Pega a pipoca e vem assistir!

Texto escrito orginalmente por

O mundo do entretenimento sul-coreano é tão bonito e variado quanto viciante. Isso é verdade para praticamente todas as formas de arte que caem sob a enorme sombra do Hallyu (onda coreana) – e os K-dramas não são exceção.

Depois de se acostumar com o ritmo e os estilos de atuação da televisão sul-coreana, você achará impossível parar de assistir – afinal, há algo para todos.

Se você quer uma história de fantasia épica de magia e romance ou um conto de amadurecimento sobre amizades e dificuldades, pode ter certeza de que há um K-drama girando precisamente em torno disso – com locações impressionantes, cinematografia rica e os mais belos atores/atrizes que você já viu na vida.

Séries como Round 6 também ajudaram consideravelmente a iluminar ainda mais a televisão sul-coreana | Imagem: Netflix

Se você está apenas começando, porém, o grande número de opções disponíveis pode parecer um pouco intimidante. Onde exatamente você deve começar? É aí que entra este guia: uma lista dos melhores dramas coreanos, que classifiquei de acordo com minha preferência pessoal, mas também estão entre os títulos mais bem avaliados da história da Coreia do Sul. Afinal, deve ter havido uma razão pela qual eles mantiveram milhares de espectadores em seu país de origem conectados às telas, certo?

13. Sky Castle

Tendo sido exibido entre 2018 e 2019, Sky Castle realmente está em segundo lugar na lista dos K-dramas de maior audiência de todos os tempos. Os 20 episódios desta série satírica pintam um retrato brutalmente honesto da classe alta de Seul – e, em particular, um grupo de mães que não param por nada e atropelam praticamente todo mundo para garantir que seus maridos sejam os mais bem-sucedidos e seus filhos. ser aceito nas escolas de elite. Sky Castle é estrelado pelas atrizes Yum Jung-ah, Lee Tae-ran, Yoon Se-ah, Oh Na-ra e Kim Seo-hyung, e está disponível para transmissão na Netflix e no Viki.

12. Hospital Playlist

Todo país precisa da sua própria série de dramas médicos, e a lista de reprodução do hospital definitivamente preenche essa necessidade da Coreia do Sul. Hospital Playlist foi ao ar originalmente na primavera de 2020, e o elenco principal da série é composto por cinco médicos que são melhores amigos desde os tempos de faculdade de medicina e que trabalham no mesmo hospital – além de fazerem parte de uma banda juntos. Hospital Playlist também tem uma segunda temporada, e ambas estão disponíveis  na Netflix.

11. The World of the Married

Atualmente o K-drama de cabo mais bem classificado de todos os tempos, ultrapassando SKY Castle com seus episódios finais, The World of the Married é baseado na série da BBC Doctor Foster. A história se concentra em um casal que cai em uma espiral de vingança, dor e perdão quando a infidelidade do marido vem à tona. Foi ao ar em 2020, com cada episódio trazendo classificações mais altas do que os anteriores, e tanto o diretor Mo Wan-Il quanto a atriz principal Kim Hee-ae ganhando seus respectivos prêmios no Baeksang Arts Awards daquele ano.

10. Reply 1988

Assim como o nome sugere, Reply 1988 se passa em 1988 e se concentra em cinco amigos que moram no mesmo bairro nos arredores de Seul. A série  acompanha eles durante a adolescência e suas lutas e vitórias diárias, tanto na escola quanto em casa. Reply 1988 faz na verdade parte da série Reply mais ampla do canal tvN, que também inclui Reply 1997 e Reply 1994. Reply 1988 está disponível na Netflix, Prime Video e Viki, enquanto Reply 1997 e Reply 1994 estão apenas no Prime Video e Viki.

9. Itaewon Class

Sentado confortavelmente entre os 15 K-dramas de maior audiência na história da televisão a cabo sul-coreana, Itaewon Class foi ao ar no primeiro semestre de 2020. A série segue um grupo de jovens – interpretado por um elenco com atores amados como Park Seo -joon, Kim Da-mi, Yoo Jae-myung e Kwon Nara – que moram no bairro de Itaewon em Seul e estão profundamente envolvidos um com o outro em suas alegrias e tristezas. Recebeu muitos elogios – incluindo o prêmio de Melhor Série Dramática no 25º Asian Television Awards – e está disponível na Netflix.

8. Strong Girl Bong-soon

Strong Girl Bong-soon é outro sucesso absoluto que alcançou um status icônico tanto na Coreia do Sul quanto entre os fãs no exterior. Park Bo-young estrela como a titular Do Bong-soon, que nasceu com uma força sobre-humana que foi transmitida às mulheres de sua família. Esse presente em particular lhe dá um emprego como guarda-costas do CEO de uma empresa de games – e acontece que o sonho de toda a vida de Bong-soon foi criar um jogo com ela mesma como personagem principal. O drama foi ao ar em 2017 e você pode assisti-lo no Viki.

7. Hometown Cha-Cha-Cha

Hometown Cha-Cha-Cha estreou no segundo semestre de 2021. Ele se concentra em uma dentista de Seul que decide mudar sua vida e mudar seu consultório da capital para a vila costeira fictícia de Gongjin. Lá, ela conhece o faz-tudo da vila, que a ajuda a se encaixar na comunidade unida. O drama, outro enorme sucesso nacional e internacional, é estrelado pelos atores Shin Min-a e Kim Seon-ho como protagonistas e está disponível na Netflix.

6. Hotel del Luna

Um K-Drama de realismo mágico muito didático, Hotel del Luna é estrelado por uma das cantoras e atrizes mais amadas da Coreia do Sul – Lee Ji-eun, que atua sob o nome artístico de IU – como proprietária de um hotel muito peculiar que atende exclusivamente a fantasmas e espíritos para que possam realizar seus últimos desejos antes de seguir em frente. Alegre e caprichoso, o Hotel del Luna está disponível na Netflix, Prime Video e Viki.

5. Uma Advogada Extraordinária

Lançado em 2022, Uma Advogada Extraordinária disparou para o topo dos K-dramas mais assistidos e com maior audiência na história da televisão sul-coreana e era um queridinho entre os telespectadores nacionais e internacionais. A atriz Park Eun-bin estrela como o personagem titular, Woo Young-woo, uma advogada no espectro autista. Sua representação de um personagem autista recebeu elogios a torto e a direito, e alguns espectadores no espectro a descreveram como uma representação honesta e de bom gosto – embora observem que às vezes cai em alguns clichês usados em demasia. A série está disponível na Netflix.

4. Vinte e Cinco, Vinte e Um

Uma adição muito recente a esta lista, Vinte e Cinco, Vinte e Um estreou no início de 2022 e se tornou um dos K-dramas de maior sucesso do ano. Situada entre os anos de 1998 e 2021, a série segue uma jovem esgrimista (interpretada por Kim Tae-ri) enquanto ela persegue seus sonhos atléticos e o herdeiro de uma família chaebol em desgraça (interpretada por Nam Joo-hyuk) enquanto ele luta para reconstruir sua vida depois que desmoronou completamente. A série está disponível na Netflix.

3. Mr. Sunshine – Um Raio de Sol

Um dos maiores K-dramas de época de todos os tempos, Mr. Sunshine – Um Raio de Sol estrela a atriz Kim Tae-ri mais uma vez. Desta vez, ela é uma aristocrata com uma queda por um atirador de elite que mora em Hanseong, a cidade que eventualmente se tornaria Seul no início do século 20 – quando a Coréia ainda era conhecida como Joseon. Ela se junta à causa da independência coreana quando o colonialismo do Japão começa a se tornar mais opressivo e, ao fazer isso, ela cruza o caminho de Eugene Choi – interpretado pelo tesouro nacional Lee Byung-hun – que nasceu em Joseon, mas foi criado nos Estados Unidos. A série está disponível na Netflix.

2. Pousando no Amor

Um dos K-dramas mais amados dos últimos anos, a premissa de Pousando no Amor é simultaneamente extravagante e enraizada na realidade. Uma herdeira chaebol (interpretada por Son Ye-jin) sofre um acidente de parapente e cai na Coreia do Norte, onde conhece Ri Jeong-hyeok (interpretado por Hyun Bin), um capitão do exército norte-coreano. Curiosidade: os dois atores realmente começaram um relacionamento enquanto estavam no set. A notícia de seu casamento foi anunciada na primavera de 2022 para um enorme frenesi de mídia social de fãs dedicados e espectadores casuais e o filho do casal nasceu em 2023. O drama está disponível na Netflix.

 

1. Guardian: The Lonely and Great God (Goblin)

Eu disse que esta lista foi baseada em minha preferência pessoal, e é por isso que Guardian: The Lonely and Great God – mais conhecido como Goblin – sempre ocuparia o primeiro lugar. O primeiro K-drama que eu já assisti e praticamente cheio até a borda com todos os meus tropos favoritos, a história segue um dokkaebi, uma figura do folclore coreano (interpretado pelo ator Gong Yoo), enquanto ele se move através dos tempos em busca de a única pessoa que pode libertá-lo de sua maldição. Essa pessoa acaba sendo a estudante Ji Eun-tak (interpretada por Kim Go-eun), que sempre teve a habilidade de falar com fantasmas. Goblin está disponível no Viki.

Quais você já viu e quais estão na sua lista para assistir? Tem alguma recomendação?

Matéria adaptada e traduzida de The Mary Sue

Leia mais sobre dramas asiáticos no GG!

Compartilhe: