Uma história inimaginável de uma mãe na luta pela sobrevivência!

Madaya Mom é o novo quadrinho da Marvel em parceria com o canal de notícias norte-americano ABC News. A HQ retrata a história real de uma mãe e sua família que foram presos dentro da cidade síria de Madaya por mais de um ano, lutando contra a fome, as condições de vida insalubres e ameaças violentas entre facções na guerra civil do país.
A HQ digital foi lançada dia 10 desse mês e está disponível para leitura AQUI. Foi desenhada pelo quadrinista croata Dalibor Talajic (conhecido por trabalhar com personagens da Marvel, como X-Men, Motoqueiro Fantasma e Deadpool) a partir dos relatos de uma moradora de Madaya, cidade próxima a Damasco, onde sua real identidade foi preservada para sua maior segurança. Os relatos de Madaya Mom suprem, de certa forma, a ausência de repórteres na cidade para retratar o drama cotidiano vivido.

madaya
Madaya Mom luta pela sobrevivência, tentando combater a escassez de alimentos, condições insalubres e se esquivando de franco-atiradores. Seus superpoderes são instintos maternais e resistência sobre-humanas.
Como se já não bastasse as dificuldades presenciadas pela destruição da guerra, Madaya Mom ainda tem que lidar com as adversidades do tempo. No congelante inverno, a família disse à ABC News que um galão de combustível custava o equivalente a U$ 8,64 antes do cerco, em julho de 2015. Em janeiro, logo após algumas tempestades de neve, o galão passou a custar US $90. Quando a equipe de reportagem fez o primeiro contato com Madaya Mom, ela e seu marido relataram que acordaram no meio da noite para quebrar um armário para usar como lenha. Eles já haviam usado uma cômoda.

madaya-mom3
Forças do governo sírio e seus aliados têm sitiado Madaya desde julho de 2015 e implementado leis que impedem os moradores de sair da cidade muçulmana sunita. O governo afirma que Madaya é o lar de combatentes que se opõem ao governo do presidente sírio, Bashar al-Assad.
Madaya esteve inacessível por longos meses. A imprensa não chega no local e mês passado foi enviado um comboio de alimentos pela primeira vez desde abril.
Desde que Bashar al-Assad passou a controlar Madaya com o exército, mais de 60 pessoas morreram de fome e desnutrição.

madaya-mom2
Em entrevista ao The National, Talajic – que vivenciou o desmembramento da Jugoslávia de em 1991 – relata:

Eu não queria fazer uma história em quadrinhos de guerra, eu queria fazer uma história em quadrinhos com um ponto de vista civil, onde você está realmente impotente
Você não pode fazer nada. Você está apenas esperando a guerra acabar ou que sua vida acabe.
[Ela] É uma mãe, mas é todas as mães. É uma família, mas são todas as famílias.

A ABC News conseguiu entregar algumas das imagens de Talajic para a mãe síria.
Esta não é a primeira vez que a Marvel escreve sobre heróis da vida real: a empresa de quadrinhos também descreveu as histórias de Papa João Paulo II, São Francisco de Assis e Madre Teresa.

Compartilhe: