X-Men ’97 continua mantendo a qualidade da animação original nos anos 90!

X-Men ’97 finalmente chegou ao Disney+, e a nova série continua o legado do original em mais de um aspecto. Mas as pessoas estão finalmente prontas para entender o que os X-Men têm feito esse tempo todo?

Os dois primeiros episódios, que estrearam juntos, continuam de onde a série animada original parou. O Professor X se foi e o ódio anti-mutante está aumentando. Enquanto Jean Grey tem seu bebê e Magneto assume o controle dos X-Men, o grupo anti-mutante Amigos da Humanidade lança uma nova arma devastadora: uma arma de radiação capaz de suprimir permanentemente os poderes de um mutante.

O episódio 2, “O Início da Libertação Mutante”, contém vários monólogos que conectam a opressão dos mutantes a formas de opressão na vida real. “Quando criança, os lares do meu povo foram reduzidas a cinzas porque ousamos chamar Deus por outro nome”, disse Magneto em uma audiência na ONU, referindo-se ao Holocausto antes de descrever como foi caçado por ser um mutante. “Existe um refrão na triste canção da história”, diz ele. “Pense diferente, ame diferente, tenha o sexo ou a pele diferente e será punido.”

Honestamente, a animação nos atinge um pouco forte com a alegoria, mas talvez seja exatamente disso que precisamos agora. Afinal, os fanáticos não são exatamente sutis. J. K. Rowling negou recentemente o Holocausto em sua busca para desumanizar as pessoas trans. O Alabama aprovou recentemente um projeto de lei anti-DEI abrangente que poderia proibir qualquer orador negro de visitar os campi universitários do estado. O que parece óbvio para qualquer pessoa razoável – todos merecem dignidade e direitos humanos! – é obviamente perdido para essas pessoas, então talvez agora seja a hora de gritar isso a plenos pulmões.

Cada vez que X-Men (junto com outras propriedades da Marvel) prova que esteve “acordado” (“woke”, no original) o tempo todo, algumas pessoas têm ataques. Se você honestamente não consegue fazer a conexão entre a opressão dos mutantes e a opressão de pessoas reais, então não sei o que lhe dizer – mas depois da estreia da temporada, os argumentos de que X-Men nunca tratou de justiça estão caindo mais do que nunca.

X-Men ’97 está disponível no Disney+.

Traduzido e adaptado de The Mary Sue

Leia mais sobre X-Men no Garotas Geeks!

Compartilhe: