Sanji é um dos personagens que usa assédio sexual como alívio cômico!

Matéria escrita originalmente por Kirsten Carey

Eu amo One Piece profundamente. Mas mesmo os fãs mais radicais podem reconhecer quando um elemento de um anime e mangá amado se traduz mal em um live-action. No caso da adaptação live-action de One Piece da Netflix, talvez o elemento mais óbvio seja como Sanji, o chef dos Piratas do Chapéu de Palha, age perto das mulheres.

Esse comportamento é a base do personagem de Sanji, e sempre seria extremamente difícil adaptá-lo para a série. Como a atitude de Sanji em relação às mulheres é a base de sua personalidade (e seu papel como alívio cômico), atualizar o personagem não é pouca coisa. Felizmente para nós, o live-action de One Piece e o ator Taz Skylar se destacam em enfrentar o desafio.

Taz Skylar como Sanji no live-action de One Piece | Imagem: Netflix

Sanji no anime/mangá

No anime/mangá, Sanji basicamente perde a cabeça sempre que uma mulher atraente passa. Seus olhos se transformam em corações, ele baba e outros atributos que frequentemente vemos no tropo pervertido dos personagens de anime. Em casos extremos (especialmente perto de sereias), ele terá sangramento nasal. Ele se recusa a brigar com mulheres porque isso vai contra seu código moral de cavalheiro. Ele dá a Nami e Robin, as duas mulheres do Chapéu de Palha, tratamento altamente preferencial. Hilariamente, as mulheres (especialmente Nami) muitas vezes se aproveitam da facilidade com que Sanji é manipulado – é imediatamente óbvio que ele fará tudo o que elas disserem.

Você pode pensar que isso torna Sanji improvável, mas não é o caso. Longe disso. Há momentos em que fico frustrada com ele, claro, mas Sanji é um dos meus personagens favoritos de One Piece. Eu estaria mentindo se dissesse que seus colapsos inspirados em mulheres nunca foram irritantes. Mas, na maioria das vezes, acho engraçado – especialmente por causa da frequência com que ele é frustrado. No entanto, tudo muda quando esse personagem se torna live-action. Se Sanji fosse um homem na vida real, essas cenas reproduzidas exatamente como no anime pareceriam assustadoras.

No entanto, Sanji é mais do que sua obsessão feminina, especialmente quando você obtém uma camada extra de sua história no arco Whole Cake Island. Ele é um personagem muito identificável, um garoto traumatizado que se transformou em um adulto determinado a fazer o bem por meio de seus amigos e seus princípios. Ele é gentil e sincero, embora possa ser malicioso e mal-humorado com pessoas que testam sua paciência. Todas essas qualidades também são os pilares de seu caráter, dos quais o live-action se inspira amplamente.

Dito isto, apesar de não querer lutar contra mulheres (não é cavalheiresco), eu consideraria Sanji um aliado. Há uma sinceridade bizarra em sua obsessão por mulheres. Sanji simplesmente não me parece predatório. Há algo paradoxalmente puro no quanto ele enlouquece, como um garotinho completamente entusiasmado com o glamour das estrelas de Hollywood. Na única vez que recebe um beijo, ele até desmaia.

(Um lado mais sombrio da atitude de Sanji em relação às mulheres se mostra na Ilha Kamabakka, mas esse é um problema maior e muito sério na representação trans e de gênero queer de One Piece, de outra forma bastante progressista, pelo menos para os padrões conservadores do Japão. Como você pode imaginar, isso é uma questão complexa que merece um artigo próprio.)

Adaptando Sanji com sucesso para live-action

A equipe por trás do live-action parece bem ciente da corda bamba que tem que caminhar com o personagem. Sanji foi ajustado para não se transformar em um idiota excitável sempre que uma mulher está por perto. Sanji da Netflix reflete seu amor pelas mulheres através de flerte e suavidade. Mas um cara excessivamente sedutor ainda pode parecer, por falta de uma palavra melhor, nojento.

É aqui que entra o ator Taz Skylar. O charme natural de Skylar é um grande trunfo para o personagem. Quando ele flerta com Nami no Baratie, ou intervém para convencer Nojiko a dar uma chance aos Chapéus de Palha, ele parece ter a mesma sinceridade subjacente do anime Sanji. Seu flerte funciona porque é apoiado por sua seriedade infantil. A sensação de que Sanji age dessa maneira porque ele também respeita as mulheres (à sua maneira Sanji) também transparece. Na verdade, Sanji é o único a apoiar a intuição de Luffy de que algo mais profundo estava acontecendo com Nami.

No episódio oito, Sanji abre os braços para um abraço enquanto Nami sai correndo do desmoronado no Arlong Park. Nami o ignora completamente, em vez disso abraça Zoro e Usopp, deixando Sanji congelado em sua sorridente antecipação. É um momento Sanji clássico.

Matéria traduzida e adaptada de The Mary Sue

Saiba mais sobre One Piece no GG!

Compartilhe: