Uma adolescente gorda e com problemas mentais contando todas as suas fantasias em seu diário nos anos 90.

Aaaaaaah os anos 90…Quando todo mundo usava tênis All Star, ouvia Oasis em fitas cassetes  e tinha um diário. É nessa linda década que se passa o seriado My Mad Fat Diary, originaria de um livro homônimo e biografado de Rachel Earl.

my-mad-fat-diary rae gun

 Rachel, ou Rae (Sharon Rooney)  tem  16 anos, 1,80m de altura e pesa 105 quilos e mora em uma pequena cidade na Inglaterra. Ela foi abandonada pelo pai quando criança e vive com uma mãe neurótica, e acabou de passar seus últimos três meses em um hospital psiquiátrico. Saindo do hospital, ela reencontra sua melhor amiga desde a infância Cloe (Jodie Corner), que está mais linda do que nunca e também tem um namorado secreto, enquanto Rae nunca nem beijou um cara. Agora ela tem novos amigos, os caras mais legais das redondezas. Ela também descobre que sua mãe está abrigando um refugiado tunisiano uns 12 anos mais novos e eles não param de se agarrar. SOCORRO!

my-mad-fat-diary gang

As coisas na vida de Rae são bem complicadas: alem dos problemas em casa, ela sofre bullying na escola e na rua por sua aparência. Meninos jogam coisas nela e a chamam de gorda o tempo todo. Então, mesmo saindo do hospital, ela continua fazendo terapia e tem um diário, onde escreve tudo que acontece com ela e ainda faz desenhos para ilustrar suas fantasias. Se identificou?

my-mad-fat-diary rae finn

Sua amiga Cloe a apresenta aos seus novos amigos, os meninos Finn, Anchie e Chop e a fofa Izzy. Rae passa então a andar com eles, a ir à festa e até se apaixonar por um deles. (hihihi não vou contar aqui por que estragaria a surpresa). Também vai ter que superar seus medos de interagir com as pessoas, comer em público e tirar a roupa para ir pra piscina. E para outras coisas depois também.

my mad fat diary liam tank girl
Liam é um personagem geek na serie, que está sempre lendo os quadrinhos da Tank Girl, sucesso nos anos 90.

Como se passa nos anos 90, o seriado tem uma trilha sonora totalmente nostálgica e que vai levar as nossas criançonas de 20 tantos anos de hoje às lágrimas: Oasis, Weezer, Blink 182 e Radiohead são algumas das bandas que tocam no seriado e também são as preferidas de Rae. Como a série trata-se de um diário, temos rabiscos na tela toda hora, como se Rae pudesse desenhar e escrever sobre as coisas que acontecem.

my-mad-fat-diary archie

É um grande avanço uma serie encarar com seriedade e humor transtornos mentais, problemas com assédios na rua e na escola e a obesidade. Se você, assim como eu, passa por algum desses problemas, com certeza vai se identificar com a série. Há diversas cenas de Rae com seu terapeuta e com seu grupo, e coisas que eles dizem podem te ajudar ou te incentivar a procurar ajuda. Rae tem uma imagem negativa muito forte de si mesma e melhora muito durante a série. E vai ficar com o carinha dos seus sonhos no final. Já tentou adivinhar quem é?

E o mais importante: a série tem uma das falas mais lindas que já vi:

Eu quero que você imagine uma versão de si mesma de 10 anos de idade sentada bem ali no sofá. Agora essa é a garota que pensou pela primeira vez que ela era gorda e feia e um constrangimento. Eu quero eu você imagine ela sentada bem ali, Agora, diga aquela garotinha que ela é gorda.
Diga aquela garotinha que ela é feia. Diga aquela garotinha que ela é um constrangimento, uma imprestável, uma inútil. Por que é o que você faz todo dia quando você diz isso pra você mesma.

A série tem 2 temporadas de 6 e 7 episódios. A terceira temporada já está confirmada, uhul!

Compartilhe: