Mauricio de Sousa Produções homenageia primeira mulher negra a estampar uma moeda norte-americana!

A grande poeta e defensora dos direitos civis norte-americana Maya Angelou acaba de ser eternizada com traços da personagem Milena, por meio do projeto Donas da Rua.

Marguerite Annie Johnson, nasceu em St. Louis, Missouri, em 4 de abril de 1928, e adotou o nome Maya Angelou. Ao longo da vida, foi atriz, cantora, bailarina, escritora, cozinheira, jornalista, primeira mulher negra a ser condutora de bondes em São Francisco e a ter um roteiro produzido, em 1972 e foi a primeira diretora negra de cinema. Maya também escreveu sete autobiografias e vários livros infantis.

Maya Angelou torna-se a mais nova Dona da Rua da História
Maya Angelou, nova Dona da Rua da História | Divulgação: Maurício de Sousa Produções

Em 1993, aos 65 anos, Maya Angelou recitou o poema On the Pulse of Morning na cerimônia de posse do presidente norte-americano Bill Clinton. A gravação deste momento lhe rendeu um Grammy.

Em 2011, Barack Obama, o primeiro presidente negro dos EUA, a condecorou com a medalha presidencial da liberdade — a mais alta honraria concedida pelo governo americano a civis. Ela foi indicada uma vez ao prêmio Pulitzer, três vezes para o Grammy e recebeu mais de 50 honrarias, entre condecorações, medalhas e outros títulos.

Maya Angelou
Poeta e defensora dos direitos civis norte-americana Maya Angelou

E agora também é a primeira mulher negra a estampar uma moeda nos Estados Unidos. Neste ano, o quarter, moeda de 25 centavos norte-americanos, recebeu a estampa do seu rosto. Hoje, ao lado de outros grandes nomes, Maya Angelou faz parte do hall das Donas da Rua da História.

Projeto Donas da Rua
O projeto Donas da Rua tem como um de seus objetivos trazer visibilidade às mulheres notáveis para inspirar meninas e mulheres a buscarem seu espaço em áreas como artes, ciências, esportes ou literatura.

Essa proposta demonstra seu compromisso como signatária da ONU Mulheres e Pacto Global. Para conferir a homenagem de Maya e de tantas outras grandes mulheres, basta clicar aqui.

Leia mais sobre HQs no GG.

Compartilhe: