em coma por mais de uma década inteira! Realmente é uma mãe incrível.

Ryoji “Ranka” Fujioka de Ouran High School Host Club

Mamãe crossdresser? Pode sim! Ryoji fez o papel da mamãe da Haruhi desde que sua esposa faleceu. Inclusive na superproteção de sua amada filhinha.

Moro de Mononoke-hime

Pra encerrar a lista, porque não uma deusa lobo mãe? Apesar de não ser humana, Moro cabe bem na lista porque acolheu San como um de seus filhotes quando a encontrou abandonada, ainda bebê, no meio da floresta. Moro é uma criatura de imensa força e sabedoria e uma mãe excepcional para seus filhos, inclusive adotivos.


Foi ontem, mas feliz dia das mães <3 (porque todo dia é dia delas)

Compartilhe: