O Dragão de Dojima está de volta para mais uma aventura!

Com o sucesso de Yakuza: Like a Dragon, em 2017, estrelado por Ichiban Kasuga e com a participação especial do grande protagonista da série Yakuza. Kazuma Kiryu/Dragão de Dojima sob a identidade secreta Joryu, o personagem teve um DLC desenvolvido como conteúdo extra. Porém, a expansão acabou ganhando um jogo próprio em 2023. Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name foi desenvolvido pelo Ryu Ga Gotoku Studio e publicado pela Sega.

 

Like a Dragon Gaiden foca no passado e na identidade secreta de Joryu (na verdade nem tão secreta assim). O  famoso protagonista da franquia Yakuza, Kazuma Kiryu/Dragão de Dojima, forjou a sua morte anos atrás para proteger as pessoas que ama, fechou um acordo com o Grupo Daidoji e teve que viver sob as sombras para guardar o seu segredo.

Para quem não jogou os games anteriores da série Yakuza, Like a Dragon Gaiden é repleto de flashbacks que ajudam a relembrar ou apresentar para os novatos o passado de Joryu e o que o levou a tomar a decisão de forjar a sua própria morte. Like a Dragon Gaiden possui referências diretas a Yakuza: Like a Dragon, mas mesmo para quem não jogou consegue entender, já que o roteiro faz um paralelo aos acontecimentos do game anterior.

Ao contrário de Yakuza: Like a Dragon, um RPG de turno, Like a Dragon Gaiden é um jogo de ação e aventura, que apresenta um combate estilo brawler que você pode escolher entre lutar no modo Agente ou como Yakuza. Os estilos podem ser mudados durante as lutas. O Agente tem o auxílio de gadgets como cigarro que explode, drones que atacam os adversários e uma espécie de linha que pode amarrar e jogar os inimigos no chão, ou seja, excelente para lutar contra vários inimigos ao mesmo tempo., mas que só podem ser usados se você não estiver sob ataque. Já o estilo Yakuza foca bastante em combates corpo a corpo e lutas individuais. Mas é claro que você pode combinar os diferentes estilos da forma que quiser, tornando a jogabilidade mais versátil.

Assim como os demais Yakuza, o game oferece diferentes tipos de minijogos e atividades para além das missões principal e secundárias desde batalhas intensas no Coliseu do Castelo até cantar em karaokê e jogar poker e golpe, e correr no circuito de autorama.

O ponto fraco da série Like a Dragon continua sendo a representação das personagens femininas. O Like a Dragon Gaiden possui apenas uma personagem secundária conhecida como Akame, que ajuda Joryu várias vezes no decorrer do jogo. Fora ela, as personagens femininas só têm espaço de forma hiper sexualizadas no clube de cabaré live-action, com mulheres de verdade como hostess ao invés de personagens fictícias, que estão lá para oferecer bebida e conversas frívolas.

Resumidamente, Like a Dragon Gaiden é um jogo curto comparado a Yakuza: Like a Dragon e quase igualmente divertido. Proporciona boas horas de diversão tanto para quem já é fã da franquia quanto para quem vai jogar pela primeira vez.

A jornada de Joryu/Kazuma Kiryu/Dragão de Dojima continua ao lado de Ichiban Kasuga e seus amigos em Like a Dragon: Infinite Wealth.

Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name está disponível para Xbox Game Pass, Xbox Series X|S, Xbox One, Windows, PlayStation 5, PlayStation 4 e PC via Steam.

A Sega cedeu uma key do jogo para análise.

Leia mais sobre games no GG!

Compartilhe: