E na dica de mangá desta semana vamos aprender a exorcizar demônios!
Mas esqueça os desenhos esquisitos e as falas em latin, o exorcismo de Chrno Crusade é na base da bala!

Chrono Crusade é um mangá de autoria de Daisuki Moriyama com oito volumes publicados entre 1999 e 2004, e no Brasil pela editora Panini. Possui também uma adaptação em anime produzida pelo estúdio Gonzo com 24 episódios que foram ao ar entre 2003 e 2004 na TV Fuji.

Era uma vez… (música de trailer de filme ao fundo)
Estados Unidos, década de 20. A maldade e a ganância humanas se tornaram tão grandes que abriram caminho para que demônios saíssem das profundezas e se infiltrassem no mundo, causando tragédias e desolações por onde passam. Pessoas desaparecem, famílias são dizimadas, indivíduos assassinados. E no meio desse cenário caótico, o povo americano só pode contar com: Os exorcistas da Ordem de Magdala!
E lá vem nossa protagonista, Rosette Christopher: uma freira atrapalhada, desastrada e (ao contrário do Superman) é penalizada pelos danos causados ao patrimônio público de Nova Iorque sempre que luta contra algum demônio. E ela nunca está sozinha. Lutando junto com a garota vemos Chrno, que seria um garoto normal ~e baixinho~ se não fosse pelo fato de ele ser um demônio. Cuma? Isso mesmo!

Coleção da Keyko de Chrno Crusade
Coleção da Keyko de Chrno Crusade

Explica isso, Keyko!
Quando Rosette era criança, ela vivia em um orfanato junto de seu irmão Joshua. O garoto tinha a incrível habilidade de curar as doenças e ferimentos de todos ao seu redor, menos os seus próprios e ainda por cima sofria de uma enfermidade muito séria. Em um dia de andanças pelas redondezas, ambos encontram o que parece ser uma tumba no meio do mato e dentro dela eles têm o primeiro encontro com Chrno.
Já que fazer amizades com demônios que passaram meio século presos em tumbas é algo perfeitamente normal, Rosette e Joshua se tornam amigos de Chrno e o demônio – super gentil e de boa índole, por sinal – passa a fazer parte dos habitantes do orfanato.

Porém, o pior acontece quando Aion – o vilão pedra no sapato e ex chefe de Chrno quando este ainda perambulava pelo inferno – aparece e sequestra Joshua querendo o poder do garoto para o ajudar em seu plano de destruição megalomaníaco. A partir daí, Rosette faz um pacto com Chrno para que juntos encontrem Joshua. Anos depois, Rosette entra para o convento buscando fazer parte da Ordem de Magdala – que é onde as freiras e padres são treinados para caçar demônios. Talvez assim eles tenham a sorte (ou azar) de encontrar Aion.
É claro que, por ser um demônio também, Chrno sofre com o preconceito dentro do convento e ele só foi aceito por lá devido ao pacto com Rosette, uma vez que não podem ser separados. Ou seja, temos uma freira que luta contra demônios ao mesmo tempo que tem um pacto com um. (QUE DOIDERA, CARA!)

Exemplar do mangá
Exemplar do mangá

A primeira metade da história é hilária.
Rosette é totalmente destrambelhada, tagarela, atira primeiro e pergunta depois, e cabe a Chrno tentar mantê-la na linha, afinal de contas ela se esquece que agora é uma irmã e deve agir como tal. Praticamente nenhuma atitude de Rosette condiz com seu hábito, algo que é lógico já que ela só entrou nessa de ser freira pra tentar encontrar seu irmão. Enquanto Rosette é doida, Chrno é extremamente calmo e sábio, sempre fazendo boas decisões (nem parece um diabinho!). O grupo se completa mais tarde com a entrada de Azmaria, uma garota portuguesa de 12 anos que assim como Joshua, foi escolhida para ter poderes especiaism e Satella Harvenheit, uma jovem alemã caçadora de demônios por recompensa. Assim, eles se juntam para poder combater a maldade de Aion e dos outros demônios que se aliaram a ele.

Na rebelião contra Aion, muitos anos no passado, Chrno acabou tendo seus chifres, ou seja, sua fonte de poder, arrancados pelo vilão e por esse motivo depende do pacto com Rosette pra ter seus poderes de volta. É por isso que normalmente Chrno fica em sua forma de criança, parecendo um garoto de uns 12 anos.
Para voltar à sua forma original, com um corpo de aproximadamente 20 e alguns anos (hot as hell! *O*) e ter seus poderes, Rosette precisa abrir uma espécie de relógio que carrega em seu pescoço. O problema é que cada vez que isso acontece, o tempo total de vida da garota é diminuido. Por esse motivo, Chrno evita ao máximo voltar à sua forma original, já que ele não quer adiantar ainda mais a morte de Rosette.

Ambiguidade: porque certas coisas eles não querem explicar...
Ambiguidade: porque certas coisas eles não querem explicar…

Um demônio e uma freira: uma história de amor melhor do que Crepúsculo!
Tanto no anime como no mangá, não fica muito claro que tipo de relação acontece entre esses dois, mas a pinta de romance é muito óbvia em algumas cenas, principalmente no anime que, ao contrário do mangá, indica que Rosette seria a reencarnação do grande amor de Chrno – e isso explica tudo.
Porém, é normal que os mangás sofram variações de roteiro em suas versões animadas e Chrno Crusade não é exceção, principalmente porque sua adaptação em anime começou a ser produzida com o mangá ainda em andamento e terminou praticamente junto com ele. Além da diferença citada acima, a história toma rumos diferentes mais ou menos a partir do meio da trama. A ordem dos eventos muda e até o grande plano diabólico do mal de Aion tem divergências, mas todas as ações culminam para um mesmo fim, embora o final de verdade seja diferente nas duas versões. No anime é fácil entender o que houve no fim, já no mangá o que realmente acontece fica a cargo da interpretação dos leitores.

Coleção da Keyko de Chrno Crusade: Yoshi approves!
Coleção da Keyko de Chrno Crusade: Yoshi approves!

Chrno Crusade é o tipo de história que provoca reflexões sem querer, já que muitos dos demônios apresentados não são realmente maus; eles fazem parte do ciclo natural, o equilíbrio entre as forças do bem e as do mal, o que indica que toda luz precisa da escuridão e vice versa.
E dessa forma o estereótipo de mal é quebrado, já que Rosette gostou de Chrno desde a primeira vez que o viu e continuou gostando mesmo após ter descoberto que ele era um demônio – ou seja, não importa a natureza e sim o caráter de alguém para determinar se são bons ou maus ou dignos de confiança. A própria personagem Satella teve os pais mortos e uma irmã desaparecida por culpa dos demônios e sente dificuldade em confiar em Chrno no começo, mas logo percebe que a personalidade pacífica dele está acima de sua condição de demônio. A obra consegue abordar temas profundos sem deixar a trama pesada demais, intercalando com a comédia e a pitadinha de romance, com os momentos verdadeiramente tensos.

E aí, Keyko, vale a pena?
Com certeza! Pra quem gosta de histórias com toque espiritualista, teorias de conspiração envolvendo o mitológico cristão, ação com comédia e até torcer por um romance improvável (afinal de contas se trata de uma freira!), Chrno Crusade tem tudo isso misturado em um roteiro excelente e cativante. E pra quem for ler/assistir: se prepare pra ficar com muita raiva do Aion e companhia!
Confiram a abertura do anime logo abaixo e até a próxima! o/

Compartilhe: