Cuidado: o RPG da Bioware é viciante!

Dragon Age: Origins é um RPG que possui tudo que um role-playing game deve ter: histórica bacana e épica, criação de personagens personalizado e jogabilidade prática.  O jogo foi desenvolvido pela BioWare e distribuído pela Eletronic Arts, em 2009. Dragon Age está disponível para PC, PS3 e Xbox360.

Criação de Personagens

Criação de personagem Dragon Age

Antes de contar a história, primeiro preciso explicar o processo de criação dos personagens porque isso pode influenciar em alguns aspectos do jogo. Dragon Age oferece um leque variado de opções para criar o seu personagem. O jogador pode escolher o sexo, raça (humano, elfo e anão) e classe (guerreiro, mago e ladino).

A escolha do sexo só vai mudar alguns diálogos e tramas. Cada raça determina seu tamanho físico, suas habilidades naturais e como o personagem se desenvolverá no mundo de Dragon Age. Por exemplo, os elfos das cidades são considerados serviçais e as pessoas podem olhar com preconceito ou surpresa para o seu personagem élfico. Já a classe influencia nas habilidades que o personagem irá aprender durante a jornada e, no caso dos magos, determinar a própria história . Cada classe possui seus próprios benefícios.

Criação Personagem

Depois de escolhido o sexo, raça e classe, é hora de escolher o background (antecedentes) do personagem para determinar qual das seis aberturas diferentes o jogador vai começar e que vão afetar o desenvolvimento na história. As seis opções de abertura estão ligadas diretamente à escolha de raça e classe e o jogador terá de um ou dois antecedentes para escolher. Dependendo da escolha, o jogador pode começar como um nobre humano, um mago, elfo urbano, elfo Dalish (espécie de elfo da floresta), anão plebeu ou nobre.

Após todas essas escolhas, chega a hora de criar o personagem fisicamente (o que lembra um pouco de The Sims). O jogador pode personalizar aparência, nome, retrato e voz durante a batalha. Estão disponíveis várias opções de cores, cortes de cabelo, barba, cor de pele, dos olhos, tatuagens faciais, maquiagem e ainda é possível modelar o rosto juntamente com boca, nariz, orelha, etc. O processo de criação lembra um pouco Neverwinter Nights, embora não seja tão detalhado quanto em Dragon Age. Depois de tudo isso, o jogador poderá distribuir os atributos e escolher as habilidades iniciais, talentos e feitiços.

História

Dragon age história

Independente da raça e classe que o jogador escolher, o personagem irá acabar se encontrando com o guerreiro Duncan, um Grey Warden (antiga ordem de guardiões). Duncan irá convencer o personagem a se tornar um Grey Warden, acompanhá-lo até o acampamento onde acontecerá o ritual secreto para se tornar um GW e lutar contra os Darkspawns. Eles são criaturas malignas e antigas, liderados pelo dragão Archdemon que já foram derrotados antes pelos Grey Wardens e voltaram para aterrorizar o mundo. Na última vez que eles apareceram, surgiu uma aliança entre homens, elfos e anões. E mais uma vez esse aliança deve ressurgir para salvar Ferelden.

Depois do ritual de iniciação, uma grande batalha acontece contra os Darkspawn. Nela, estão reunidos uma parcela do GW, o rei e seus soldados. Durante a luta, o rei é traído pelo seu conselheiro. Ele e Duncan acabam morrendo e a culpa recai sobre os GW e sobre o seu personagem. Resta ao personagem convocar aliados entre as raças para a batalha contra os Darkspawns e Archdemon, impedindo que o conselheiro do rei suba ao poder e limpando o nome dos GW. O jogo possui diversos finais diferentes conforme seu antecedente e escolhas durante a aventura.

Companheiros

Dragon_Age_Origins_grupo
Alguns companheiros que irão de unir a jornada

O personagem não lutará essa batalha sozinho. Durante a jornada, vários aliados de diferentes raças se juntam à sua causa. O primeiro é o templário Alistair, que já foi um pupilo de Duncan. A maga Morrigan, a ladina Leliana, um mabari (é um war dog, raça de cachorro de guerra), o assassino Zevran, entre outros. O jogador pode escolher até três companheiros para se unir a ele na aventura e também pode controlá-los durante as missões. Cada vez que o jogador entrar no acampamento (espécie de local de descanso do grupo), pode escolher os companheiros que irão segui-lo na próxima missão.

Dragon Age_acampamento

Gaste um tempo conhecendo cada membro da sua equipe. Cada um tem uma história para contar e problemas para resolver. A cada decisão tomada, os companheiros irão aprová-la ou não. Isso leva o personagem a realizar mais missões e, dependendo do companheiro, iniciar um ~romance~.

Love is in the air em Dragon Age. Dependendo do sexo e orientação sexual do personagem, existem companheiros que podem corresponder aos seus sentimentos, rolando até oba-oba (jogadores de The Sims entenderão) e casamento (a depender do personagem).

O wardog Mabari
O war dog Mabari

Voltando à parte da aprovação, não dá para agradar gregos e troianos, imagina humanos, elfos e anões em um grupo só! Se o nível de aprovação de algum membro do grupo estiver muito baixo, o jogador sofre o risco de ser abandonado ou traído por ele.

Durante o jogo, o personagem pode achar ou comprar presentes para dar aos membros do grupo. O companheiro pode aceitar ou não. O nível de aceitação vai ser maior dependendo do presente. Existem presentes específicos que só podem ser dados a um determinado companheiro.

Combate

Combate

Dragon Age possui uma mecânica simples de combate. A diferença entre o ataque dos personagens e a defesa do inimigo proporciona a porcentagem de chance de sucesso do ataque. O poder do ataque vai variar de acordo com a classe, força, destreza, talentos, feitiços e equipamento. Durante o combate podem ser utilizados itens ou magia de cura. O jogador também pode selecionar qual membro do grupo quer controlar.

Cuidado com a fadiga! O peso da armadura e do escudo durante um combate longo pode causar penalidade. A fadiga pode ser acumulativa e depende do equipamento que o personagem estiver usando.

Fiquem também de olho no nível do vigor (no caso de guerreiros e ladinos) e mana (magos) que são gastos com habilidades e feitiços. Eles são recuperados com o tempo, mas pode ser preciso utilizar poções durante a batalha para recuperá-los de forma mais rápida.

Se pelo menos um membro do grupo sobreviver ao combate, os demais voltarão a vida automaticamente. Senão, só lamento, vocês vão ter que dar um load no jogo! Os que voltaram do mundo dos mortos precisarão curar o seus ferimentos com o kit de primeiros socorros ou descansar no acampamento. Se esses ferimentos não forem tratados eles podem causar penalidade nos atributos.

Origins é o primeiro jogo da série, posteriormente foi lançado Dragon Age II, em 2011. Falando nisso, em breve vai sair o terceiro game, o Dragon Age: Inquision. Pelos vídeos de gameplay e criação de personagens que eu assisti, esse jogo promete! O próximo título será lançado no dia 18 de novembro. Estou super ansiosa para jogá-lo!

Dragon Age: Origins é um game que precisa de tempo livre para ser jogado. Existem várias missões principais e sidequests a serem concluídas e muitos mapas a serem explorados. DA:O consegue reunir humor, drama, amizade e romance numa única aventura épica. Para quem curte RPG, super vale a pena começar a jogá-lo!

Confiram o trailer do jogo!

Compartilhe: