O quinto volume da série Heartstopper é uma leitura leve, agradável e te deixa com um quentinho no coração!

Heartstopper é uma graphic novel que ganhou adaptação para série na Netflix. Já existem diversos volumes publicados:

heartstopper

 

Atenção: se você apenas acompanha a história através da série na Netflix, o post contém spoilers.

História

Nick e Charlie estão mais apaixonados do que nunca. Eles já se declararam um para o outro, começaram a namorar, e Charlie está quase convencendo sua mãe a deixá-lo dormir na casa de Nick… Mas com a partida de Nick para a universidade no próximo ano, será que tudo está prestes a mudar?

A graphic novel alterna entre os pensamentos de Charlie e de Nick, cada um enfrentando suas dificuldades. Nick fica receoso sobre ir para uma universidade longe de Charlie, enquanto Char ainda está passando pelas fases que envolvem a superação de seu distúrbio alimentar (afinal, é uma longa caminhada!).

Neste meio tempo, Charlie e Nick ficam cada vez mais próximos e discutem um assunto que vinha sido evitado por ambos: a intimidade e relações sexuais.

Como todos os livros anteriores, as personagens reconhecem, abraçam e celebram os muitos níveis diferentes de intimidade – desde o contato visual até tapinhas no braço, beijos na testa, abraços apaixonados e até diferentes formas de intimidade sexual. Como sempre, Alice Oseman dando um show sobre inteligência emocional, relacionamentos e diversidade, além de trazer à tona discussões muito importantes!

O livro é recheado de momentos fofos entre Nick e Charlie, além de conversas fundamentais entre amigos, trazendo várias perspectivas sobre as situações em que as personagens estão envolvidas, o que enriquece muito a trama, deixando de focar apenas no distúrbio de Char (afinal, por mais que seja dolorido, a vida continua acontecendo mesmo quando estamos passando por momentos difíceis).

Ilustrações

As ilustrações continuam fofíssimas e o livro ainda veio acompanhado de uma arte linda do casal mais querido da série:

Continua existindo a simulação das mensagens trocadas entre as personagens e desta vez as ilustrações possuem nuances em verde claro:

Vale a pena?

Honestamente, a cada novo volume, Heartstopper fica ainda melhor. Muitos fãs ficaram chateados achando que este seria o último volume, mas isso é esclarecido pela própria autora em uma das páginas do livro, no qual ela diz que entendeu que precisava ter mais uma unidade para dar o desfecho que as personagens merecem (ufa, que alívio!).

Como sempre, a trama traz exemplos de comunicação aberta, autêntica e honesta sobre os sentimentos e explora o impacto de amizades como apoio, além das consequências (positivas e negativas) das relações familiares para a saúde mental. Além disso, a história modela relacionamentos saudáveis ​​e de apoio que permitem espaço para descoberta, crescimento e vulnerabilidade pessoais.

Diante de tanto conteúdo envolvendo relacionamentos tóxicos (seja em livros, quadrinhos, séries ou filmes), ver o desenvolvimento das personagens de Heartstopper é um respiro e um abraço quentinho, mostrando para os leitores que é possível buscar um relacionamento saudável com todos – inclusive consigo mesmo, pelo bem da saúde mental individual.


Curtiu? Então leia mais sobre Heartstopper aqui!

Compartilhe: