Quem disse que videogame não é coisa de mulher?

A primeira programadora da história foi uma mulher: a matemática britânica Ada Lovelace. A condessa de Lovelace ajudou a desenvolver a primeira máquina de cálculo e pela criação do algoritmo responsável por calcular funções matemáticas, em 1843. Inclusive, no dia 13 de outubro é comemorado o Ada Lovelace Day, que tem como objetivo comemorar e relembrar as mulheres que fizeram história nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

Ada Lovalace
Ada Lovalace

A primeira mulher desenvolvedora de games foi a engenheira americana Carol Shaw. Ela foi responsável por desenvolver jogos como 3-D Tic-Tac-Toe e River Raid. Shaw foi contratada pela Atari em 1978 e, posteriormente, começou a trabalhar na Activision em 1982.

Carol Shaw
Carol Shaw

Já, a game designer americana Roberta Williams foi a pioneira nos games de aventura. Williams foi co-fundadora ao lado do seu marido e programador, Ken Williams, do estúdio Sierra On-Line e co-criadora da série King’s Quest Phantasmagoria. Os dois se apaixonaram, se casaram, tiveram filhos e, principalmente, fizeram diversos games.

Roberta Williams
Roberta Williams

Anteriormente os jogos lançados para Apple II eram apenas em texto. Até então nenhum programa havia sido feito com a junção de gráfico e texto. Ken Williams desenvolveu o programa necessário que acoplasse os dois, enquanto Roberta foi responsável pelo game design dos jogos. A partir da On-Line Systems fundada pelo casal (posteriormente passou a se chamar Sierra On-Line, em 1982), os primeiros games de aventura criado pelos dois foi Mystery House e The Wizard and The Princess (o primeiro jogo de aventura com gráficos coloridos) que foram lançados para Apple II, em 1980.

Confira abaixo como era Mystery House:

Mystery House foi bem recepcionado pelo público e se tornou uma série de seis aventuras chamadas Hi-Res Adventures lançada entre 1980 e 1982. Inclusive dá para jogar Mystery House online clicando aqui. O game The Wizard and The Princess foi campeão de vendas e deu origem a famosa série King’s Quest.

King's Quest I

Em 1994, ocorreu o lançamento do violento game de horror Phantasmagoria. E mais uma vez, Roberta ficou responsável pelo game design. O jogo custou U$4 milhões, levou 2 anos para ser desenvolvido, tinha 550 páginas de roteiro, foi publicado em 7 CDs e vendeu mais de um milhão de cópias.

Phatasmagoria

Roberta lançou vários jogos e ganhou vários prêmios. Em 1997, foi lançada The Roberta Williams Anthology contendo 15 games desenvolvidos pela game designer. Em 2014, O casal Williams ganhou o prêmio de Industry Icon Award no The Game Awards 2014.

O que Lovelace, Shaw e Williams têm em comum? Todas foram mulheres pioneiras nas suas áreas e abriram caminho para novas oportunidades, inovaram e executaram novas ideias. Torcemos por todas as mulheres desenvolvedoras e esperamos que elas sirvam de exemplo e inspiração para as próximas gerações de jogadoras, game designers, programadoras, animadoras, sound designers e artistas.

Fonte: Smithsonian.com e Sierra Gamers

Compartilhe: