Autora faleceu em 11 de dezembro, aos 80 anos.

O mundo da literatura chora essa semana a perda da incrível Anne Rice. Tendo completado seus 80 anos em outubro, a autora nos deixou devido a um AVC. A notícia foi compartilhada por seu filho, Christopher Rice, nas redes sociais oficiais de Anne:

Em tradução: “Queridas Pessoas da Página, aqui é o filho da Anne, Christopher, e me parte o coração vir trazer essas notícias tristes para vocês. Mais cedo essa noite, Anne faleceu devido a complicações causadas por um AVC. Ela nos deixa quase 19 anos depois da morte de meu pai, seu marido Stan. Não há como exagerar a imensidão da dor de nossa família. Como mãe, o apoio que ela me ofereceu foi incondicional – ela me ensinou a abraçar meus sonhos, rejeitar a conformidade e desafiar as vozes sombrias do medo e da dúvida. Como escritora, ela me ensinou a desafiar os limites dos gêneros e a me render às minhas paixões obsessivas. Em suas horas finais, sentei-me ao lado de sua cama no hospital, deslumbrado quanto a suas conquistas e coragem, mergulhado em memórias de uma vida que nos levou das colinas enevoadas da San Francisco Bay Area para as ruas mágicas de Nova Orleans e para as vistas cintilantes da região sul da Califórnia. Ao lhe dar um último beijo de adeus, sua irmã Karen disse: ‘Foi uma grande jornada essa em que você nos levou, menina’. Acho que todos podemos concordar. Devemos nos confortar na esperança compartilhada de que Anne está agora experimentando em primeira mão as respostas gloriosas a muitas questões espirituais e cósmicas, cuja busca definiu sua vida e carreira. Por muitos de seus anos finais, as contribuições de vocês para essa página encheram a vida dela de alegria, bem como de um senso profundo de comunidade e amizade. Anne será enterrada no mausoléu da família, no cemitério Metairie, em Nova Orleans, em uma cerimônia privada. No ano que vem, haverá uma celebração à vida dela em Nova Orleans. Esse evento será aberto ao público e convidaremos a participação dos amigos, leitores e fãs de Anne, que trouxeram a ela tanta felicidade e inspiração durante a vida”.

Anne Rice nasceu Howard Allen Frances O’Brien, na cidade de Nova Orleans em 4 de outubro de 1941, passou parte da infância e a adolescência no Texas e depois, já adulta e casada, foi para São Francisco, onde cursou ciência política e escrita criativa na Universidade de São Francisco. Foi criada no catolicismo, que exerceu grande influência em seu imaginário, sendo uma presença marcante em sua obra.

Imagem: Anne e Stan Rice 

O grande amor de sua vida foi Stan Rice, poeta e artista, com quem se casou e teve dois filhos, Michelle (falecida ainda criança devido à leucemia) e Christopher. A morte de Michelle, em 1972, marcou-se com extremo sofrimento na vida de Anne, levando-a a escrever o que viria a ser sua primeira obra-prima: Entrevista com o Vampiro.

O segundo doloroso encontro com a morte veio em 2002, quando Anne perdeu Stan. Desconsolada, ela voltou-se fervorosamente ao catolicismo, chegando até mesmo a se afastar de sua literatura sobrenatural, por considerá-la imoral do ponto de vista religioso. Em 2010, no entanto, ela anuncia publicamente em sua página do Facebook que, apesar de acreditar em Cristo, não pode mais se considerar católica ou cristã, por divergências de pensamentos com a igreja. A partir daí, ela voltou a mergulhar em seus universos sobrenaturais, publicando novos volumes para as Crônicas Vampirescas e até mesmo uma nova série sobre lobisomens.

Imagem: Anne e Christopher Rice

Anne foi muito ativa em sua página no Facebook, fundada em 2009, por muitos anos, chamando seus seguidores de “Dear People of the Page” (Queridas Pessoas da Página, em português) e compartilhando suas ideias sobre política, literatura e outras produções artísticas. Ela interagia diretamente com os leitores e chegou até a dedicar o livro Dádiva do Lobo, de 2012, a “Queridas Pessoas da Página”.

Por toda sua prolífica carreira como escritora – que rendeu 39 livros, dois sendo adaptados para o cinema e outros com direitos vendidos para viraram séries em 2022 – Anne tocou a vida de milhões de leitores, sendo referência nos gêneros de terror e fantasia, mas não somente. Sua prosa poética e reflexiva transcende qualquer convenção dos gêneros, tornando-se verdadeiramente universal. Em especial, sua obra é muito popular entre a comunidade LGBTQIA+, que viu em seus vampiros símbolos da alienação social e isolamento sofridos por seus membros, mas que também encontrou nesses mesmos vampiros a garantia de que o amor é livre para ser dado e compartilhado.

Imagem: Anne Rice

Em seus 80 anos de vida, Anne foi e fez muitas coisas. Foi feliz, sofreu, escreveu, acreditou, questionou. Ela foi e sempre será uma fonte inesgotável de inspiração e acolhimento para seus milhões de fãs. Seu legado permanecerá sempre vivo nas páginas que escreveu e personagens icônicos que criou.

O Garotas Geeks estende seus sentimentos a todos os fãs, amigos e familiares de Anne Rice, em especial a seu filho Christopher.

Abaixo você encontra uma lista completa com todas as obras da autora, em ordem cronológica. Títulos em inglês não foram publicados no Brasil. Todos os outros foram publicados pela editora Rocco.

  1. Entrevista com o vampiro (1976)
  2. The Feast of All Saints (1979)
  3. Chore para o céu (1982)
  4. The Master of Rampling Gate (conto) (1982)
  5. Os desejos da Bela Adormecida (1983) (sob o pseudônimo A. N. Roquelaure)
  6. A punição da Bela (1984) (sob o pseudônimo A. N. Roquelaure)
  7. A libertação da Bela (1985) (sob o pseudônimo A. N. Roquelaure)
  8. Exit to Eden (1985) (sob o pseudônimo Anne Rampling)
  9. O vampiro Lestat (1985)
  10. Belinda (1986) (sob o pseudônimo Anne Rampling)
  11. Rainha dos Condenados (1988)
  12. A Múmia Ou Ramsés, o Maldito (1989)
  13. A hora das bruxas (1990)
  14. A história do ladrão de corpos (1992)
  15. Lasher (1993)
  16. Taltos (1994)
  17. Memnoch, o demônio (1995)
  18. O servo dos ossos (1996)
  19. Violino (1997)
  20. O vampiro Armand (1998)
  21. Pandora (1998)
  22. Vittorio, o vampiro (1999)
  23. Merrick (2000)
  24. Sangue e Ouro (2001)
  25. A fazenda Blackwood (2002)
  26. Cânticos de sangue (2003)
  27. Cristo Senhor: a saída do Egito (2005)
  28. Called Out of Darkness: A Spiritual Confession (2008)
  29. Cristo Senhor: o caminho para Canã (2008)
  30. Tempo dos anjos (2009)
  31. De amor e maldade (2010)
  32. Dádiva do lobo (2012)
  33. Os lobos de invernália (2013)
  34. Príncipe Lestat (2014)
  35. O reino da Bela (2015)
  36. Príncipe Lestat e os reinos de Atlântida (2016)
  37. Ramses the Damned: The Passion of Cleopatra (2017) (em coautoria com Christopher Rice)
  38. Comunhão de sangue (2018)
  39. Ramses the Damned: The Reign of Osiris (2022) (em coautoria com Christopher Rice)

Leia mais sobre Anne Rice no Garotas Geeks.

Compartilhe: