Elementar, meu caro Watson!

Sherlock Holmes é um personagem literário icônico que agora está ganhando cada vez mais atenção nos jogos eletrônicos. A série Sherlock Holmes Adventures é uma prova disso. Estreada pelo jogo The Mystery of the Mummy, em 2002, a série é muito caracterizada por sua jogabilidade ao estilo point and click, em que o jogador sempre encarna o detetive mais famoso do mundo para solucionar diversos mistérios. Agora em 2015, temos o novo jogo da série que veio pra ficar. É o Sherlock Holmes: Crimes and Punishments!

Aproveitei que Sherlock Holmes: Crimes and Punishments estava de graça na PSN, e baixei logo. Decidi então trazer pra vocês a minha visão sobre o que é este novo jogo inspirado nas “aventuras” de Sherlock Holmes e seu mais caro amigo, Doutor Watson. Pra começar, eu já vou dizendo que o Sherlock Holmes vs Jack The Ripper me prendeu BEM mais – mas eu também sou suspeita porque sempre gostei de qualquer coisa que envolvesse o misterioso caso do Jack, o Estripador.

No jogo você terá que usar suas habilidades de observação para conseguir o máximo de pistas
No jogo você terá que usar suas habilidades de observação para conseguir o máximo de pistas. 
Em alguns casos você terá que se disfarçar (assim como no livro!) para se infiltrar em certos locais e achar certas pessoas
Em alguns casos, você terá que se disfarçar (assim como no livro!) para se infiltrar em certos locais e achar certas pessoas. 

O fato de ser um jogo longo, não significa que seja cansativo, mas vale atentar que não é um jogo muito “agitado”. Ele é totalmente desprovido de qualquer ação ou adrenalina e isso, pra algumas pessoas, pode fazer com que se torne chato ou cansativo. Outro fato também é que você pode ficar vários minutos entre uma cena/ambiente e outra, até achar uma única pista que vai permitir que o jogo tenha prosseguimento com o enredo. Então, se há algo bem escondido, você não poderá prosseguir até achar essa “peça” que falta no quebra-cabeças para solucionar o caso. Isso também pode ser bem chato, por causa da demora. Mas, tirando esses detalhes, o jogo pode te deixar muito entretido com as diversas pistas e análises que você mesmo tem de fazer para chegar a um desfecho coerente.

Na pele de Sherlock Holmes, você poderá usar sua habilidade de observação e dedução em alguns personagens. Por exemplo, analisar as expressões e os detalhes faciais de alguém, suas vestimentas e apetrechos, qualquer coisa que possa te trazer uma dedução clara sobre o que é/quem é/o que faz o personagem com quem você está falando.

Aqui você pode ver como funciona o esquema de deduções. Você deve ligar uma a outra para que se tornem compatíveis até você chegar a uma solução de caso
Aqui você pode ver como funciona o esquema de deduções. Você deve ligar uma a outra para que se tornem compatíveis até você chegar a uma solução de caso. 

A observação e o raciocínio são essenciais para um progresso positivo no jogo. Dentre puzzles e ligações de pistas, até a conclusão do caso, você irá testar sua habilidade dedutiva e sua frieza em seguir rastros e pistas. Vale lembrar que um caso pode ter mais de um desfecho e você tem de escolher, qual o mais coerente diante de todas as pistas que você reuniu e ligou. Há sempre apenas UM desfecho realmente correto, mas você pode determinar o desfecho que você achar melhor.

Sobre a jogabilidade e seus mecanismos, posso dizer que tudo é bem simples. Não há nenhuma complicação com os controles, basicamente é apontar e clicar para o que você quer fazer. Algo interessante também é que Sherlock Holmes: Crimes and Punishments permite que você jogue tanto em primeira pessoa quanto em terceira. Eu achei isso muito legal, pois mostra a preocupação da desenvolvedora de realmente “criar” um Sherlock Holmes bem próximo das descrições dos livros; e ele realmente se parece com o Sherlock Holmes que eu conheci na minha infância em seus romances. O problema é que é MUITO ruim jogar com a visão em terceira pessoa. Você mal consegue controlar o personagem direito para o que você quer fazer, podendo ficar preso em lugares, etc. Por isso, eu prefiro jogar em primeira pessoa, pois você tem uma visão real e mais coordenada sobre locais e objetos que você tem de interagir.

Unreal Engine 3

Pela primeira vez na série “Adventures of Sherlock Holmes”, foi usada a Unreal Engine 3, que deixou os gráficos e ambientação num nível bem superior aos demais jogos. Os cenários são bem detalhados e elaborados e o bom gráfico permite que você admire mais esses detalhes. A ambientação também não deixa a desejar. Sobre essa questão estética/visual, fique tranquilo, pois é tudo muito bonito. Apenas quando algum personagem fala ou se acontece algum zoom no rosto deles, você poderá perceber alguns erros de sincronia, mas nada que estrague o jogo. Sherlock Holmes vs Jack The Ripper também possui uma caracterização de ambientes muito bem feitas, mas Crimes and Punishments com certeza sai na frente.

Com a engine, os gráficos ficaram bem mais realistas. Nesta imagem você confere a habilidade de Sherlock de observar detalhes faciais das pessoas para tirar conclusões
Com a engine, os gráficos ficaram bem mais realistas. Nesta imagem você confere a habilidade de Sherlock de observar detalhes faciais das pessoas para tirar conclusões. 

Aventuras originais e caracterizações

Além de possuir alguns casos diretamente saídos dos livros (quem gosta e já leu, reconhecerá de cara o caso do trem desaparecido), outros enredos de casos no desenrolar do jogo são totalmente originais, o que te fará navegar por aventuras inéditas de Sherlock Holmes. E ao jogar Crimes and Punishments, você perceberá nas falas o icônico sotaque britânico de quase todo os personagens envolvidos na trama, além da ótima caracterização desses personagens, seja nas roupas, no rosto ou até mesmo em gestos. Tudo parece ser realmente saído de um livro de Sir Arthur Conan Doyle e, segundo a desenvolvedora, esta foi justamente a maior preocupação: deixar a obra de Sir Arthur Conan Doyle agir com relevância nos jogos.

Os detalhes bem feitos dos cenários chamam a atenção <3
Os detalhes bem feitos dos cenários chamam a atenção <3

Os diálogos dos personagens também são muito bem construídos, sempre adicionando informações ao seu diário (Um caderno onde você anota pistas, perfil de suspeitos, itens, etc) e vez ou outra, você verá Sherlock Holmes ou Dr. Watson fazendo alusão a algum outro caso dos jogos anteriores, por exemplo, o caso Jack the Ripper que é citado algumas vezes.

Uma coisa chata…

A coisa chata que eu quis destacar nesta review, é a demora na tela de loading. Em Crimes and Punishments, você tem de se deslocar muito frequentemente de um lugar para outro,para buscar pistas, falar com personagens importantes, etc. Acontece que toda que você sai de um lugar para outro (por exemplo, você sai da Baker Street para a Scotland Yard), aparece um mini CG, (animações off ou in-game) que serve como uma tela de loading, de Sherlock Holmes em sua charrete sendo conduzido até o próximo local. A primeira vez que você o vê lá na charrete, todo bonitinho fumando seu cachimbo de fumo suspeito e lendo seus livros, é muito legal. Legal porque é ali que você tem tempo de observar o quão bem feito o rosto de Sherlock Holmes ficou. Mas CHATO, porque demora um pouco e esse CG acontece SEMPR. Pelo menos pra mim isso foi bastante chato, porque várias vezes eu errava de local e tinha que ver esse CG, pra depois perceber que tava no lugar errado e ter de voltar e ver o mesmo CG sempre.

<3
<3

… Mas uma conclusão legal

Posso concluir que Crimes and Punishments é o jogo perfeito pra quem gosta de jogos que seguem essa linha de suspense e investigação. Você não tem de achar só o assassino, mas tem que PROVAR o porquê você acha que fulano é o assassino. E, pra isso, deve juntar pistas e mais pistas, realizar experiências químicas, pesquisar jornais e livros para, no final, ligar tudo e provar que sua teoria é verdadeira, até que ela seja aceita como fato. Com certeza Crimes and Punishments conseguiu também ilustrar e retratar perfeitamente os personagens, a ambientação e principalmente os casos, nos quais você vai estar envolvido quando menos perceber. Eu particularmente sou APAIXONADA pelos romances do Sir Arthur Conan Doyle, desde pequena, e posso dizer que esse jogo retratou tudo MUITO bem. É uma boa pedida para quem gosta de jogos do tipo e, claro, quem é fã do detetive mais famoso e amado do mundo. Aproveita que ainda está de graça para membros Plus, na PSN! O jogo também está disponível para PC.

E você, já jogou? Deixe sua opinião!

Compartilhe: