Nossa jornada pelo incrível mundo de Wes Anderson continua. No post anterior, falei dos filmes O Grande Hotel Budapeste, Bottle Rocket, Rushmore, The Royal Tenenbaums e The Life Aquatic with Steve Zissou. Agora vou falar da filmografia do diretor a partir de 2007 e das principais características dos filmes de Wes Anderson.

viagem-a-darjeeling

Wes Anderson voltou aos curta-metragens em 2007, com o lançamento de Hotel Chevalier (Também não vi esse). No elenco, Jason Schwartzman, Natalie Portman, Michel Castejon e Waris Ahluwalia, mais um participante frequente dos filmes de Anderson. Hotel Chevalier funciona como uma espécie de prólogo ao longa The Darjeeling Limited (Que eu também não vi. Preciso resolver isso urgente!). Também lançado em 2007, Viagem a Darjeerling (título no Brasil) trouxe no elenco novamente Owen Wilson, Anjelica Huston, Bill Murray, Jason Schwartzman e também Adrien Brody. O roteiro foi co-escrito por Wes Anderson, Roman Coppola e Jason Schwartzman.

Wes-Anderson-and-the-cast-of-Fantastic-Mr.-Fox

Em 2009, lançou Fantastic Mr. Fox. A animação em stop motion é uma adaptação do livro do escritor inglês Roald Dahl (também autor de A Fantástica Fábrica de Chocolate). Mesmo não tendo sido um grande sucesso de bilheteria, o filme foi elogiado pela crítica e indicado ao Oscar de Melhor Animação (E eu ainda não vi! Que absurdo!). Além de George Clooney, os atores Adrien Brody, Willen Dafoe, Bill Murray, Jason Schwartzman e Owen Wilson emprestam suas vozes aos personagens da animação O Fantástico Sr. Raposo (título no Brasil).
moonrise-kingdom-international-poster O filme seguinte, o adorável Moonrise Kingdom, abriu o Festival de Cinema de Cannes em 2012. Mais uma vez, Wes Anderson alcançou o sucesso de público e crítica. Com um orçamento de 16 milhões de dólares, o filme ultrapassou a marca de 45 milhões de dólares de bilheteria nos EUA, foi indicado à Palma de Ouro, ao Globo de Ouro de Melhor Musical ou Comédia e ao Oscar de Melhor Roteiro Original. Além de Bill Murray, Edward Norton, Tilda Swinton e Jason Schwartzman, o elenco conta também com Bruce Willis. É um dos melhores filmes do diretor na minha opinião. Em um longa com várias estrelas, você fica vidrado nas aventuras das duas crianças. Genial!

Marcas registradas
Wes Anderson Color PaletteNão é a toa que Wes Anderson tem uma legião de fãs. Seu estilo característico é facilmente reconhecido em todos os seus filmes. Alguns aspectos são verdadeiras marcas registradas do diretor, roteirista e produtor texano Wesley Wales Anderson, filho do relações públicas Melver Leonard Anderson e da arqueologista Ann Burroughs.

Um desses elementos recorrentes é a presença frequente dos atores Bill Murray, Owen Wilson, Luke Wilson, Jason Schwartzman, Adrien Brody, Tilda Swinton, Edward Norton, Anjelica Huston, Harvey Keitel, Jeff Goldblum e Michael Gambon, entre outros.
Jason, Bruce, Wes, Ed, Tilda e BillAlém disso, o uso obsessivo e cômico de objetos – cartões, livros, bandejas, documentos em primeiro plano; cenas com atores olhando diretamente a câmera, mas sem muita expressão; uso de câmera lenta em momentos pouco comuns, principalmente no fim dos filmes; a maioria dos longas teve composições de Mark Mothersbaugh; referências a grandes mestres do cinema (Vida Marinha com Steve Zissou com influência de Federico Fellini, Viagem a Darjeeling é uma homenagem ao diretor indiano Stayajit Ray e Moonrise Kingdom traz referências de Jean-Luc Godard).
Directed-By-Wes-AndersonOs filmes ainda têm aspectos propositadamente teatrais (cenário de Os Excêntricos Tenenbaums, cortina vermelha na abertura de Vida Marinha com Steve Zissou e uma peça no meio da narrativa em Moonrise Kingdom); inspiração em elementos de quadrinhos e da literatura infanto-juvenil – cores saturadas, ângulos muito abertos e personagens com traços físicos caricatos; e contam com trilha sonora marcante, seja rock inglês ou, atualmente, o pop francês.
Espero que depois disso tudo, você fique à fim de ver, ou rever, os filmes deste criativo e produtivo cineasta e conferir suas histórias maravilhosas! Aproveite, em algumas cidades O Grande Hotel Budapeste ainda está em cartaz!

Compartilhe: