Pra assistir, se divertir e se deprimir um pouco!

Se você está se perguntando se a nova série de Hora de Aventura, Fionna e Cake, é um spin-off ou uma sequência da série principal, a resposta simples para essa pergunta é: sim <3

A resposta mais complicada é que Fionna e Cake é surpreendentemente uma sequência incrivelmente direta de Hora de Aventura. Ao mesmo tempo, o primeiro episódio basicamente começa em um universo completamente diferente, onde a magia não é realmente uma coisa, e apresenta uma versão de Fionna e Cake (as versões trocadas de gênero e espécie de Finn, o Humano e Jake, o Cachorro) que existem fora da fanfiction do Rei Gelado. No início, parece uma coisa separada, mas depois continua exatamente de onde Hora de Aventura parou – tanto no sentido canônico quanto em relação ao público principal.

Porque, deixando de lado as questões de sequência ou spin-off, Fionna e Cake é a evolução natural de Hora de Aventura para o público que cresceu assistindo. A série mantém o espírito maluco da série original, mas segue personagens mais velhos enfrentando suas próprias crises internas que podem repercutir mais nos adultos. Os episódios são mais longos e mais voltados para o enredo, muito mais próximos de onde Hora de Aventura terminou do que de onde começou.

É Hora de Aventura, mas para adultos – e não de uma forma hiper-nervosa, mas de uma forma que entenda o que um público mais adulto do programa pode estar procurando.

Fionna e Cake | Imagem: HBO

O primeiro episódio começa com uma nova versão de Fionna, uma jovem de 20 e poucos anos que não consegue manter um emprego e seus principais problemas envolvem pagar as contas. Mesmo que ela sonhe com aventuras fantásticas, sua vida real é agravantemente normal. Ela tem a idade que muitas pessoas que cresceram assistindo Hora de Aventura teriam, enfrentando o mesmo tédio existencial que muitas dessas pessoas podem estar enfrentando. Hora de Aventura nunca se esquivou de investigar temas mais profundos e comoventes – especialmente quando se trata da natureza da existência humana em um mundo pós-apocalíptico – e desde os dois primeiros episódios, parece que Fionna e Cake estão seguindo um caminho semelhante. Fionna está lutando contra sua própria crise de um quarto de vida, ansiando por escapismo por causa da frustração em sua própria vida. Mas o que realmente marca essa trajetória é quando a animação retorna ao mundo fantástico de Ooo.

No segundo episódio, o foco muda para Simon Petrikov, o ex-Rei Gelado. Enquanto Finn está tendo mais aventuras (isso provavelmente está acontecendo após o final da série principal, mas antes do terceiro especial, onde todos estão, uh, mortos), Simon está lutando para descobrir a que lugar ele pertence neste mundo estranho, já que ele perdeu milhares de anos na loucura e não tem mais sua amada Betty. Ele se encaixa em um lugar estranho na narrativa, que em grande parte terminou feliz para todos os outros envolvidos. O mundo gira, mas ele está preso ao passado e não tem mais certeza de quem é.

Simon Petrikov, o ex-Rei Gelado | Imagem: HBO

E esse tema da confusão na idade adulta continua. As aventuras mágicas que se seguem são típicas de Hora de Aventura, mas o fato dos personagens centrais estarem lutando com problemas mais maduros eleva Fionna e Cake. Ao contrário de outras atualizações de desenhos animados lançadas anos depois de seus originais, como novas iterações de Ben 10 ou Teen Titans Go!, Fionna e Cake não foram projetados para reembalar o programa para uma nova geração. Em vez disso, os criadores seguiram o caminho alternativo e decidiram envelhecer o programa com seu público – sem ir a extremos e torná-lo hardcore e sombrio à la Velma ou a série live-action de Winx.

Nesse sentido, é mais parecido com A Lenda de Korra, uma sequência da série que também foi um spin-off que também envelhece o novo elenco para ficar mais alinhado com os fãs originais. Acontece que desta vez o público original teve ainda mais tempo para crescer ao longo dos oito anos de duração do programa, efetivamente fazendo a transição da animação infantil para animação adulta, mas sem uma mudança de tom completa. Fionna e Cake junta-se a pequena, mas em rápido crescimento, de animações para adultos que se concentram mais em enredos abrangentes do que em humor atrevido. Claro, há um pouco mais de violência, e os eufemismos criativos de palavrões são mais ousados, mas ainda é Hora de Aventura em sua essência – apenas com uma pitada de mais crises existenciais e contas para se preocupar.

Os dois primeiros episódios de Hora de Aventura com Fionna e Cake já estão disponíveis no HBO Max.

Texto traduzido e adaptado de Polygon

Leia mais sobre Hora de Aventura no GG!

Compartilhe: