Vem conhecer a história do batom utilizado em Arwen.

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel estourou nas telas de cinema em 2001, começando uma verdadeira redefinição cultural. Arwen, de Liv Tyler, usava o tom perfeito de batom no filme. Era atraente, mas discreto, e surpreendentemente, vinha de uma marca não tão popular entre os jovens, algo que você encontraria no fundo da bolsa de sua mãe. A marca? Clinique. A cor? Black Honey (Mel escuro, em português).

Imagem: Arwen / O Senhor dos Anéis

Agora, 20 anos após o lançamento do filme (celebrados no dia 10 de dezembro), Arwen está passando por uma espécie de renascimento. No final de junho, uma tendência surgiu no TikTok que levou os usuários a procurarem o batom Black Honey, da Clinique, online e em lojas físicas, e mais uma vez tentarem reproduzir o visual icônico de Arwen.

Arwen Undómiel aparece pela primeira vez em O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel, de J. R. R. Tolkien, quando Frodo Bolseiro chega a Valfenda, mas a maior parte de sua história é contada nos apêndices de O Retorno do Rei, que expandiu a rica tapeçaria da tradição no legendário de Tolkien. Embora Arwen não tenha desempenhado um papel importante no material de origem, Peter Jackson inteligentemente escolheu torná-la uma participante mais ativa em sua adaptação para o cinema. Ao fazer isso, Jackson trouxe a história de amor de Aragorn e Arwen para o primeiro plano dos filmes, e isso por si só desencadeou um tipo diferente de história de amor com os fãs.

Arwen se tornou um ícone para muitas mulheres jovens que procuravam seu lugar na Terra Média, e ela teve um impacto duradouro no público em vários níveis. Não são apenas os cosplayers que estão atrás do batom Black Honey para completar suas fantasias: o TikTok está cheio de pessoas comuns que procuram incorporá-lo em suas rotinas de maquiagem. Éowyn, com sua frase “Eu não sou homem”, é sem dúvida o primeiro nome que vem à mente quando você pensa em personagens femininas fortes de O Senhor dos Anéis, mas é Arwen que parece estar inerentemente ligada à memória cultural de tal forma que as pessoas desejam recriar sua estética.

Imagem: Arwen / Senhor dos Anéis

No TikTok, a hashtag #CliniqueBlackHoney obteve quase 25 milhões de visualizações em poucos meses, com vários usuários produzindo vídeos virais com suas rotinas de maquiagem. Lauren, uma cosplayer conhecida por Lauren.Does.Cosplay, teve mais de meio milhão de visualizações em seu vídeo, no qual testou o produto.

Lauren declarou ao Polygon:

“Arwen sempre foi um ícone para mim desde que assisti O Senhor dos Anéis quando tinha oito anos de idade. Ela não é apenas deslumbrante e a personificação de uma mulher que também pode ser uma guerreira, mas seu amor por Aragorn e sua disposição de desistir de sua vida imortal por ele é uma história de amor maravilhosa. (…) Eu admiro a coragem de Arwen em seguir seu coração, mesmo em face dos maiores males do mundo”.

Imagem: Arwen e Aragorn / Senhor dos Anéis

A Clinique lançou o batom Black Honey em 1971, meros cinco anos depois que uma edição oficial de O Senhor dos Anéis atingiu a lista dos mais vendidos nos EUA. O batom cor de uva-passa contrastava fortemente com as cores vivas que proliferavam na era da discoteca e dos psicodélicos. Embora possa parecer escuro antes da aplicação, o batom, de acordo com a Clinique, é uma mistura de pigmentos azuis, vermelhos e amarelos que funciona para todos os tons de pele – até mesmo para a tez pálida de Liv Tyler. Em sua estreia, ele foi vendido em um pote brilhante, mas a Clinique relançou o Black Honey em 1989, no mesmo tubo elegante que é vendido hoje. Lauren concordou com esse sentimento, observando que ela já havia incorporado o batom na rotina diária porque “é o batom perfeito para o dia a dia”.

Peter Swords King, cabeleireiro e maquiador da trilogia O Senhor dos Anéis, disse a Polygon que escolheu Black Honey porque tinha “tons escuros, mas ao mesmo tempo é transparente o suficiente para ficar com uma cor natural, ao invés de parecer um batom”.

Quando questionado sobre o fato de que seus designs de maquiagem têm resistido como um visual para tantos fãs, King disse:

“Acho absolutamente incrível que as pessoas sejam tão influenciadas por algo que eu fiz há tanto tempo. Também é muito lisonjeiro, já que agora estou trabalhando no meu 50º filme como design. Que continue assim”.

Muitas informações sobre os filmes O Senhor dos Anéis foram transmitidas como se fossem folclore nos últimos 20 anos. Nesse tempo, a internet mudou drasticamente – em alguns casos, levando com ela informações vitais que haviam sido cuidadosamente selecionadas e catalogadas por fãs dedicados, que passavam seu tempo livre administrando sites de fãs e promovendo uma comunidade. Outros fãs fizeram o trabalho de preservar essa informação.

Em 2001, a maquiadora Noreen Wilkie, foi entrevistada pela InStyle sobre seu trabalho em A Sociedade do Anel. A entrevista incluiu a primeira referência ao batom Clinique Black Honey que foi usado “para suavizar” os lábios de Liv Tyler. A certa altura, o artigo foi carregado no TheOneRing.net (TORn), um site dedicado a tudo que um fã poderia precisar: artigos digitalizados de revistas, informações sobre encontros da comunidade e links vitais para outros sites, como o AlleyCatScratch.

Este é um ótimo exemplo de como a informação foi passada adiante no fandom de O Senhor dos Anéis ao longo dos anos. A entrevista foi publicada pela primeira vez na versão impressa do InStyle, antes de aparecer online temporariamente para assinantes da AOL e InStyle. Por um tempo, o TolkienOnline.com (agora TolkienEstate.com) e o TORn hospedaram links para o artigo da InStyle. Em algum momento entre 2001 e 2008, o artigo foi excluído, mas as informações foram preservadas no site pessoal de um fã, Very-Faery.com. A pessoa por trás do Very-Faery salvou o artigo no Microsoft Word e, em seguida, postou-o em seu próprio site. Esse site, embora agora também excluído, foi felizmente capturado e preservado pela Wayback Machine.

É preciso dedicação para garantir que as informações vitais do fandom permaneçam acessíveis para as futuras gerações de fãs. E é uma tarefa que está se tornando mais difícil para arquivistas digitais que tentam preservar sites de fandom significativos, como o GeoCities, da exclusão em massa de dados.

Além de extrair essas informações das profundezas da Wayback Machine, a única evidência restante do batom Black Honey sendo usado para Arwen existe em uma postagem que foi carregada originalmente em algum momento antes de abril de 2008. Os fãs dedicados do AlleyCatScratch criaram um guia para a maquiagem da Arwen, que listava as exatas paletas utilizadas nos filmes, bem como alternativas menos caras para replicar o visual.

Imagem: Clinique / Black Honey

Hoje, os fãs não estão necessariamente procurando alternativas mais baratas – eles estão procurando aquelas que podem ser encontradas nas prateleiras. O site da Clinique afirma que um tubo de batom Black Honey é vendido a cada três minutos! O interesse renovado pelo TikTok parece ter tornado o batom difícil de encontrar. Cosmetologistas licenciados como Jenn Aédo têm fornecido aos telespectadores alternativas, incluindo produtos sem crueldade ou veganos, como Burt’s Bees Tinted Lip Balm em Red Dahlia, ELF Sheer Slick Lipstick na cor Black Cherry ou o Tarte’s Quench Lip Rescue na cor Berry.

Aédo viralizou em agosto, com quase 3 milhões de visualizações em um vídeo no qual discutia a tendência do Black Honey. Em uma entrevista, ela explicou que o batom está está totalmente esgotado na loja Sephora onde ela trabalha. Embora Aédo tenha dito que nenhum cliente mencionou especificamente Arwen ao perguntar sobre o batom, ela esperava que as próximas convenções de quadrinhos levassem mais pessoas a procurar a cor.

Não importa o quão distantes os fãs possam estar do lançamento da trilogia O Senhor dos Anéis e do entusiasmo inicial que veio com ele, a franquia ofereceu personagens icônicos que os fãs carregam consigo até hoje. Isso pode significar usar o Um Anel em volta do pescoço, ou aplicar um pouco de batom Black Honey antes de sair pela porta para enfrentar as batalhas que os esperam. O visual de Arwen continua sendo um clássico para os fãs. Como disse Peter King Swords: “Que continue assim”.

Aqui no Brasil, a cor não está disponível nem no site da marca, nem em lojas como a Sephora.

Matéria traduzida de Polygon.

Leia mais sobre O Senhor dos Anéis aqui no site.

Compartilhe: