A comunidade rolou um 20 natural para vencer essa batalha!

Se você acompanha criadores de conteúdo de RPG, mais especificamente Dungeons & Dragons, nas últimas semanas com certeza ouviu o termo “OGL” (Acrônimo para Open-Gaming License, do inglês, Licença de Jogo Aberto) e sua recente proposta de sua alteração.

21 de Dezembro de 2022 – O começo da aventura…

Em um post oficial no D&D Beyond Foi anunciado que com One D&D, atualização de Dungeons & Dragons 5ª Edição que se encontra em desenvolvimento, a SRD e OGL do sistema seriam atualizadas.

SRD é uma sigla em inglês para Systems Reference Document (Documentos de Referência de Sistemas), termo utilizado para as regras básicas de um sistema de RPG para permitir que terceiros façam material compatível com aquele jogo.

Hoje temos conteúdo como Critical Role, A Lenda de Vox Machina e miniaturas personalizadas graças a esses mecanismos.

Imagem alaranjada com a silhueta de um dragão no fundo, no plano da frente vemos: uma gnoma com um escudo e maça de brilho amarelado, uma elfa com um emitindo um brilho verde, uma elfa apoontando um arco com flecha azul, um goliath segurando uma espada e m suas costas, um gnomo tocando um alaude, um elfo segurando duas adagass e um humano empunhando uma arma. abaixo o texto "the legend of vox machina"
Imagem: Prime Video

Nesse post, três regras básicas foram colocadas, e no início de 2023 foi dito que todas as pessoas criadora deveriam segui-las.

  1. Aceitar os termos da licença e deixar que nós [WOtC] saibamos o que você está colocando a venda
  2. Reportar lucros recebidos por conteúdo relacionado a OGL anualmente (caso faça mais que $50,000 dólares por ano)
  3. Colocar uma insígnia de criador em seu trabalho

Além disso, foi constatado que caso sua renda com D&D ultrapasse $750,000 dólares terá que pagar royalties.

5 de janeiro – Salvaguarda de sabedoria

Ê jornalista Linda Codega publicou na io9 uma matéria alegando ter recebido o texto completo da OGL 1.1

Ontem, eu recebi o texto completo da OGL 1.1 de uma fonte confiável. A atualização na Open Gaming License é incrivelmente restritiva, demanda vigilância da comunidade e, mais importante, deslegitima a antiga OGL da WotC.

Uma das coisas explicitadas nessa matéria foi como a nova OGL cresceu, de 900 palavras, para 9 mil.

Porém a coisa que mais assustou a comunidade foi uma parte do texto alegando que “[Wizards] poderá modificar ou acabar com o acordo por qualquer motivo desde que nós tenhamos emitido um aviso com trinta (30) dias de antecedência”.
Além disso, independente do que você produza, desde que dentro das regras de OGL, a empresa terá o direito de utilizar. No documento colocado como uma “licença não exclusiva, perpétua, irrevogável, mundialmente, sub-licenciável, sem royalties para uso do conteúdo independente do propósito”.

Com essas informações, a comunidade preparou sua subclasse de bárbaro e entrou em fúria, mas outro vazamento ajudou a organizar e direcionar essa revolta.

Grande vazamento de alguém dentro da @Wizards

É aquilo que temíamos: os superiores nos odeiam, a comunidade de D&D, e nos veem apenas como um “obstáculo para seu dinheiro”

As inscrições no D&D Beyond são tudo que a WotC se importa, então eu cancelei a minha. Façam nossa voz ser ouvida #opendnd #StopTheSub”

Na imagem: Olá,

Eu sou um funcionário da WotC atualmente trabalhando com D&Dbeyond(DDB) e com os líderes de negócios de D&D na vida da linha de produção. Se você quiser, posso te dar provas disso.

Estou enviando essa mensagem porque temo pela saúde de uma comunidade que amo, e sei para onde os líderes da WOTC estão olhando;

– Estão atrasando um pouco as mudanças na OGL por causa da repercussão negativa.
– As decisões deles são baseadas inteiramente em impactos factuais em sua base.
– Especificamente estão olhando para as inscrições no DDB e seus cancelamentos, já que são os dados financeiros mais imediatos que eles têm.
– Ainda estão esperando que a comunidade se esqueça, siga em frente, então eles poderão botar isso em prática.

Eu decidi entrar em contato com você porque com meu tempo na WotC eu nunca ouvi gerentes se referindo aos consumidores de uma maneira positiva, a comunicação deles me dá a impressão de que eles veem consumidores como obstáculos, entre eles e seu dinheiro, o time de DDB foi informado inicialmente para se preparar para apoiar as novas mudanças na OGL e no portal online quando voltasse das férias de fim de ano, e a liderança não se responsabiliza pela dor e estresse que causam nos outros. A primeira comunicação da liderança sobre a OGL para os empregados foi de 30 minutos no dia 11/01/23, essa foi a primeira vez que eles pelo menos tentaram.

Irei repetir, a principal coisa que essa liderança está olhando são os cancelamentos de inscrições no DDB

Espero que tenha um ótimo dia,
[CENSURA]
P.S. Estarei copiando e colando essa mensagem para outros líderes da comunidade.

D&D Beyond é uma ferramenta que agrega as regras de D&D como espécies, magias, classes do livro base e de expansões, além disso oferece ferramentas para criação de fichas, rolagem de dados e criação e publicação de conteúdo próprio (popularmente chamado de homebrew, em inglês).
Originalmente foi operado pela Curse LLC, que em 12 de dezembro de 2018 foi adquirida pela Fandom, inc.

A partir deste momento as hashtags #OpenDnD e #StopTheSub ganharam força no Twitter e grandes nomes da comunidade, como Ginny Di, DnD_Shorts, CritCrab, entre outros, propagaram as tags e incentivaram seus seguidores a cancelar assinaturas no serviço.

13 de janeiro – O Mago na Costa nos escuta?

Em um fundo azulado com pedaços de pedras no ar se encontra um Halfling de pele branca, cabelo preto com algumas mechas de diversas cores, suas roupas são um sobretudo vermelho aberto com uma camisa azul de gola branca por baixo, calças marrons e botas pretas. Em suas mãos é possível ver raios saindo descontroladamente
Imagem: VinWerneck

Foi postada a primeira resposta oficial alegando entre outras coisas que continuará fazendo uma nova OGL, e tentando justificar porque isso seria bom, porém a comunidade não recebeu ela da melhor maneira possível.

Em um vídeo sobre o texto, o youtuber CritCrab comenta:

“Você verá uma tendência tóxica durante essa declaração, e isso é a WotC acusando sua comunidade de tudo que são. Toda acusação, é uma confissão […]

‘Nós [Wizards] queremos garantir que a OGL é para criadores de conteúdo, homebrewer [termo utilizado para quem cria algo não oficial do RPG], aspirantes a designer, nossos jogadores e a comunidade, não grandes corporações para usar para o seu próprio ganho comercial’. Okay, o problema disso é que agora você definiu o que vê como uma grande corporação e não é bom. Viewer, pense em uma grande corporação por um segundo, o que vem em mente? Sua seguradora? Amazon? Talvez Hasbro ou Wizards? Não de acordo com eles.
Uma grande corporação agora é qualquer uma que chegue perto de um milhão de dólares eu não vejo minha empresa favorita de TTRPG fazer um ou dois milhões e penso ‘wow essa empresa é gigante, titânica’. Porque esses projetos são feitos por equipes. lucros são escassos, você tem que pagar artistas, pessoas escritoras, editoras, taxas e se tiver algum dinheiro sobrando, você tem que pagar por seu próximo projeto. Aqueles 750,000 viram muito menos, muito rápido […]

‘Você irá ouvir pessoas falando que elas venceram, nós [WotC] perdemos porque fazer nossas vozes serem ouvidas, nos forçou a mudar nossos planos. Essas pessoas estarão apenas meio certas. Eles venceram – e nós também’. Não a WotC, nós não vencemos a cada dia que passa nós existimos menos e menos isso não acaba até você desistir, ou até criar uma OGL tão inalterada que vocês também devem ter desistido […]

Nós nos importamos com D&D mais do que vocês. Wizards of the Coast, nós não somos sua comunidade. vocês existem dentro da nossa e sem um documento legal garantindo que a antiga OGL vai mais ou menos se manter, vocês não são mais bem-vindes.

27 de janeiro – O chefe final!

Ume jogadore pode não conseguir lutar com um Tarrasque, não importa a quantidade de combos e itens mágicos que sue personagem tenha na ficha, mas quando suas ações estão organizada junto de seu grupo, aí sim existe uma chance, e mesmo no momento mais difícil, os dados sabem rolar da maneira que eles deveriam.

As vozes da comunidade finalmente foram ouvidas, e no Twitter do D&D Beyound foi postado o ponto final da discussão.

Nas ultimas semanas vocês, a comunidade, fizeram suas vozes serem ouvidas. E nós escutamos. OGL 1.0 permanecerá intocada E a SRD 5.1 estará agora inteiramente em uma licença de Creative Commons.

Na imagem: Nós deixaremos a OGL 1.0a como está, intocada.

Nós também faremos com que a totalidade de SRD 5.1 esteja disponível numa licença de Creative Commons.

Você escolhe o que prefere usar.

Licenças de Creative Commons (CC) dão a qualquer indivíduo ou instituições uma maneira padronizada de garantir permissão para usar seu trabalho criativo dentro de leis de copyright.

Junto do post uma versão em PDF da SRD 5.1 com licença de CC já foi publicada, o que significa que nada neste documento pode ser legalmente revogado ou alterado pela empresa

Pequenas alterações foram feitas nessa versão, algumas delas até vieram como uma forma de aumentar o conteúdo que pode ser utilizado livremente, sendo elas:

  • Várias magias importantes para classes, itens mágicos, e monstros foram adicionados na sessão de magias. Por exemplo, o truque raio místico que é uma habilidade essencial da classe bruxo, agora é parte da SRD
  • Referências a quaisquer arquétipos (e escolhas similares de classes como domínios para clérigos) não estão no SRD (como magia selvagem para a classe feiticeiro) foi removida do texto para evitar confusão
  • Referência a “capítulos” foram embora, já que a SRD não é organizada em capítulos
  • Marcadores foram adicionados nas partes mais importantes e tópicos frequentemente mencionados
  • Pequenas correções de texto foram feitas (como as poucas referências a “DM” no lugar de “GM”, alguns erros tipográficos por importar o texto de sua fonte original, e incorporando errata do Livro do Jogador, Livro do Mestre e Livro dos Monstros).
  • Todos os apêndices foram movidos para o final do documento. Por exemplo, o Apêndice de condições do Livro do Jogador costumava aparecer no meio da SRD, mas agora está no final. Para evitar confusão entre os apêndices retirados do Livro do Jogador e do Livro dos Monstros, os apêndices agora tem um prefixo PH- ou MM-
  • Regras para sintonização de itens mágicos, ativar itens, e vestir ou empunhar itens agora estão na SRD

Esse texto contém informações retiradas das matérias de Linda Codega na io9 e dos canais de YouTube CritCrab e DnD Shorts

Leia mais sobre RPG na GG

Compartilhe: