Love Quinn, de You, da Netflix, chamou muito a atenção por performar alguns papéis.

Pode-se concordar que a série original da Netflix, You, despertou o interesse dos espectadores em todo o mundo. A narração calculista, com uma voz doce, e ao mesmo tempo francamente aterrorizante de Joe Goldberg é uma marca que ficou em todos nós, já que foi o que nos manteve intrigados e curiosos sobre o personagem principal, que acaba sendo o vilão de sua própria narrativa.

Atenção: o post contém spoilers da última temporada de You!

Nesta última temporada, vimos mais de perto a relação de Joe com Love Quinn, que desempenhou um papel mais constante na vida dele.  Love ofusca e desafia Joe de maneiras que ninguém poderia imaginar.

O que acontece em Madre Linda fica em Madre Linda. Mas no que exatamente os residentes desta pequena mas poderosa cidade californiana estão focados? Fofoca, comida sem glúten e drama estão entre os tópicos mais discutidos. É aí que os recém-casados ​​Joe e Love, junto com seu filho Henry, decidem se estabelecer.

Assim que o novo capítulo para o casal e seu recém-nascido começa, percebemos rapidamente que a “fome” de Joe não foi domada. Aliás, pelo contrário: ele faz de Marielle, a gerente da encantadora livraria que se tornou seu novo emprego, sua nova vítima.

Joe persegue Marielle apesar de ter uma esposa linda, talentosa e matadora – nos sentidos figurado e literal – e um filho adorável, provando que é difícil acabar com os velhos hábitos. Este velho ditado se aplica à Love de algumas maneiras também, já que a personagem também não consegue controlar seus instintos assassinos.

A terceira temporada de You é notável não apenas por apresentar um Joe Goldberg mais “domesticado”, mas porque os criadores do programa, Greg Berlanti e Sera Gamble, trabalharam incansavelmente para fazer criar um início e um fim de Love Quinn Joe que, de certa forma, coincidem.

Love é mais do que apenas uma mulher astuta, uma assassina experiente e uma mãe. Com o início da nova temporada, ela deseja retornar à arte da panificação, e então abre sua própria padaria.  Embora inicialmente pareça que a padaria não será popular entre os residentes de Madre Linda, incluindo Sherry e Cary, os famosos contadores de calorias, ela rapidamente se torna um ótimo ponto de encontro para todos os que procuram fofoca.

Leia também: Por que amamos psicopatas apaixonados como Joe Goldberg?

O desenvolvimento de Love não para por aí. Por mais inacreditável que possa parecer, ela é responsável por mais cadáveres na terceira temporada do que Joe, que está mais focado em perseguir do que matar. Há momentos em que acreditamos que os instintos assassinos assumiram inteiramente o controle sobre a personagem.

Love, porém, consegue nos surpreender e continua a brincar de casinha e a ser esposa, mãe e dona de um pequeno negócio. Com muitas cenas de assassinato elaboradas, Love concilia seu negócio com tentativas de reacender a paixão entre ela e Joe, reservando um tempinho para flertar com Theo, filho de seu vizinho.

"you"

As cenas em que a personagem assume a narração evidenciam que Love é parte integrante da história e um personagem multidimensional tanto quanto Joe.  Como eles levam uma vida verdadeiramente de Sr. e Sra. Smith, ela certamente é uma nova vilã favorita do público.

Com a presença contínua de Love, agindo como nova adversária e rival de Joe, os criadores da série demonstram perfeitamente a hipocrisia, o engano e a escuridão de Joe. Inclusive, há uma cena na terceira temporada em que Joe conta como está entediado com sua vida suburbana, contaminado por sua antipatia e, de certa forma, por raiva de sua esposa, que se tornam mais evidentes à medida que avançamos os episódios, chegando ao ponto de vê-lo chamar Love de “monstro” e temer pela segurança de Henry. É até chocante ver a transformação.

"you"

O assunto dos padrões duplos parece ser um tema principal da terceira temporada e é brilhantemente executado. Love não se torna uma exceção à regra; ela possui tantas habilidades assassinas quanto Joe e, ainda assim, ele trata suas ações como muito piores e moralmente erradas do que as por ele praticadas. Podemos até arriscar e dizer que ele realmente acredita nisso.

Sabemos que é muito difícil que um novato consiga enganar um mestre, e isso fica claro no final da temporada de You. Love perde a batalha para o marido, cuja obsessão por Marielle supera o amor pela esposa e pelo filho. Na realidade, o final é bastante sombrio e repetitivo. Sem Love, a série perde um personagem ilustre que tinha o potencial de cumprir o outro lado positivo de Joe e se tornar seu oponente digno e um parceiro perfeito no crime.

Olhando por outro lado, talvez o objetivo do final fosse destacar a triste realidade de que homens como Joe raramente perdem porque a vida não é gentil com as mulheres. Uma coisa é certa: a personagem Love Quinn demonstra que as mulheres gostam de ver outras mulheres sendo más em séries e filmes. Por muitos anos, vimos homens em uma variedade de funções: banqueiro, pai de família, vilão, ladrão ou super-herói. Personagens masculinos estão sempre presentes em nossas vidas e são sempre multifacetados e complexos.

Finalmente chegamos a um ponto em que estamos vendo mais personagens femininas multidimensionais. Elas não aparecem apenas como donas de casa ou “chefes”, mas como pessoas completas e imperfeitas. A personagem Love Quinn, habilmente trabalhado por Victoria Pedretti, é apenas o começo. Esperamos ver ainda mais personagens femininas em muitos papéis diferentes.


Texto traduzido do The Mary Sue.

Leia mais sobre séries aqui no site!

Compartilhe: