Se você sempre quis jogar num mundo de bigornas, túneis falsos e buracos portáteis, você precisa conhecer Toon!

Lançado pela Steve Jackson Games e publicado no Brasil pela Devir em 1996, Toon é um RPG ambientado no mundo da física impossível dos desenhos animados, e exatamente por isso o objetivo não é fazer com que seu personagem sobreviva, mas sim contar uma história com duração e plot semelhante ao episódio de um desenho animado.

20140812_201157
Capa da Edição brasileira~

Sistema
O sistema de Toon usa dados de 6 faces, o famoso d6. As paradas de dados variam entre 1, 2 ou 3 dados, podendo haver a rolagem mais a soma de modificadores, como por exemplo “2d+1”.
De modo semelhante a Terra de Og, cada atributo possui uma lista de perícias relacionadas a ele, os atributos são os seguintes:

Zip – velocidade, destreza, prontidão e coordenação
Astúcia – inteligência, esperteza, conhecimentos, etc.
Muque – força física
Caradura (Chutzpah) – colhões, coragem, cara-de-pau, audácia

planilha_toon
Planilha da edição brasileira de Toon

Os atributos podem ser determinados de dois modos. Em um deles você joga quatro vezes um d6, o primeiro resultado é o valor de Muque, o segundo é o valor de Zip, o terceiro é o valor de Astúcia e o último é o valor de Caradura.
Se você já tem em mente elementos como a Raça, Descrição, Inimigos Naturais e Objetivos(Gatos e Ratos naturalmente tentarão se sabotar até o fim e dificilmente se unirão contra alguma coisa a menos que represente uma ameaça para ambos.), pode optar também por distribuir 14 pontos entre os quatro atributos sem ultrapassar o valor de 6 em nenhum deles inicialmente.

Existem 23 perícias diferentes em Toon e seu nível varia entre 1 e 9 indicando sua proficiência nela. O valor das perícias é determinado de acordo com o atributo que as influencia, como por exemplo o atributo Caradura afeta sua Lábia e sua capacidade de Passar Coisas de Má Qualidade. (e a Astúcia também interfere na sua Resistência à Lábia).
Pode-se aumentar o valor de Perícias e Atributos conforme se ganham Pontos de Trama.

Pontos de trama, Crenças e Objetivos
As Crenças e Objetivos de seu personagem definem seu comportamento, personalidade e interação com outros personagens no decorrer do jogo. Fazem também com que sempre que você alcance um objetivo pessoal durante o jogo, você ganhe Pontos de Trama concedidos pelo Narrador ou Diretor de Animação, como é chamado em Toon.
Podemos considerar que o Willy Coiote tem como Crença a ideia de que a engenharia e a ciência vão fazer ele capturar o papa-léguas ao invés de simplesmente ligar num delivery de pizza. Ou seja: seu Objetivo seria capturar o dito cujo.
Coisas engraçadas ou espertas que você acrescenta conforme as situações se desenrolam com seu personagem também fazem com que o Diretor de Animação conceda Pontos de Trama para que você possa aumentar seus niveis de habilidade, perícias e prodígios (habilidades especiais que não se enquadram nas perícias).

Improvise e Não Pense Para Agir!
Os personagens de Toon não morrem, eles no máximo caem ou ficam atordoados quando perdem todos os seus pontos de vida e devem esperar por três minutos antes de voltar à ativa com seus pontos de vida cheios.

Daffy Duck Beak 2
porque afinal de contas a única consequência de um tiro na cara é uma plástica automática…

Você acha que refletir longamente fez os Animaniacs chegarem tão longe? Besteira! Eles só conseguiram morar numa cobertura de caixa d’água com vista para os estúdios Warner porque vão agindo de acordo com seus caprichos enganando pessoas e fazendo trocadilhos ruins com a Acme. Toon foi feito para esses momentos de rompantes desenfreados de atitudes ilógicas e irresponsáveis que nós adoraríamos fazer se não fosse a coerência de uma narrativa de Storyteller ou aquele Paladino nível 18.
Ainda assim… Caradura podia se aplicar a vários outros RPGs, né? =D
Clique aqui para saber mais sobre o Toon e tire o seu roteiro de RPG da rotina!

PS: Não nos responsabilizamos por referências de desenhos animados da década de 90…

Compartilhe: